
A governadora Roseana Sarney comemora hoje 60 anos de idade. Nesses exatos 21.900 dias de existência, a primogênita do casal José e Marly Sarney estudou Ciências Sociais e dedicou a maior parte desse período à atividade política. É hoje a mulher com o currículo político mais amplo e rico do país: deputada federal, senadora e governadora por quatro mandatos.
Roseana Sarney entrou para a história como a primeira mulher a se tornar chefe de Estado no Brasil. Senadora, foi a primeira mulher a liderar a bancada do Governo no Congresso Nacional, na segunda metade do governo do presidente Lula. Foi também alvo da banda suja da política, quando foi envolvida numa trama que a tirou da disputa para a Presidência da República, mas o tempo e a Justiça mostraram sua inocência.
Lutadora na política, Roseana Sarney é reconhecida como guerreira, pois venceu problemas de saúde que lhe impuseram 21 cirurgias. No plano familiar, divide hoje seu tempo entre o trabalho, o marido Jorge Murad, a filha Rafaela e os netos Fernanda e Rafael, hoje adolescentes. E curte a condição de “xodó” dos pais José e Marly e dos irmãos Fernando e Sarney Filho.
No momento, Roseana acelera as ações na última etapa do que ela própria definiu como “último e melhor governo” de sua vida. Ela construiu um patrimônio político invejável e muitos apostam que o futuro político imediato do Maranhão está nas suas mãos. Tem, portanto, todo o direito de comemorar uma vida de muitas lutas.
Roseana resistiu à tentação de comemorar os seus 60 anos com uma grande festa. Mas preferiu virar essa página com a família e uns poucos amigos em Curupu, para onde seguiu ontem. Estará de volta a São Luís no domingo para retomar ao batente na segunda-feira.
FONTE: Blog do Zeca Soares