IFMA – Pedido de isenção de taxa no Seletivo 2016 termina nesta sexta

Encerra-se nesta sexta-feira (28) o prazo para os interessados em participar do Processo Seletivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) solicitarem a isenção da taxa de inscrição. Trata-se da seleção para ingresso nos cursos da educação profissional técnica de nível médio, em 2016.

Segundo o edital publicado em 10 de agosto, para ter direito à gratuidade, o interessado precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – Bolsa Família, PETI, entre outros – com perfil de renda de até meio salário mínimo per capita (por pessoa). O número de vagas à isenção de taxa no processo seletivo 2016 corresponde a quatro vezes (400%) o total de vagas abertas em cada campus do IFMA, por forma de curso técnico de nível médio.

O resultado do pedido de isenção será divulgado dia 9 de setembro. Quem tiver a solicitação indeferida, fará a inscrição com os demais candidatos, no prazo de 10 a 30 de setembro. O valor é de R$ 20,00. A prova será realizada no dia 29 de novembro.

Para concorrer às vagas de isenção, os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico de Solicitação de Isenção, disponível no site do IFMA (www.ifma.edu.br). Mas as inscrições também poderão ser feitas presencialmente nos próprios campi, das 9h às 18h, nos dias úteis, através do Formulário de Solicitação de Isenção (anexado ao Edital). Não será aceita solicitação por meio dos Correios, fax ou e-mail.

O IFMA encaminhará os pedidos de isenção ao órgão gestor do CadÚnico, o qual decidirá sobre a concessão, após conferir as informações cadastradas. Qualquer divergência entre as informações fornecidas pelo candidato e os registros do Cadastro acarretará na negação do pedido de isenção, com possibilidade de eliminação do processo seletivo.

Neste processo seletivo, o IFMA oferece 4.320 vagas em 31 cursos, distribuídos em 16 cidades – Alcântara, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Buriticupu, Barreirinhas, Codó, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São Luís, São João dos Patos, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Em São Luís, há vagas em três unidades – Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo.

São oferecidas três formas de cursos técnicos, nos 18 campi. Na forma Integrada, o aluno cursa o Ensino Médio junto com a habilitação técnica no IFMA. Na Concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma Subsequente é destinada às pessoas que já concluíram ou estejam concluindo o ensino médio e pretendem obter uma formação profissional.

Para solicitar a isenção, acesse a Página do Seletivo.

2 comentários sobre “IFMA – Pedido de isenção de taxa no Seletivo 2016 termina nesta sexta”

  1. desde o dia que abriu esse edital ai de isenção de taxa, nunca deu certo, primeiro nos colocamos quando chega la não tem curso para codo// só tem a opção pra fazer a prova aqui, e hoje lá não abre nada e não mostra nada para solicitarmos e isenção de pagamento

  2. Bom dia, Janiel!
    Conforme rege o edital n° 30/2016 de 10/08/2015, o IFMA Câmpus Codó estar disponibilizando 160 vagas distribuídas em 04 cursos: Informática, Agropecuária, Meio ambiente e Agroindústria ambos na forma integrada, ou seja, o aluno que optar por esta forma de ensino, fará o ensino técnico integrado ao ensino médio pelo período de 03 três anos, para tanto, no ato da inscrição o candidato deverá preencher/selecionar no campo “ESCOLARIDADE” uma das seguintes informações: “Ensino Fundamental Completo” ou “Ensino Fundamental Incompleto”. Para maiores informações e/ou esclarecimentos, você pode consultar o Edital ou nos consultar por meio de nosso canal específico de comunicação: seletivo.codo@ifma.edu.br.
    Att, Manoel da Costa Alves-Membro da Comissão do Seletivo do IFMA

Deixe uma resposta