Ontem (14) pela manhã, a delegada-geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Menezes, esteve no auditório Nagib Buzar, da Associação Comercial, apresentando o SIGO – Sistema Integrado de Gestão Operacional.
“Todo o trabalho poderá ser feito através do S.I.G.O, investigações complexas podem ser realizadas, todas as informações de todos os órgãos da Secretaria de Segurança estarão incluídos no S.I.G.O”, disse
O Sistema permitirá que todos os delegados, escrivães e investigadores saibam, on line, tudo que qualquer deles acabou de fazer, oficialmente, em qualquer parte do Maranhão já interligada.
“Seus objetivos operacionais são: os procedimentos oficiais integrados, formação única que vai impedir que cada regional, que cada delegacia esteja alheia ao que ocorre em todas as demais. Essa informação única trará o que é sonho de todos nós que é a unidade da Polícia Civil (…) porque teremos conhecimento único, informação única em todos os setores onde pudermos trabalhar”, explicou Dra. Cristina
CONVÊNIOS
Para o banco de dados também serão levadas informações que dispões órgãos como o Instituto de Identificação, o DETRAN-MA, a Câmara de Dirigentes Lojistas, o Tribunal de Justiça e Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária e até do Tribunal Regional Eleitoral.
“Os dados existentes nesses órgãos serão interligados ao S.I.G.O (…) não haverá mais necessidade de qualquer consulta externa a respeito de todos os presos, de todos aqueles que têm identificação civil (…) e nós faremos também convênios com a Junta Comercial do Estado do Maranhão e o Tribunal Regional Eleitoral, será o banco de dados mais atualizado do Brasil em breve”, afirmou a delegada-geral
ONDE JÁ EXISTE
Há cinco anos o SIGO existe em São Luís (embora servindo apenas para registro de ocorrência) , mas também já funciona em Balsas, Imperatriz e em Açailândia. Nesta fase, está sendo implantado nas regionais de Codó, Caxias e Timon.
A próximas serão as delegacias centrais de Pinheiro, Santa Inês e Bacabal. O trabalho segue até que todo o Estado esteja coberto pela Sistema integrado de Gestão Operacional.
TREINAMENTO
Durante uma semana, sob o comanda de delegada Edilúcia e dos investigadores Paulo, Jéferson e Nilton as equipes das delegacias de Codó (Rômulo Vasconcelos, Zilmar Santana e Maria Tecla) , Timbiras, Peritoró (delegado Batista Matos) e Coroatá (delegado Reno Cavalcante) estarão em treinamento para aprenderem a trabalhar com o novo sistema.