Jornalismo eficaz – Vídeo do Icocais resulta em reforma completa do Matadouro de Codó

visita antes da reinauguração

O prefeito Zito Rolim participou ontem, 12, no início da noite, da primeira matança de bovinos do Matadouro Público Municipal pós-reforma. Foi um ato simbólico para mostrar às autoridades presentes que a coisa mudou, e diante do que tínhamos, realmente, mudou.

Os animais são içados (suspensos), nada acontece no piso como mostrava o vídeo postado no icocais, que agora é cerâmica pura, inclusive nas paredes. O curral passou por mudanças e uma das principais medidas tomadas foi a criação de um tanque de decantação.

Com ele o sangue e demais dejetos da matança, que iam direto para o rio Itapecuru, agora vão para a lagoa de tratamento do Saae, depois para as águas caudalosas do maior do Maranhão.

“Vamos entregar uma obra de qualidade, uma obra que vai beneficiar muito a questão de saúde pública, a vigilância sanitária e a população codoense que usufrui da carne”, disse Esmero

O governo promete angariar recursos para a construção de um novo matadouro, nas proximidades do açude Binezão, bairro São Francisco. Porém o apressados podem se preparar para relaxar um pouco, não será tão fácil e rápido assim e com a reforma do velho, então, os esforços correrão na velocidade de uma tartaruga. Não nos enganemos.

PARABÉNS ICOCAIS

O blogdoacelio parabeniza o portal de notícias icocais.com.br. Foi dele que veio o vídeo mostrando a situação horrível em que os bovinos que, nós comemos, eram abatidos. As cenas chocaram o promotor de Justiça, Gilberto Câmara, que agiu com rigor chamando o governo para suas responsabilidades e estabelecendo prazos.

Parabéns à Gilberto Câmara que soube fazer valer sua missão enquanto membro do Ministério Público Estadual e, claro, ao prefeito Zito Rolim por ter, administrativamente, acatado as recomendações do ministério.

Já é possível comer carne bovina em Codó sem lembrar do vídeo na internet.

5 comentários sobre “Jornalismo eficaz – Vídeo do Icocais resulta em reforma completa do Matadouro de Codó”

  1. Primeiramente quero agradecer ao Repórter Acélio Trindade pelo reconhecimento do nosso trabalho, e dizer que é essa nossa função, informar, queremos agradecer também a todas as autoridades que se atentaram ao fato e fez com que se cumprisse a lei de forma correta, agradecer também a quem obedeceu à mesma, mas que de qualquer forma está buscando solucionar os problemas citados em nossa reportagem, deixo aqui um obrigado a todos que leram e assistiram nossa matéria, o iCocais é do povo. Iremos sempre buscar e informar o que de fato precisa e deve ser reportado a toda população.
    E que assim como publicamos o descaso do matadouro iremos sim publicar o resultado final dessa obra, resultado que até já está postado aqui no blogdoacelio.com.br. Obrigado Codó.

    Rômulo Quintanilha – Diretor Geral

  2. è isso ai, tem q fica de olho e mostrar pra sociedade, acho q todos o meios de comunicação nau tem que ter medo de mostrar as coisas pra nos nau,agent codoense e brasileiros agradecem vcs. Acelio cara parabéns ai pelo teu blog, e ao icocais, pow valeu mesmo viu!
    espero que nossa codó fique melhor pra eu voltar pra minha terrinha.
    Abraços a todos

  3. A reforma do matadouro é um exemplo de que a atual administração age a reboque das denúncias.Não se tem um planejamento estratégico para superar parte dos problemas que afligem o município.Quando não é a imprensa que denuncia é a promotoria quem provoca o prefeito,a exemplo disso foi a audiência pública sobre a educação, realizada pela promotoria.Isso era motivo para o prefeito afastar toda a cúpula da Secretaria Municipal de Educação aproveitando o momento para realizar mudanças.
    Veja,audiência pública era para ser política de governo e não de promo-
    toria.A Secretaria de Educação deveria ter como prática as reuniões com
    os professores,diretores,pais de alunos,vigias,zeladores e supervisores.
    Mas,o que existe é um secretário arrogante de visão curta e pouca leitu-
    ra do que seja gestão educacional.
    Na saúde pipoca denúncias onde mais uma vez quem ficou com a bandeira
    da luta por reforma foi a promotoria.O governo desesperado nomeou um
    benezista para diretor do HGM,o Lisboa.
    Na TV Codó,de propriedade do prefeito,os seua aliados se esculhambam.Que
    TV é essa que bate no próprio governo?O Alberto Barros desesperado passou
    a mentir,superfaturar as ações do governo.As peças publicitária são feias,
    mostra um Zito barbudo e cansado.
    A ´notícia é que a filha do prefeito é mil vezes pior que a Eliane Figueiredo.
    Esse é o governo Zito que vai para a reeleição.

  4. Parabéns ao Icocais pela bravura e comprometimento com o povo de Codó.
    Informação sem lado político. Isso sim, é imprensa de verdade!

    parabéns mais uma vez!

  5. Quero parabenizar todos que fizeram parte de mais uma conquista, porém, agora que foi dado o primeiro passo de fundamental importância para melhoria da qualidade de vida dos codoenses.

    Ainda nos resta olhar para os frigoríficos, principalmente de bairros e também o mercando central, pois de nada adianta ter um matadouro com total higiene com os frigoríficos que temos em Codó, o que vemos hoje é a carne sendo vendida em locais cheios de moscas e com cachorros cheios de feridas, outro detalhe importantíssimo é a conservação da carne, pois a mesma deveria ser conservada de forma refrigerada, tudo isso faz com que a carne seja imprópria para o consumo.

    Vamos em frente!

Deixe um comentário