CODÓ – O Pré-candidato a Deputado Estadual, Júnior Codó visitou na semana passada amigos e moradores do povoado quilombola de Santo Antônio dos Pretos, no município de Codó, local onde nasceu e morou por muitos anos.
Na oportunidade Júnior Codó conversou com amigos e relembrou histórias e momentos de superação em sua vida, em especial a infância sofrida marcada por muito trabalho. Na infância, Júnior Codó trabalhava dia e noite para ajudar nas despesas de casa e também para o seu próprio sustento.
No decorrer do dia, Júnior Codó realizou e participou de atividades sociais e reservou um tempo para visitar a residência da senhora Concita (foto), a moradora mais antiga do povoado, momento em que conversaram sobre o passado e principalmente sobre o presente. Júnior Codó falou de seus projetos para 2014 e da chance real de pleitear uma vaga no legislativo estadual e assim lutar por melhorias na condição de vida das pessoas que moram no povoado.
O povoado de Santo Antônio dos Pretos, foi fundado no século XVIII, e ficou conhecido por se tornar o refúgio de escravos que fugiam de seus senhores, de lá pra cá, pouca coisa mudou. Os quilombolas da comunidade mais tradicional de Codó ainda enfrentam inúmeros problemas, na área da educação, falta escola e na saúde, falta um Pronto Socorro.
Para ter acesso a saúde, os moradores do povoado precisam ter coragem, força e disposição para percorrer 50 km até um posto de saúde mais próximo, que fica localizado na cidade de Codó. Apesar das dificuldades, os moradores são bastante receptivos e acolhedores.
FONTE: Diário Maranhense