
Em um discurso franco, direto e livre de qualquer hipocrisia retórica, o Vereador Leonel Filho, líder do governo na Câmara, pediu apoio e ajuda da população para acabar com a violência no transito de Codó.
Um dos últimos a falar na audiência pública realizada na Casa Legislativa na noite da última segunda-feira, o parlamentar do PTN lembrou que a população tinha sua parcela de culpa.
Sem medo de tocar no famoso “Assunto Espanta Voto”, como é conhecida popularmente a polêmica do trânsito, Leonel Filho lembrou acidentes envolvendo menores de idade e o desrespeito de condutores e transeuntes ao código nacional de trânsito.
“Temos, de uma vez por todas, que cumprir as leis de trânsito, educar a população a cumprir as leis. Hoje as pessoas param o carro onde querem e não temem a vida ao conduzir seus veículos”, alertou o edil.
Seguido depois por outros vereadores de situação e oposição, Leonel foi o primeiro a se posicionar contra a política do “Eu vou falar com o César”, que faz alusão as pessoas que eram autuadas e recorriam ao coleguismo para livrarem-se da multa. “Temos que dizer sem medo que existe política no transito sim!”, bradou. O edil explicou que seria necessário acabar com a prática do político que tem medo de perder voto por tocar no assunto do trânsito ou encará-lo de frente. “A Lei Seca é Clara em todo o país! Temos que parar de culpar o policial ou o agente de trânsito. O povo reclama do transito, mas na hora que tem que cumprir a lei reclama com o vereador ou reclama com o César” (Chefe do Ceretran de Codó).
Tirem as crianças da moto e coloquem os capacetes!
O legislador preconizou que, para começar uma mudança consistente no trânsito de Codó e acabar com os absurdos cometidos e acidentes, eram necessárias duas medidas simples a priori: tirar crianças de cima das motocicletas e incentivar maciçamente o uso do capacete.
“Temos que tirar menino de cima das motos e ter o uso compulsório do capacete, no primeiro momento. Capacete é pra salvar vidas gente! Depois temos que partir para uma política educacional sem radicalismo, oferecendo um prazo para que o trabalhador possa regularizar seu veículo e sua condição de condutor habilitado, sobretudo os de poucos recursos financeiros”, finalizou.
Ascom/ Vereador Leonel Filho
18 Respostas
Concordo. Há alguns anos atrás alguns pais presenteavam seus filhos com bicicletas, hoje alguns que podem e até mesmo que não podem, mas se sacrificam presenteiam seus filhos com motos. Alguém poderá me questionar alegando que os tempos são outros, porém é bom que se destaque que moto é bem dciferente haja visto que os riscos são bem maiores e a legislação não permite a condução de motos por menores. È bom que se fale também sobre os carros que circulam na cidade e seus condutores. Gostaria também que a fala dos vereadores se transformassem em práticas e não ficassem só nos discursos!!!
AGORA COM ESSA FALA VAMOS PENSAR UM POUCO,SERA QUE É POR ISSO QUE O ATUAL PREFEITO DE CODO NÃO QUER FISCALIZAR O TRANSITO?,MESMO QUE VIDAS ESTEJAM SENDO SEIFADAS QUASE TODOS OS MESES?,PREFEITO ESPERO QUE NÃO,POIS VIDA É O BEM MAIS PRECIOSO,SE PERDELA JA ERA,NÃO VOLTA MAIS,ISSO SIM É UM CAOS SOCIAL,A MORTE DE CIDADÕES CODOENSES,PENSE NISSO.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
Parabéns vereador, muito bom e sensato suas palavras, gostei bastante, lhe admiro muito.
Leonel é um vereador que tem amadurecido como político tem firmeza, vai direto ao ponto não tem blá. blá, blá por isso tem ganhado espaço e mostra ter futuro sem precisar especulação e tá muito certo nessa questão do trânsito o povo pede por fiscalização pela dimunuição de acidentes mais não anda direito, da moto para crianças, andam sem capacete e depois vão chorar e reclamar.
ATÉ PARECE VEREADOR QUE O NOBRE EDIS NÃO FAZ PARTE DE UM SISTEMA ONDE A POLITICAGEM IMPERA. UM AGENTE DE TRANSITO FOI DESACATADO POR VOCÊ! E LEMBRAS QUAL FOI SUA ATITUDE? – VC PEDIU AO PREFEITO QUA O AFASTASSE DAS ATIVIDADES E AINDA VC TEVE A CARA DE PAU DE SE PRONUNCIAR NA CAMARA A FAVOR DE UMA LEI QUE DEMITISSE QUALQUER SERVIDOR MUNICIPAL DESACATASSE UM VEREADOR. VEREADOR ME COMPRE UM BODE!
O problema de dar poder aos agentes de transito é justamente este, pois tem alguns, uma pequena minoria que quer humilhar, agredir as pessoas e maltrata-las, e esses agentes de trãnsito não passam sim, de funcionários pagos pelo povo.
A arrogância, a mal formação e a mal educação de uma pequena minoria desses agentes de transito é o que a população condena também, nas ações de transito, e ao meu ver quem foi desacatado foi o vereador, esse sim é uma autoridade constituída pelo povo, esse guarda tinha é que respeitar, se fosse outro, um Juiz, um Promotor ele ia ver o resultado.
Agora eu acho que atualmente os guardas municipais, em especial estes novos estão mais bem treinados e qualificados, diferente de tempos atrás.
SÉRIO VEREADOR ???
Esta certp Leonel em defender os humildes.
Tem fundamento, é com discurções e ações como estas iremos melhorar o transito de nossa cidade, gostei Vereador.
Está certo, a politica de transito tem realmente que avançar, o caso é serio, muitos acidentes e até obtos, terrivel, e toda contribuição é valida, parabéns a todos as autoridades que participaram nesta ultima sessão da Câmara.
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO DEVRIA FICAR DO JEITO QUE ESTÁ. VEREADOR VAI TRABALHAR. É POLITICA SE FISCALIZAR PERDE VOTO.
É isso que está faltando, atitudes assim. Essa é a melhor forma de mudar o trânsito em Codó . Espero que isso seja colocado em prática o mais rápido possível.
FALAR É FÁCIL MAIS NINGUÉM TEM CORAGEM DE FAZER ALGUMA COISA PARA Q ISSO MUDE TEM VEREADOR AI QUERENDO PEGAR CARONA NA SITUAÇÃO DO TRÃNSITO CM BELOS DISCURSOS MAIS NAUM FAZEM NADA NAUM TEM CORAGEM DE FALAR CM O ZITO E FICAM SEM SABER OQ FAZER ELES TEM Q ENTENDER QUE O PREFEITO NAUM QUER MEXER CM ISSO AGORA,QUEREM MOSTRAR SERVIÇO MAIS NAUM TEM PODER P DESCIDIR NADA,E A PREFEITURA INVENTA NEGOCIO DE CONVENIO VENCIDO DESDE MAIO DE 2011 ISSO ATE QUANDO? EH CONVENIO QUE TEM DADO HISTORIAS VIU ME POUPEM DESSA HISTORIA DE CONVENIO VAMOS INVENTAR OUTRA KKKKK
O líder do governo em todo esse tempo(2009 a 2012) nunca tinha se pronunciado sobre o assunto trânsito. E agora vem com essa conversa fiada. Na verdade o que precisamos em Codó-MA é de ação e não de muito blá, blá, blá.
Desse jeito é muito fácil. Defende-se o governo(ou desgoverno) quando é conveniente e, ao mesmo tempo se faz um discuso pró-sociedade quando é necessário.
Realmente Codó é uma terra de muro baixo….
Para os que não sabem ,todos esses anos o Vereador Leonel Filho vem avisando e pedindo para que se cumpra as Leis de trânsito mas sem deixar de olhar pelo lado social, pela nossa realidade, valeu Leonel você é um boa pessoa.
Gostei Vereador, temos que nos preocupar principalmente é em salvar vidas, mas sem sacrificar a comunidade, cumprido a Lei mas olhando pela nossa sociedade.