Fale com Acélio

Já está bem avançada a conversa da Justiça Eleitoral com os partidos políticos de Codó no sentido de tornar a campanha 2012 mais limpa e menos poluída sonora e visualmente.

O martelo ainda não foi batido, nem a ponta do prego entortada porque todos terão que concordar com cada item e assinar o documento geral dos acertos, mas ontem, 3, no prédio do Fórum Etelvina Ribeiro Gonçalves, na Av. João Ribeiro, muitos assuntos importantes foram debatidos e muita coisa avançou numa reunião presidida pela juíza Eleitoral, Stela Pereira Muniz, que cuidará da propaganda eleitoral este ano, além da 69ª zona eleitoral (interior).

CARRO DE SOM

Sobre carro de som, muita coisa surgiu. Ficou certo que os adesivos em carros de propaganda não poderão ultrapassar o tamanho de 4 metros quadrados, estabelecido em lei, e o dono terá que optar onde colocá-los – se só nas duas laterais ou apenas no capô e na traseira, nunca em todo o veículo.

Os partidos entraram em acordo sobre a utilização de minitrios apenas no local das palestras. Eles não poderão circular na cidade e, mesmo no local, só deverão ser ligados quando os candidatos forem usar da palavra, por sugestão da juíza.

Araújo Neto, do PPS, presente à reunião, foi contra a decisão e fez seus argumentos pugnando pela liberação de, ao menos, dois minitrios por coligação majoritária. Quando o blogdoacelio retirou-se da reunião, às 20h15min, o tema minitrio ainda estava em aberto.

HORÁRIO DOS CARROS

A juíza sugeriu e os partidos concordaram que em vez da zuada ir até às 22h, como permite a legislação, que a propaganda em carro volante fosse encerrada às 18h, para que as pessoas tivessem mais descanso no repouso do lar.

Também entre meio dia e duas da tarde, o silêncio de carros de som de passeio, reboques e bicicletas de propagada seria total. Sugestão acatada por todos.

NÚMERO

Os partidos sugeriram a diminuição do número de carros de som por coligação. A proposta é que sejam apenas 13, como em 2008.

CARREATAS LIMITADAS

Por sugestão do PSB, por meio de seu representante Jandir, foi levantada a possibilidade de limitar o número das problemáticas carreatas, aquelas com gente correndo risco de morte em caminhões abertos, distribuição de cachaça, atropelamentos.

Com o apoio de Douglas Almeida, do PDT, e dos demais, acertou-se que cada coligação terá direito a fazer 3 grandes carreatas, sem poder acumular, ou seja, terão que ser realizadas uma em julho, outra em agosto e outra no final da campanha em setembro, quem não realizar perde o direito de fazer duas num único mês, por exemplo, ou as três.

Os partidos também se comprometeram a nunca realizar as carreatas no mesmo dia, de forma que elas possam se cruzar nas ruas. O objetivo disso é evitar os confrontos, que, no pleito, passado, resultaram até em bala na av. Augusto Teixeira.

MUROS SEM PINTURA

Visualmente poderemos ter uma cidade mais limpa este ano. Por sugestão de Pedro Belo, seguido por quase todos os demais representantes de partido, não se pintará muro este ano e a coligação ficará responsável por orientar e até por pedir para retirar as pinturas feitas por particulares, aqueles apaixonados que batem no peito e dizem – o muro é meu e eu boto o nome de quem eu quiser.

Somente Eliel Lima, representante do PMDB, foi contra esta proposta, alegando que a legislação permite a pintura de muros e que esta seria uma forma de propaganda importante para candidatos de primeira viagem, principalmente.

Ficou acertado que, até que se chegue à um denominador comum sobre se pinta ou não os muros, ninguém começará a estragá-los com propaganda eleitoral.

PARABÉNS

Todas são medidas de altíssima relevância para a sociedade, acredito, por isso a Justiça Eleitoral, na pessoa da juíza Stela Pereira Muniz, e os representantes de partidos devem ser parabenizados pela atitude de sentar e conversar, buscar o pleito mais limpo, com menos ruído nas ruas. Aguardamos o fechamento o acordo em prol, realmente, do povo.

Afinal, convenhamos, quem é mesmo que gosta de carro de som na porta de casa tocando aqueles músicas nada criativas o dia todo ou vota em alguém porque o número dele ta no muro mais próximo?

Sem contar o fato de que só mesmo os mais imbecis escolhem candidatos a partir do número de participantes de uma carreata.

Repito, atitude louvável.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

Regional

Marque Consulta

FC MOTOS

Web Fibra (99) 98426-2519

FARMÁCIA do Trabalhador

ALFA

OPTICA AGAPE

Dr. João Henrique

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

NATAL PREMIADO

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO Noroeste

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias