MA lidera ranking de concentração de empresas com alto crescimento

O Maranhão lidera a lista de estados onde as empresas apresentam as maiores proporções de empresas de alto crescimento, segundo dados do estudo Estatística de Empreendedorismo 2012 divulgados nessa sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi publicada pelo jornal “O Estado do Maranhão” neste sábado (13).

De acordo o instituto, a concentração de empresas de alto crescimento é maior nas regiões Norte e Nordeste. Os estados com as maiores proporções de empresas de alto crescimento são Maranhão (13,4%), Roraima (12,5%) e Ceará (12,4%), enquanto a menor proporção está em Minas Gerais, com 9,3%.

Do total de empresas da região, 11,4% são de alto crescimento, responsáveis por 21,7% do pessoal ocupado.

Segundo o estudo, empresa de alto crescimento é aquela que tem, a partir de dez pessoas assalariadas e apresenta crescimento de pelo menos 20% no quadro de pessoal por um período de três anos.

O instituto analisou dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre) e pesquisas estruturais do IBGE nas áreas de indústria, comércio, serviços e construção. Do total, 11,7% das empresas de alto crescimento são do setor da construção civil e, 8,3%, do setor de serviços.

G1 MA

Deixe uma resposta