
A placa diz que o posto de saúde do Alegre entrou em reforma em junho do ano passado, com orçamento de mais de R$ 76 mil. A obra está concluída, mas o local continua fechado e o atendimento ocorrendo de forma improvisada noutro prédio do povoado, que fica à 44kms da sede do município de Codó, às margens da BR-316 rumo à Caxias.
Mas o improviso para o funcionamento nem de longe é o motivo de maior reclamação entre as mais de 100 famílias que dependem do posto da comunidade Alegre, além dos cidadãos que vem de outras localidades vizinhas.
O maior problema é a falta de médico que se arrasta desde 1º de julho quando a profissional designada para prestar atendimento na região entrou de férias.
Ouvimos dona Cândida Maria de Moura Conceição que nos mostrou a filha que precisou de cuidados médicos por três dias de forte febre.
“três dias de febre, febre e febre alta. Fui procurar não tinha médico não”, reclamou
FÉRIAS SEM SUBSTITUIÇÃO
As férias terminaram no fim de julho, mas a médica, que vem de Caxias, não retornou ainda porque entrou com uma licença pós-cirurgia. A reclamação dos moradores da região não é contra a profissional que os atende, inclusive sob elogios, é contra a Secretaria de Saúde, comandada por Cláudio Paz, que até hoje não colocou outra pessoa no lugar.
“As vezes aqui a gente tem estado doente, doente e não tem ninguém, não tem médico não tem nada aí…COMO É QUE RESOLVE? A gente fica assim mesmo não resolve nada que não pode”, revelou com pesar a lavradora Teresinha Bastos Moura
A lavradora Maria Oneide Viera da Silva, completou “a médica ela entrou de férias, mas é mesmo que não ter médico, tem médico aí, mas é mesmo que não ter médico, a gente precisa de um médico”
SÓ UM TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Só uma técnica de enfermagem tem ficado no posto ultimamente porque até o enfermeiro entrou de férias agora em agosto e os cidadãos seguem reclamando.Dona Cândia pediu que a secretaria mandasse outro médico até que a de lá volte.
“Botar outro médico, no lugar das férias dela ter outro pra substituir o lugar por causa das doenças que não esperam a hora, né, ninguém vai dizer. Ah! só vamos adoecer quando a doutora aparecer. Como é que adoece assim? Não pode, né”, questionou revoltada
Conversamos com o diretor do posto, Mário Márcio Cruz. Ele não quis gravar entrevista, mas informou que a médica (Karla Letícia, de Caxias) retornará já na próxima segunda-feira (19). O enfermeiro, só depois de seus 30 dias de férias.
Antes do problema mostrado nesta reportagem, a médica fazia atendimento de clínica geral duas vezes por semana, na segunda e na quarta-feira, atendendo em média 45 pessoas por dia. Além disso, toda sexta-feira realizava visitas domiciliares.
Mário Márcio, que não soube explicar porque não houve a substituição até agora, afirmou que todos os serviços estarão de volta a partir de 19 de agosto.
Quanto ao funcionamento do prédio reformado assegurou que isso ocorrerá até o fim deste mês, está aguardando apenas a compra de alguns equipamentos.
3 Respostas
FAÇO AS SEGUINTES PERGUNTAS AO PREFEITO JOSÉ ROLIM FILHO E AO SECRETÁRIO
DE SAÚDE DE CODÓ ´CLÁUDIO PAZ: 01) QUANTOS MÉDICOS A PREFEITURA MANTEM
CONTRATOS ATIVOS; 02) QUAIS OS NOMES DESSES MÉDICOS E ENDEREÇOS DAS SUAS
RESIDÊNCIAS; QUAIS AS ESPECIALIDADES DE CADA MÉDICO CONTRATO. MEUS CAROS
CONTERRÂNEOS, EU SEI QUE ESTAS INDAGAÇÕES SÃO TÔLAS, NADA SERÁ RESPONDI-
DO. ELES, OS GESTORES DOS RECURSOS PÚBLICOS, JÁ AFIRMARAM QUE CODÓ TEM
47 A 50 MÉDICOS. ENTÃO,ONDE ESTÃO INTOCADOS??.JAMAIS SABEREMOS,OCULTAR
É A ESPECIALIDADE DESSES GESTORES. ACONTECE QUE, O NOSSO POVO É ORDEIRO
E NÃO TEM AMPARO DE NENHUM POLÍTICO OU PSEUDO POLÍTICO PARA ENCORAJA-LO
A UMA MANIFESTAÇÃO JUNTO ÀS PROMOTORIAS PÚBLICAS E AOS JUIZES DA COMAR-
CA. EU JÁ FELEI, NÃO ADIANTA REPORTAGENS, QUER NOS BLOGS QUER NAS TVs E
RÁDIOS. PRECISAMOS, URGENTEMENTE, UMA MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL COMPETENTE
COM CÓPIAS PROTOCOLADAS NA CORREGEDORIA; PRECISAMOS LEVAR AOS ORGÃOS
DA IMPRENSA NACIONAL UMA MOSTRAGEM DOS ABSURDOS QUE VÊM ACONTECENDO NA
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CODOENSE. É INACEITÁVEL, NÃO HÁ PARALELO EM TODO
O PAÍS, UM PREFEITO CASSADO, POR ABUSO DO PODER, CONTINUAR CELEBRANDO
CONTRATOS, FARUDULENTOS EM TODOS OS ASPECTOS. É INACEITÁVEL, A VISIBI-
LIDADE DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE VÁRIOS COMPONENTES DESSE GOVERNO.
TERMINEI, E AÍ?? NADA VAI ACONTECER. FALTAM LIDERANÇAS.
A PALAVRA CERTA: FRAUDULENTOS.
Esse governo, é o mais incompetente de toda a história de Codó.
Quer dizer que um funcionário sai de férias, outro sai de licença e não colocam outros funcionários para substituí-los?
Cadê os babões, que a toda hora dizem aqui no blog que Zito é o melhor prefeito de Codó?
Governo Zito, a marca da INCOMPETÊNCIA.