Mais de 800 mil estudantes maranhenses estão inscritos na OBMEP

Mais de 800 mil estudantes de 3.588 escolas públicas de todos os municípios maranhenses, se inscreveram para a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os dados, levantados pela secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quarta-feira (01), apontaram que o Maranhão, com 801.891 inscritos, ocupa a quarta posição no ranking de inscrições entre os demais estados brasileiros.

De acordo com o relatório feito pela Seduc junto à coordenação regional da OBMEP, a participação de 100% dos municípios maranhenses na olímpiada demonstra uma significativa melhoria em relação às edições anteriores. O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos participantes na competição.

“Seguindo determinação do governador Flávio Dino, realizamos uma força tarefa para alcançar todo o território maranhense, o que oportunizará, assim, a descoberta de talentos em todos os municípios. Além disso, o aumento do número de inscritos demonstra que os gestores, estudantes e professores estão motivados em otimizar o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática”, destacou a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Quanto à quantidade de escolas inscritas por unidade da federação, o Maranhão perdeu apenas para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. As inscrições para a 11ª edição da OBMEP terminaram na terça-feira (31) para todas as escolas públicas do Brasil.

Nesta quarta-feira (01) foi disponibilizado no site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) material de estudo para alunos e professores com acesso direto ao portal da OBMEP (http://www.obmep.org.br/). O conteúdo reúne material direcionado às disciplinas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Além disso, o portal oferece apostilas e dicas.

Premiação

 A 11ª OBMEP premiará 6.500 alunos com medalhas (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e cerca de 46.200 com menções honrosas. Mas, o grande prêmio para os medalhistas da OBMEP é participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Realizado por meio de encontros mensais, em cerca de 80 polos espalhados pelo país, e de fóruns virtuais, o programa tem como objetivo principal despertar nos alunos o interesse pela matemática e pela ciência em geral. Os participantes recebem uma bolsa do CNPq, apoio logístico (para as aulas presenciais) e material didático. Além dos estudantes, a OBMEP também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos seus alunos.

As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho e a data limite para as escolas enviarem os cartões de resposta dos alunos classificados para a segunda fase será em 12 de junho. No dia 12 de agosto serão divulgadas as relações dos classificados para a segunda fase e o local para a realização das provas. As escolas terão de 12 agosto a 11 de setembro para indicarem os professores dos alunos classificados. A divulgação do resultado final ocorre em 27 de novembro.

 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e das Secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas brasileiras.

Deixe um comentário