Fale com Acélio

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta quinta-feira (22), as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado. O Maranhão se destacou negativamente por ter três escolas entre as cinco de menor nota do país: em São Domingos do Azeitão, Olinda Nova do Maranhão e Centro Novo do Maranhão. Entre elas está a que obteve o menor desempenho, o Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos, com média 383,71.

Ao todo, foram divulgadas notas de 206 escolas maranhenses das redes de ensino pública e privada. Segundo o levantamento, as notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

De acordo com o MEC, apenas escolas com mais de 50% de participação e o mínimo de dez alunos foram consideradas, dando um total de 10.076 escolas. Entre as escolas maranhenses o melhor desempenho está nas unidades sediadas em São Luís. Das dez melhores, apenas duas não estão na capital. Em compensação, o pior desempenho do país também está no Maranhão, no Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, na região sul do Estado, que obteve nota 383,71.

Logo a seguir está uma escola do Piauí e a terceira pior escola avaliada no Enem é anexo 1 do Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, que obteve nota 393,52. A quinta pior colocação no país entre escolas públicas e privadas ficou com o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro, localizado em Centro Novo do Maranhão, com nota 394,55.

 Melhores resultados do Estado

O melhor desempenho no Maranhão entre escolas públicas e privadas foi obtido pelos alunos do Centro de Educacional Montessoriano Reino Infantil, na capital, com nota 643,62. Também em São Luís, a segunda colocação ficou com a Escola Crescimento, com nota 619,80.

A seguir apareceram o Colégio Educator (616,16), o Centro de Ensino Upaon-Açu (596,64), o Colégio Dom Bosco (596,01) e o IFMA (587,26), todos em São Luís.

O sétimo lugar ficou com o Colégio Marista Araçagi, com sede em São José de Ribamar, com nota 585,31. Outra escola do interior do Estado, o IFMA/Imperatriz, aparece em sétimo, com média 581,90.

Fechando a lista dos dez melhores desempenhos do Enem no Maranhão estão o Colégio Literato, em São Luís, com nota 576,42 e o Centro de Educação Internacional, média 571,67.

Piores resultados

Os piores desempenhos do Enem 2011 no Maranhão aconteceram em sua maior parte em escolas do interior. A escola pública Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo, obteve média de 407,75, ficando em 197º lugar.

Já o CE Luís Cheivan, em Governador Luiz Rocha, ficou na 198ª posição, com média de 407,69. Logo depois está uma escola de São Luís, CE Professor Solano Rodrigues (406,5), seguido pelo segundo anexo do CE Nicolau Dino, em Grajaú, com nota 402,37.

O Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, ficou em 201º lugar, com 400,46. Depois aparecem o CE Lucas Coelho (397,20), em Benedito Leite; o CE Profª Leda Tajra – anexo Juçara (396,54), de Buriti Bravo; o CE Maria do Socorro Almeida Ribeiro (394,55), em Centro Novo do Maranhão; o primeiro anexo do CE José Maria de Araújo (393,52), em Nova Olinda do Maranhão e o CE Aquiles Lisboa (383,71), em São Domingos do Azeitão.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que uma equipe técnica está analisando o desempenho das escolas estaduais no Exame

6 comentários sobre “Maranhão tem a pior escola segundo avaliação do ENEM”

  1. enquanto a familia sarney estiver a frente do nosso maranhão isso será nossa realidade, a culpa disso é do povo que vota em politicos corruptos e desprezam os bons por causa de promessas de empregos que na maioria das vezes não são cumpridas, lamentável se as pessoas entendesse que a educação é a base de uma sociedade próspera não agiriam assim.

  2. O Problema do MA não são seus governantes,mas sim,os intelectuais que são omissos e covardes,dentre eles milhares de educadores feitos nas coxas e nos finais de semanas na cidades do MA. Enquanto o MP não tiver coragem para EXIGIR cumprimentos legais,a coisa ficará mais escura ou sem nada PRA VER.

  3. Ilustre ACÉLIO:

    Já virou rotina esse tipo de notícia ruim do nosso Maranhão. No início desse mês li uma reportagem onde demonstrava que o Maranhão é o Estado com o menor número de policiais por habitante, ou seja, é o pior em segurança pública. A segurança do cidadão não é e nunca foi prioridade dessa oligarquia que domina o nosso estado há décadas. Quando examinamos os índices sociais, em todos os seus aspectos, o Maranhão é sempre o campeão ou o vice-campeão NEGATIVAMENTE. Na verdade, o Maranhão não tem apenas a pior escola. Na relação publicada (ontem) pelo MEC, das 10 (dez) piores escolas do Brasil 5 (cinco) estão no Maranhão. Conclusão: lamentavelmente a metade da desgraça na educação está representada pelo nosso Estado. De quem é a culpa? Infelizmente só a consciência transformadora dos nossos educadores e da nossa juventude (de ontem e de hoje) ainda não conseguiu mudar, por si só, este deplorável estado de coisas. Mas sonhar é preciso. O amanhã ainda poderá ser um novo dia. O Império Romano durou séculos é sucumbiu. Um dia, quem sabe, essa última oligarquia do nosso país ainda será defenestrada pela vontade soberana do povo da nossa terra.
    (Eliude Oliveira.
    Fortaleza-CE).
    eliude.oliveira@uol.com.br

  4. maria antonia quem está a frente é quem decide o que será feito é também quem escolhe seus assessores seus secretários, então se “os intelectuais que são omissos e corvades ” agem dessa forma é porque tem o aval de alguém que lhes confiaram um cargo tão importante ainda assim a culpa são dos gorvernantes inclusive os DA FAMILIA SARNEY.

  5. E ruim a educacao do maranhao pous terminei meu ensino medio e 2004e ate hoje nao recebi meu certificado de conclusao, tenho muita vergonha disso.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias