Fale com Acélio

Equipe técnica de vigilância do Ministério da Saúde está no Maranhão, onde realiza, em conjunto com as secretarias estadual e municipais de saúde, a investigação de casos de meningite tipo C, registrados em cinco municípios da região sul do estado. Até o momento, são 34 casos em investigação da doença, sendo nove confirmados e cinco óbitos.
O Ministério da Saúde orienta que seja providenciado o acesso ao tratamento preventivo por meio de antibiótico às pessoas que tiveram contato ou convivem no mesmo local de pacientes. Este tratamento é chamado de quimioprofilaxia, feito à base do medicamento rifampicina, cujo fornecimento é garantido pelo Sistema Único de Saúde. O Maranhão tem estoque suficiente para atender à população do estado. A indicação é que o uso seja feito logo nas primeiras 48 horas.
Como forma de controle da doença, o Ministério da Saúde providenciou o envio ao estado de 22 mil doses da vacina contra a meningite tipo A e C, que serão utilizadas nos cinco municípios onde se verifica o surto: Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão. A aplicação das doses é feita pela decisão conjunta pelos gestores locais do SUS e referendada pelo Ministério da Saúde.
Nessas situações, a vacina pode complementar a utilização da quimioprofilaxia, ampliando a prevenção de novos casos. No surto ora investigado no Maranhão, os casos se distribuem em cinco municípios, com cadeias epidemiológicas de transmissão distintas, ficando caracterizado o benefício da utilização suplementar da vacinação em grupos mais acometidos.
Essas ações são a forma eficaz de evitar a propagação de novos casos entre pessoas que tiveram esse contato próximo ao paciente infectado impedido a expansão do surto.
DOENÇA – Casos de Doença Meningocócica tipo C ocorrem, ocasionalmente, em diferentes países, podendo gerar alguns casos secundários em pessoas que tiveram contato próximo com o paciente, como familiares ou pessoas que coabitam a mesma casa ou alojamento.
O Ministério da Saúde já utiliza no Calendário Básico de Vacinação da Criança todas as vacinas atualmente disponíveis para proteger contra formas específicas de meningites. São disponibilizadas a vacina BCG, que protege contra a meningite tuberculosa, a vacina Hib, que protege contra a meningite produzida pelo hemófilo influenza tipo B, e a vacina conjugada contra a doença meningocócica produzida pela Neisseria meningitidis grupo C.
Da Agência Saúde, por Jorge Alexandre

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias