Ministério Público abre investigação para apurar irregularidades no Lixão de Codó

A 2ª Promotoria de Justiça de Codó, do Meio  Ambiente,  abriu Portaria nº 001/2016 para APURAR IRREGULARIDADES NO LIXÃO A CÉU ABERTO.

A intenção da investigação contra o Município de Codó é fundamentar uma possível Ação Civil Pública, celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta –TAC – ou, se nada for encontrado, arquivar a investigação.

Lixão de Codó
Lixão de Codó

“Resolve assim promover diligências investigatórias visando a apuração dos fatos para posterior propositura de ação civil pública, celebração de  ajustamento de conduta ou arquivamento na forma da lei”, diz a Portaria que, a seguir nomeia a servidora Paula Brito da Silva, técnica ministerial, para  dar andamento ao ato investigatório.

Isso ocorreu depois da pressão exercida pela população do bairro Codó que vem se reclamando constantemente, inclusive utilizando a imprensa (TV Cidade e blogdoacelio), da fumaça que toma as ruas, principalmente, à noite adoecendo as pessoas.

Os moradores estiveram na promotoria depois que a promessa do governo Cuidando de Nossa Gente não se cumpriu e depois de uma tentativa frustrada por catadores de lixo de fechar as duas vicinais que levam ao local onde as caçambas de coleta despejam os dejetos da cidade.

A promotora ouviu a comunidade e, pelo que se pode observar, já começou a agir.

17 comentários sobre “Ministério Público abre investigação para apurar irregularidades no Lixão de Codó”

  1. Antes tarde do que nunca. Só espero que efetivamente o problema seja resolvido, e não apenas seja feita uma investigação que não dê em nada, como é praxe acontecer.

  2. ao final,….. no máximo um TAC-Termo de Ajustamento de Conduta. Ministério Público aqui parece ser cego e alheio a tudo aquilo lhe cabe responsabilidades.

  3. Promotoria de justiça de codo. existe isso? se o 12 ganhar o sr Francisco (pai)irá resolver o filho não, mais o velho vai. o pai( prefeito) vai conter o preço do corante e do tempero baiano e do cuxa

    1. Ô Jonas, sua ironia não vai contribuir para resolver os problemas da cidade. Se você não sabia, vou lhe informar. Nagib tem empresa de reciclagem, e portanto tem experiencia na área. Um dos grandes projetos de Nagib 12 será buscar recursos para implantar uma grande usina de reciclagem de lixo, inclusive orgânico. Para tanto, Nagib pretende construir um biodigestor para extrair energia elétrica a partir dos gases provenientes do lixo orgânico. Como você ver, Nagib tem projetos para melhorar a vida de todos nós. Se queremos resolver a questão do lixo, é só votar no 12.

  4. É só uma média….só pra não passar em branco…..tem tantas gravidades mais críticas q essas q cabe ao mp agir d ofício e não age….só nos resta esperar…boa investigação….

  5. Zito, o pior prefeito, da história de Codó.acabou com a saúde de Codó.o candidato dele prega continuação.vai me comprar um bode.o povo não aguenta mais sofrimento.45 neles.

  6. JONAS, NEM PAI E NEM FILHO, POIS SÃO ELES OS RESPONSÁVEIS PELA DESGRAÇA QUE ESSE MUNICÍPIO E OS MUNÍCIPES ENFRENTAM. PROMOTORIA?? É PARA FAZER RIR.

  7. VERDADE, JUNTA A FUMAÇA DO LIXÃO, FUMAÇA E RESÍDUO TOXICO DA INDUSTRIA DA AVENIDA SANTOS DUMONT, NÃO TEM CONDIÇÃO, ASSIM VÃO MATAR O POVO DO CODÓ NOVO.

    1. Marrudo, você está indignado porque a derrota do Biné é certa. A fábrica da Av. Santos Dumont a que você se refere, é equipada com filtros modernos para tratamento de efluentes industriais. Moro em Terezina,sou tecnico em tratamento de resíduos sólidos, liquídos e gasosos. Posso garantir que não há risco nenhum para a população da cidade de Codó. Todos os gases e efluentes industriais da fabrica são devidamente tratados com filtros de ultima geração.

  8. Outro TAC?! Meu Deus?! Tenho uma pergunta para os membros do MP em Codó: os senhores recebem algum adicional por TAC? Mais uma vez a parcialidade em ação.

  9. Jonas, sera que a gente consegue encontrar umas três desgraças pelo Brasil a fora para trazermos para Codo, e gerar quase 2000 mil empregos diretos é muito dificil amigo, o que muitos incompetentes em administração privada comprovada sem precisar dar nomes aos bois querem e ver essa empresa fechado e o povo em de vez ter sua dignidade passe a mendigar, sonhado pra essa empresa o mesmo destino dos de suas (Industria Supermercado farmácia e etc.) todas com uma só marca “UM GRUPO DE MAU ADMINISTRADORES” e como se as administrações arrojados determinadas tivessem culpa dos seus FRACASSO administrativo

  10. Eu quero endossar as palavras de uma pessoa que competência é crescimento, é geração de empregos 2200, não é fechamento de postos de trabalho, pois trabalho é liberdade você não precisa pedir, e pode gastar o seu dinheiro da maneira que desejar.

Deixe um comentário