Nagib ganha coligação de Zito no TRE por 5 a 1 e batata do prefeito começa a ficar mais funda

vitória no TRE-MA
vitória no TRE-MA

Como anunciamos  aqui no blog, o recurso nº 259-69/12 de Francisco Nagib e Zé Francisco entrou mesmo na pauta de votação do Tribunal Regional Eleitoral, às 16h de ontem (21).

Mostramos a situação em que ele chegara para sua segunda análise uma vez que na primeira vez o desembargador José Jorge Figueiredo do Anjos havia pedido vistas e, assim, suspendido a votação.

Naquela data quatro desembargadores já haviam se manifestado, 3 a favor e 1 contra o provimento do recurso (sua aceitação). Faltavam apenas dois desembargadores votarem – o que pediu vistas (Dr. José Jorge) e seu colega que ficou de votar depois da manifestação de José Jorge.

Ontem, segundo informações da assessoria jurídica de Francisco Nagib, já por volta das 17h30 o caso já tinha sua sentença final, no âmbito do TRE-MA, e ela foi favorável ao empresário e ao médico codoenses, candidatos a prefeito e vice, respectivamente, nas eleições de 2012.

Com o voto a favor dos dois juízes que restavam o placar final foi de 5 à 1, isto é, a maioria absoluta entendeu que os dois não cometeram crime eleitoral de abuso de poder econômico/uso indevido dos meios de comunicação. Se quiser a coligação de Zito “CODÓ NO RUMO CERTO” ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

E O BINÉ, VOLTA AGORA?

Biné e seu grupo/arquivo de campanha 2012
Biné e seu grupo/arquivo de campanha 2012

A grande pergunta que fez o telefone do blog quase não parar de tocar do final da tarde até às 10h da noite foi – o que acontece agora que Francisco Nagib recebeu de volta seu registro de diploma, teve restituído todos os seus votos e não está mais inelegível por 8 anos como dizia a sentença do Dr. Pedro Guimarães Junior, então da Comarca de Codó?

Se a resposta esperada era – Biné assume a prefeitura imediatamente, pode tirar o cavalo da chuva.

Biné não assume agora porque Francisco Nagib foi punido em duas ações eleitorais. Isso quer dizer que a situação permanece a mesma porque a dupla do PR e PT (Nagib e Zé Francisco) ainda precisa se livrar de mais uma condenação também por  abuso de poder econômico com o acréscimo de captação ilícita de sufrágio, desta feita, sentenciada pela substituta de Dr. Pedro, na 7ª zona, a juíza Gisele Ribeiro Rondon, dia 19 de julho deste ano.

Outro problema que mantém a situação inalterada vem da própria condição do ex-prefeito Biné que está com seus direitos políticos suspensos por 3 anos, conforme sentença do juiz Rogério Pelegrini Tognon Rondon prolatada dia 24 de julho com base na lei de Improbidade Administrativa.

Cabe ressaltar que o fato  do ex-prefeito estar apenas com direitos políticos suspensos (em ação fora do cunho eleitoral) e não ter sido condenado à perda dos votos que obteve em 2012 cabe grandes questionamentos jurídicos que podem, ou não, leva-lo à assumir a prefeitura, imediatamente,  se Nagib conseguir se livrar da segunda ação que o mantém inelegível por mais 8 anos.

A possibilidade existe, senhores, sobretudo porque Biné ainda não recebeu sentença em última instância.

A discussão principal  a ser posta aos juízes, então,  seria – pode alguém que não pode votar, nem ser votado (isso é  estar com direitos políticos suspensos) ser prefeito?

BATATA DE ZITO TÁ FICANDO FUNDA

Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco....
Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco….

A vitória de Francisco Nagib sobre a coligação de Zito “Codó No Rumo Certo”, ontem (21) no Tribunal Regional Eleitoral, deve deixar a turma do prefeito em estado máximo de alerta.

Se os desembargadores entenderam que não houve abuso de Poder Econômico na primeira ação, considerada pela defesa de Nagib bem mais complexa, é provável que ele obtenha outra vitória,  sobre, novamente,  a ‘Codó no Rumo Certo”, ainda mais que na segunda ação o ator principal é o pai dele, o empresário Chiquinho Oliveira, que teria ofertado 14º salário aos seus funcionários, segundo a juíza Gisele Rondon, estimulando a votação no filho.

De qualquer forma, caindo mais uma inelegibilidade e retornando os votos de Francisco Nagib, Zito vai ficar nas mãos de Biné Figueiredo que também já está mobilizando seu corpo jurídico para livrar-se de suas pendências com a lei.

O povo de Codó continua na esperança de ver o mais breve possível o resultado de toda esta peleja jurídica.

17 comentários sobre “Nagib ganha coligação de Zito no TRE por 5 a 1 e batata do prefeito começa a ficar mais funda”

  1. É por isso que o Brasil nunca vai pra frente, pq a lei só é a favor de quem tem dinheiro em abundancia, ohhh Maranhãozinho de muro baixo!! Qndo pensamos na mudança, sonhamos com uma realidade diferente, lá vem a lei e acaba com as expectativas!!!!

    1. Ainda tem gente cara de pau que aimda tem coragem de ir pta televisaõ defender um prefeito desse ainda tem gente que mesmo sabendo e vendo que o homem comprou voto ainda tem coragem de dizer que esse prefeito è da saùde e da educaçaõ.. Ainda tem gente que mesmo sabendo que o prefeito abusou maquina publica publica ainda tem coragem de dizer vamos em frente ziito, vc è o melhor.. Eu so sei de uma coisa.. Se o prefeito naõ tava trabalhando. Agora mesmo que ele nao vai fazer na.. Timbitas ja ta acordando… Atençaõ codó. Vamos acorda tambèm….

      1. Ah! Quem compra voto não pode ir para a Prefeitura? Ótimo,até que enfim a vez do povo se faz um colegiado com o povo para governar o Município, no mar de lama da política foi só quem sobrou.

  2. Agora é que Zito não vai mais trabalhar.

    Desde sua reeleição (com …. de votos), já não estava fazendo nada mesmo, imagine agora.

    Que venha outro prefeito, qualquer um, desde que trabalhe pela nossa cidade e não desvie os recursos que vêm para a saúde.

  3. EEEEE MEU AMIGOS… ESSA LABUTA VAI DR O QUE FALAR… COMO FALEI E MEUS AMIGOS FALAM… ISSO VAI DAR “BO” E VAMO PREPARAR OS FOGUETES QUE VAI DA UMA ZUM ZUM ZUM DANAAAAADO…

  4. Alguns “amigos” do prefeito que viajaram pra sao luis e foram lá na CASA de um conhecido Deputado de Codó,pra dizer que estão com ele e Flavio Dino em 2014. São umas “lideranças” que receberam dinheiros na campanha e os votos não apareceram na ZONA RURAL. Tem um pessoal lá da FAZENDA 17,que já ligaram e dizeram que os votos da fazenda só com uma secretaria municipal. Esse povo da Fazenda do 17 não aprende mesmo. Quase se lasca. O povo daqui está cansado de ser vendido.

  5. AOS INVEJOSOS , O SABÃOZINHO VENCEU A 1ª E COM FÉ EM SÃO FRANCISCO VAI VENCER A 2ª , EM 2014 COM OS VOTOS DOS MARANHENSES O HOMEM VAI HIGIENIZAR COM OS PRODUTOS DE LIMPEZAS ECONÔMICO (LIMPAR AS SUJEIRAS) DA CÂMARA FEDERAL , PARABÉNS FN !

  6. Esta FICHA LIMPA Foi com os Produtos de Limpeza ECONÔMICO? Sabão êh Menino Danado este Francisco Nagib vai Incomodar ainda Muita Gente neste Codozão de meu Deus e Bita do Barão,Fazer a Limpeza Geral vamos a luta em 2014.

Deixe um comentário