NOTA DE REPÚDIO SINTSERM-CODÓ À FALTA DE ATENÇÃO E DE RESPEITO DO GOVERNO ZÉ FRANCISCO À EDUCAÇÃO, DEMAIS SERVIÇOS PÚBLICOS E AO SERVIDOR!

Já em seu quarto ano de mandato, o prefeito Zé Francisco não consegue melhorar a qualidade da Educação na rede pública municipal de ensino.

Problemas históricos persistem como: a irregularidade no fornecimento da alimentação escolar; escolas sucateadas; transporte escolar ineficaz; um centro de formação para professores que nunca funcionou, entre tantos outros problemas;

… Além dos volumosos recursos do FUNDEB, em 2023 o município recebeu 4,2 milhões de precatórios do extinto FUNDEF, onde à exemplo de Nagib o mesmo optou por não repassar nem um centavo deste recurso ao professor. Estes mais de quatro milhões já foram gastos praticamente todo, no entanto, nem uma das ações contidas no plano de aplicação para este recurso elaborado pela SEMECTI à portas fechadas sequer foi executada.

Os demais serviços públicos ofertados à população como: saúde, infraestrutura; assistência social, agricultura e cuidados com o meio ambiente são totalmente ineficientes.

Por ser ano de eleição observa-se algumas pequenas ações assistencialistas e de lazer no campo e na cidade com ênfase na velha política do pão e circo, visando exclusivamente a promoção política de parlamentares aliados, cabos eleitorais, pretensos candidatos ao Legislativo e do próprio prefeito Zé Francisco.

O servidor público na sua grande maioria é contratado e/ou terceirizado com o seu ingresso ao serviço público através de indicação política fazendo desses trabalhadores massa de manobra, um avesso ao que manda a Lei onde a realização de Concurso Público deve ser prioridade, aliás, falando nisto, o prefeito deverá encerrar seu mandato sem realizar nenhum concurso, desrespeitando até mesmo um TAC assinado junto ao Ministério Público onde o mesmo se comprometera em realizar o certame até novembro de 2023.

Depois de muitos anos o n° de professores contratados supera o de efetivos e pra piorar ainda mais a situação, o prefeito com a o aval da Câmara de Vereadores conseguiu alterar o Artigo 32 da Lei Municipal n° 1.505/2009 de 27 de dezembro de 2009 onde praticamente retiraram a obrigatoriedade da prova escrita para contratação e seleção de docentes, fato este que contribuiu para gerar toda a celeuma envolta do último seletivo.

Codó(MA), 02 de abril de 2024.

4 Responses

  1. Ao deixar escapulir nas entrelinhas a intenção pejorativa no excesso do discurso, o sindicato cai do palanque ao omitir que o prefeito Zé Francisco cumpriu o pagamento do precatório aos professores em 2021. Por que será que omite? Será que é porque Zé Francisco foi o único prefeito a fazer cair o dinheiro do precatório na conta dos professores? Só pode!
    Ademais, como ocorreu em 2021, tudo indica que a crítica antecipada do sindicato é por ter certeza que esse ano, certamente, os professores receberão o percentual do precatório.

  2. Como pode alguém ainda ter audácia de defender esse prefeito de codó , é revoltante ter um representante dessa categoria, assim ele ama o povo de codó e já imaginou se ele odiasse!? Kkkk esse ano nois tira esse prefeitinho de meia tigela.

  3. Em 2021 houve um significativo aumento nos repasses do FUNDEB, no entanto, pelo ensino no referido ano ter sido remoto onde houve bastante economia com gastos tanto com pessoal e manutenção, permitiu sobras deste recurso no final do ano, possibilitando com isto o pagamento de abono com o recurso do FUNDEB, nada a ver com precatórios do FUNDEF!

  4. Já notaram que esse sindicato, que se diz sindicato dos servidores públicos, na verdade só defende os professores, e o resto dos funcionários públicos para eles são Lixo? Tudo desse sindicato é apenas para os professores, e depois vem convidar a gente para se afiliar.
    Que tal encarar uma luta pelo Plano de carreira dos funcionários da prefeitura? Não né, estão ocupados demais pedindo alguma vantagem aleatória para os professores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES