O abacaxi de Francisco Nagib na pasta rica e casca grossa da EDUCAÇÃO

Reitor Ivaldo José
 Ivaldo José (no canto direito) quando reitor do IF do Sertão Nordestino

Ainda não está definido (pelo menos nunca foi dito à imprensa) quem será o próximo secretário de Educação de Codó em substituição à professora Rosina Benvindo, que está no cargo desde 2013, entrando após a gestão do professor Jacinto Junior, à época indicado pelo sindicato que passou a criticá-lo posteriormente.

É a pasta com maior volume de dinheiro (FUNDEB), de longe a que mais emprega pessoas e de bem mais distante a que, ao lado da saúde, mais gera expectativas por envolver, diretamente, o futuro de centenas de crianças e adolescentes, além dos cidadãos que se servem de programas como EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Ventilou-se o nome do professor Ivaldo José, com experiência na gestão de  Institutos Federais aqui no Nordeste, mas pode ser que ele já esteja cotado para outra secretaria, possivelmente a de Finanças e Planejamento.

Certo mesmo só o descarte público da possibilidade feito pelo professor Cícero de Sousa, outro nome que estava na lista das especulações.

Cícero de Sousa já disse que não vai deixar a direção do Sistema de Comunicação
Cícero de Sousa já disse que não vai deixar a direção do Sistema de Comunicação

Atualmente cuidando da direção do Sistema FC de Comunicação, o próprio usou este blog para dizer que quer passar bem longe do serviço público nos próximos 4 anos. Ele escreveu:

“Meus projetos para 2017, 2018, 2019 e adiante:
– Cursar jornalismo
– Fazer pós graduação em Docência do Ensino Superior
– Implantar a FCTV digital
– Ampliar o número de anunciantes no Sistema FC de Comunicação
– Organizar cursos para os 22 funcionários que temos
– Construir novos departamentos na FCTV
– Ministrar aula nas faculdades particulares de Codó
– Desenvolver um programa de televisão para Agnes
– Participar de congressos na área da comunicação
– Relacionar as novas tecnologias com a nossa TV e Rádio. Diante disso, parem de especularem com meu nome para administração pública”

DESAFIOS GIGANTESCOS

Quem topar a parada terá que ter ‘sangue no olho’ pra peitar uma herança nada administrável:

  • IDEB que não bate meta (agora que alcançou a casa dos 4 pontos, na escala de 10);
  • reclamação de parlamentar fatiando secretaria;
  • merenda escolar chegando uma vez por ano nas escolas da zona rural;
  • professores contratados ganhando, praticamente,  só um salário mínimo (uma miséria);
  • 57 escolas caindo aos pedaços no campo;
  • Escolaridade mediana dos educadores de Codó (só 4 com mestrado, ano passado)
  • e muitos outros problemas que me fogem à memória neste momento.

    Escolaridade dos professores codoenses
    Escolaridade dos professores codoenses

O abacaxi continua nas mãos de Francisco Nagib, PDT,  que poderá até importar algum nome, caso  não se sinta seguro na escolha de algum codoense para gerir a pasta da Educação a partir de 1º de janeiro de 2017.

54 comentários sobre “O abacaxi de Francisco Nagib na pasta rica e casca grossa da EDUCAÇÃO”

  1. Pra mim, não existe nome melhor para a pasta da educação,do que o Ivaldo José, porém, conhecendo o pouco que o conheço, não aceitará ser secretário com interferência de vereador, como acontece hoje. Se ficar na secretaria de finanças e planejamento, será um ótimo secretário. Acredito que é um dos melhores nomes ventilados nesse novo secretariado.

    1. Casca grossa?? Não bota meu nome no meio desse borogodó. Podemos dizer que é uma pasta complicadíssima, porém com muitos recursos. Se planejar e operacionalizar direitinho, dá pra desenvolver um bom trabalho.

  2. Não se pode nem pôr na balança essa situação, dr. Ivaldo sem dúvida é o que a cidade de Codó merece e necessita. Uma pessoa de currículo invejável, não é a toa que tem doutorado. Nosso prefeito eleito tem que querer dr. Ivaldo.

  3. CONCORDO PLENAMENTE COM A OPINIÃO DO SILVA,NÃO HÁ NOME MELHOR EM CODÓ QUE O NOME DO DOUTOR IVALDO JOSÉ PRA ASSUMI ESSA PASTA,COM TANTA COMPETENCIA SABEDORIA E RESPONSABILIDADE,ALEM DE SER ALTAMENTE CULTO E COMPETENTE É EXTREMAMENTE EDUCADO E SABE LIDAR COM PESSOAS,QUANDO VOTAMOS EM FRANCISCO NAGIB ACREDITAMOS QUE FARIA UMA ADIMINISTRAÇÃO DE EXCELENCIA,E PRA EDUCAÇÃO A MELHOR OPÇÃO É DOUTOR IVALDO JOSE,E APROVEITO PRA FAZER OUTRO PEDIDO AO PREFEITO ELEITO FRANCISCO NAGIB,ESCOLHA AGNES OLIVEIRA PRA SER SECRETÁRIA DE ASSISTENCIA SOCIAL,ELA TEM CARISMA,COMPETENCIA,FORÇA DE VONTADE E MUITA DEDICAÇÃO ENTÃO NÃO HÁ MELHOR OPÇÃO PRA ASSISTENCIA SOCIAL QUE AGNES OLIVEIRA E O POVO QUER E ESTA SE MANIFESTANDO PRA QUE ISSO ACONTEÇA.

  4. Acredito que o Prefeito Francisco Nagib com uma opção como Ivaldo Jose, jamais escolherá outro nome pra ser secretário de educação,pois melhor que ele em Codó não tem.Professor Ronaldo Delia Assem é muito competente e será uma ótima opção pra continuar na secretaria de administração,mas secretaria de Educação não tem nada a haver.

    1. Sossegado, desculpe, eu não sou o prof. Ronaldo Trindade, eu sou outro Ronaldo, sei q vc é conhecedor do assunto, mas uma Sec de educação não tem q ser necessariamente dirigida por um professor, vejamos no caso do ministro de educação, do Sec de estado de educação de varios Estados brasileiros, 90% são geridos por administradores e a coisa tem dado certo, vlw!

  5. O NAGIB PODERIA BUSCAR ALGUÉM LÁ DA UFMA PARA GERIR ESSA PASTA, ÓTIMOS PROFESSORES COM MESTRADO E DOUTORADOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO QUE PODERIA SER UMA BOA ESCOLHA!!

  6. Bom nome para assumir a secretaria de educação, mas não basta assumir ele precisa de condições e estrutura para fazer um bom trabalho e uma equipe comprometida com a causa é fácil juga algo não se conhece a realidade no governo atual na secretaria de educação há uma verdadeira luta entre o v e a secretaria há quem diga que havia duas secretaria em uma só uma para atender as necessidades do v e outra para atender a atual secretária. Então espero que de fato haja apenas um gestor na pasta para que o trabalho de fato aconteçam. Só lembrando que o em questão nos últimos meses anti das eleições andandou coptando servidores de outras secretarias e até mesmo colocando gente na folha que só ficavam em casa para receber.

  7. Amigo Acélio , gosto muito do seu trabalho, leio com frequência suas reportagens e elogio seu profissionalismo, entretanto
    gostaria de contrapôr em um ponto de seu texto, onde dizes que os professores codoenses tem formação “mediana” por não terem mestrado/doutorado, não pondo na conta que a grande maioria é graduada e outra parte tem mais de um curso superior e especialização em suas respectivas áreas de atuação, sem contar com os cursos de formação e aperfeiçoamento que fazemos. É um objetivo meu, assim como de muitos colegas, galgar formações stricto sensu, mas como temos que trabalhar no mínimo dois a três turnos para garantir um salário razoável, não nos sobra muito tempo ou mesmo estímulo, mas chamar de “mediana” nossa formação em cursos superiores, mostra que até mesmo quem se põe numa posição de defensor da
    educação não valoriza os educadores.
    Me causa tristeza a forma como a nossa profissão é desvalorizada, ouvi outro dia uma fala do prefeito Zito Rolin (ao qual tenho muito respeito e admiração) um elogio a um professor que segundo ele “PROGREDIU” ao se tornar advogado, assim como o nobre jornalista, aliás, como o Doutor (é assim que preferem de ser chamados)
    Salvo exceções
    passaram apenas por uma faculdade e obtiveram aprovação na OAB, para ganharem gordos honorários, e também não são taxados de “medianos” e sim de Doutores, assim como não vejo os profissionais de outras áreas, seja ela qual for, serem chamados de “medianos” por terem apenas graduação. ( cabe aqui ressaltar, que cada um tem seu valor pelo que contribui com a sociedade, e não estou desmerecendo nenhuma profissão, apenas usei esses exemplos para mostrar que a sociedade em sua maioria não ver a formação de licenciatura com o mesmo valor das demais)
    A nós professores só sobram as obrigações, no que tange os profissionais do município (ao meu ver a de mais responsabilidade)de formar na base, de ensinar além de ler, escrever e contar, sermos parceiros da família na formação do caráter e da consciência cidadã.
    Acrescentaria, aliado ao desafio de elevar a qualificação profissional, (que de certo, é algo a ser melhorado sempre) o de valorizar esses profissionais, com melhores salários e condições de trabalho.
    Não, não somos profissionais MEDIANOS, somos tão dignos em nossas cursos superiores quanto os demais, e espero que um dia sejamos valorizados por isso, e tenhamos também acesso a cursos stricto sensu, e quando finalmente recebermos o diploma de “doutorado” sejamos chamados merecidamente de DOUTORES, pois enquanto a sociedade não valorizar nossa profissão, podemos ter PHD que ainda seremos taxados de MEDIANOS.

    1. Eu entendi o que o Acélio quiz dizer, você pode ser uma boa profissional, pelo texto percebe-se, mas o q tem de professor aqui formado nessas faculdades de beira de esquina não tá no gibí.

  8. Eu entendo que uma Sec.de educação pode ser conduzida por um técnico, não que um prof não tenha capacidade, mas pela gerência tecnica capacitada e eu continuo a dizer que a Dra Délia Assen tem competência para tal, basta ver o trabalho que ela desenvolveu diante da Sec de administração e me desculpe se a Alice não gostou se a tratei por Dra.pois o Dra dirigida à Délia Assen, foi pela capacidade e o respeito ao trabalho prestado junto aos servidores públicos e ao município de Codó ao longo dos anos em que ela esteve dirigindo a Sec que lhe fora confiada por vários gestores. Mas que ela tem competência mais que certas Dras.,é inegavel. E ao Roberto digo que não se trata de piada, piada é pra humorista, até pq aqui se trata de educação e educação é coisa séria, não tem que ter piada, tem que ter planejamento, trabalho, dedicação e responsabilidade.

  9. Isso é só o ponto de vista e a opinião de cada um de nós, até pq quem manda mesmo é o prefeito eleito Francisco Nagib, não adianta discutirmos profundamente pq nossas conversas, discussões ou opiniões são meras palavras. Mas temos certeza de uma coisa, a Coisa vai mudar e vai mudar para melhor e como diz o Só Observando, lá vereador não vai mandar em Secretário, não vai servir de cabide de emprego eleitoreiro,tenho absoluta certeza e convicçao!

  10. SAÚDE E EDUCAÇÃO, DOIS SETORES QUE TORÇO PARA QUE HAJA SUCESSO. SOBRE A SAÚDE, O F. NAGIB VAI RECEBER UM HOSPITAL DOENTE, UMAS UBS INACABADAS, QUE RESULTARAM NAS ASSINATURAS DE UM “”TAC”” QUE, ONDE HÁ MORALIDADE ADMINISTRATIVA E FISCALIZAÇÃO JURÍDICA, SIGNIFICA “”TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA”” COM PRAZO ESTABELECIDO. O TAC NÃO FOI CUMPRIDO. DEPOIS, VERIFIQUEI QUE O TAC É UMA ABREVIATURA DE “”TRÁS AQUI COMPANHEIRO””. AGORA, NÃO SEI SE O PREFEITO CUMPRIU ESSA PARTE.
    FRANCISCO NAGB, SE NÃO HOUVER EXPLICAÇÕES SOBRE A MARMELADA QUE VAIS ENCONTRAR, TU VAI TER UM FERRENHO COBRADOR.

  11. Acélio,

    Em Codó existem vários Professores Especialistas em Educação. Como Codoense Atento, indicaria Seu Chico, que é competente, foi meu Coordenador no NEAD/UEMA de 2005 a 2010. Ele é simples, muito popular, amigo, tem pulso forte e acima de tudo conhece a fundo a Secretaria Municipal de Educação.
    Não tenho procuração para defendê-lo, mais se ele for convidado e “aceitar a pasta” Codó terá um bom Secretário de Educação. Ah! eu ia esquecendo, ele é Pedagogo e Especialista em Educação do Campo.

  12. Delia Assem foi reprovada nas urnas e não mostrou pulso como secretária de administração. Me mostre se o quadro tá equilibrado, me mostre se ela teve coragem de dizer não ao enchimento da folha. Tem gente que recebe sem trabalhar? E esse bloco de carnaval?
    Se o Francisco Nagib deixar esses secretários de 8 anos do Zito, ele não melhora Codo.

  13. Senhor jornalista, advogado graduado e blogueiro, na nossa cidade temos sim pessoas capacitadas para serem secretário de qualquer secretaria, o que não pode acontecer foi o que o vereador fez nos últimos 4 anos, o mesmo fez de tudo de um simples contrato a folha. Como o FC comprou tudo ninguém deve ficar especulando nenhum nome, pois é ele que vai escolher quem vai ficar e quem vai sair. Vamos deixar o homem governar a seu critério.

  14. Professor Ivaldo sem sombra de dúvida, sua experiência comprovada é comprovada com conhecimentos técnicos, não é apenas rico em conhecimento, rico também em humildade, educação, liderança.
    Codó precisar de profissionais técnicos e humanos.
    Elegemos nagib para uma administração humanizada e organizada.
    Professor preencher todos esses requisitos.

  15. O melhor nome hoje para a Sec de Educação de Codó chamasse PROFESSOR RAFAEL. Que foi candidato a prefeito na última eleição… Esse sim sabe os anseios da classe de professores e alunos. Ivaldo José na Sec de finanças e planejamento.

  16. Acelio identifique o Cidadão RONALDO, pois ele não se identifica,e muitas pessoas acham que é o Ronaldo Trindade de souza -Professor Ronaldo! Muito obrigado!

    1. Prof. Ronaldo Trindade em um comentário acima eu me identifiquei sim, quando me dirigi ao Sossegado e lhe falei que não se tratava do nobre prof.Ronaldo Trindade, abr!

    2. Prof. Ronaldo Trindade eu quis dizer já identifiquei o Ronaldo qdo o mesmo deu uma resposta ao Sossegado em um comentário acima, o mesmo é um amigo, não o leve a mal. Aquelas palavras foram as que ele me falou há pouco e pediu para retransmiti-la a você.

  17. Seu Guarulho, não tenho como te entender ao dizer que a. Délia foi reprovada nas urnas até pq uma coisa é diferente da outra, tanto é que temos vereadores semi-analfabetos eleitos. Será que este tem competência de exercer uma secretaria de governo só pq foi aprovado nas urnas? Agora quanto ao enchimento da Folha a que vc se refere,te informa melhor, pq o resumo de ponto vem direto das secretarias assinadas pelos respectivos secretários de cada pasta, isentando-a de quaisquer responsabilidades, pois qualquer leigo sabe que a Folha é confeccionada de acordo com cada resumo. Vc foi muito infeliz em sua colocação!

  18. Caros leitores!!!

    Neste momento de transição é plausível a discussão em torno do nome do nosso futuro secretário(a) de Educação Municipal, principalmente por termos conhecimento sobre quão grande é sua importância para melhoria da qualidade de vida de nossa população.
    As críticas, as correntes partidárias, as ideologias, fazem parte de nosso imaginário, mas o que de fato precisamos no momento é sabedoria para refletirmos sobre quem realmente terá a ousadia para assumir tal responsabilidade com pulso forte e habilidades indispensáveis para lidar com problemas de várias natureza impregnadas hoje em nossa educação.
    Então acredito que a melhor saída seria não uma escolha do governo mais permiti a quem assim se sentir adequado participar de uma escolha popular com vários nomes para que somente o povo democraticamente escolhesse seu futuro secretário (a).
    Estou falando de plano de gestão, de currículo, de práticas educativas entre outros fatores.

  19. Gente quanta especulação aos futuros secretários, a Délia Assen pelo meu ponto de vista nunca se manifestou ao cargo de Sec de educação ao longo do tempo em que esteve na prefeitura, portanto,não percam tempo com especulações.Comentários indesejáveis já surgiram dirigidos a uma pessoa competente, por pessoas incompetentes e incapacitadas. Portanto, deixem a Délia em paz. Cada ser humano tem seu nível de capacidade e de incapacidade. A inveja é o pior câncer que um ser humano pode carregar. Se vc é portador deste mal, procure rezar, pois o melhor remédio é a fé!

  20. A realidade é o seguinte se o sr FC o pai é que vai resolver isso. Aliás se ele pudesse ele mesmo seria secretário de educação da finança do cerimonial do HGM …. pq o homem é unipresente onipotente e omnisciente.

  21. O pior é a pobreza de espírito. O cara é chamado de Doutor (por decreto) , e ele acredita que é. Trágico! Um professor para ser chamado de Doutor precisa de um Mestrado (2 anos) e mais um Doutorado (4 anos). Ou seja, no mínimo , precisa estudar 10 anos. Mas um advogado só precisa, sei lá, tipo 4, 5 anos? É brincadeira! O pior é que tem muitos que acreditam mesmo que são Doutores!

  22. Quem disse que esse rapaz se governa ? Se o Nagib determina que será ele, vai ser ele e sem mi mi…kkkk…. Mas espero que coloquem alguém mais competente.

  23. Meu amigo Acelio Trindade,como sabemos que seu blog é uma poderosa ferramenta de comunicação em nosso município,fazemos um apelo; Quando o povo elegeu Francisco Nagib,automaticamente elegeu Agnes Oliveira pra ser nossa secretária de Assistência Social,mas há rumores que ela não seria a ocupante da pasta porque é a esposa de Nagib e o mesmo não nomearia nenhuma pessoa que tivesse parentesco com ele inclusive sua esposa,e ai eu pergunto: E se o povo quiser? como ele vai fazer? vai contra a vontade deste povo que o elegeu? porque Agnes Oliveira fez a diferença nesta campanha,todos acompanharam seu empenho,sua dedicação em elege-lo,saiu de casa em casa dos codoenses, conversou com cada um pedindo que votassem,foi nas periferias, em todos os bairros tratando todos com carinho e humildade,conquistou Codó inteira e agora o povo quer uma resposta na secretaria de Assistência inclusive já se fala em um abaixo assinado percorrendo a cidade,através de clubes de mães pedindo que ela assuma a pasta,pela primeira vez o povo se manifesta pedindo uma primeira dama nesta secretaria,então meu amigo peço colaboração reflita sobre este comentário e faça uma ENQUETE no seu blog pra que povo se manifeste por aqui também.
    De já te agradeço.

  24. SO OBSERVO, ESSAS COLOCAÇÕES, MAS CONCORDO QUE PARA ESSAS SECRETARIAS UM BOM ADMINISTRADOR ATE QUE RESOLVERIA. MAS O QUE ATRAPALHA A ESSE POVO SÃO AS INGERÊNCIAS, O SECRETARIO NÃO TEM AUTONOMIA NAS SECRETARIAS. A EXEMPLO DISSO ERA .., NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ORA CONTRATANDO PESSOAS PARA OS PROGRAMAS, NOS QUAIS ELE COLOCOU DEBAIXO DO BRAÇO E CONTRATAVA A QUEM FIZESSE UMA MELHOR BARGANHA. POR OUTRO LADO TINHA UMA DOMINADA QUE POUCO PODIA FAZER, SEM A AUTORIZAÇÃO DO “CHEFE”. PODE ATÉ SER QUE O CENÁRIO NÃO SE REPITA, MAS A TRILHA SONORA SERÁ A MESMA.

  25. Marly Silva geralmente quem ocupa este cargo e a esposa do titular que seria a primeira dama. Só que em codo a primeira dama é dona terezinha. dorme vom barulho deste.

  26. Isso mesmo Acelio Trindade,faça uma enquete pra ver a opinião do povo sobre a secretaria de assistência social,porque todo mundo ta contando que será Agnes Oliveira e agora ja não tão querendo deixar? a mulher lutou muito e sem contar que todo mundo gosta dela,ela mostrou pra Codó que não é só um rostinho bonito não,a mulher foi pras ruas,muito educada e carinhosa com todo mundo,Prefeito Nagib o que é isso? deixa a mulher ocupar a pasta que lhe é de direito,se você acha que ela não tem necessidade ela pode abri mão do salario,porque se o povo quer prefeito o senhor tem que acatar.

  27. Marly Silva falou tudo,faça Acelio essa enquete e veja o resultado,levaram esse baixo assinado pra mim no Residencial Santa Rita,e eu assinei,minhas filhas assinaram e ainda levei pra minhas vizinha aqui da minha rua.
    Queremos Agnes Oliveira como secretaria de Assistencia Social pra dar um jeito naquela secretaria.

  28. agora ai sim professor Ivaldo competência de sobra ele sim é a pessoa certa para a educação o homem ai sabe o que é educação para mudança Nagib esta no caminho certo….fora todos os secretários de oito anos affffff chegaaaaa muito tempo e não fizeram nada

  29. Sò sei que tem tanta gente esperta achando que Francisco Nagib nasceu ontem, esqueceram que o pai dele é um dos melhores administradores da região , e para se pensarem logo de cara , o próprio é muito observador,e o nome deste governo será seriedade e respeito , acabou as regalias de alguns. Que Deus abençoe a gestão de FRANCISCO NAGIB . Torcendo positivamente para que ele faça as melhores escolhas.

  30. Agora é Agnes Oliveira na assistência social IVALDO NA EDUCAÇÃO ai a coisa começa a andar o povo é que quer a voz do povo é voz de Deus e isso foi mostrado nas urna…essa Marly Silva foi muito sabia em suas colocação vou fazer aqui no bairro jerusalém uma abaixo assinado e mandar para PREFEITO ZITO PREFEITO ELEITO NAGIB O EMPRESARIO FRANCISCO CARLOS OLIVEIRA e se preciso até para o papa…essa mulher sabe o que ser primeira dama carismática honesta solidaria e acima de tudo competente e outra esposa do prefeito eleito FRANCISCO NAGIB…É mudança pois vamos mudar.eu sou a favorrrrrrr

  31. Muito bem prefeito Francisco Nagib faça valer a vontade do povo,na secretaria de Educação Ivaldo Jose e na Secretaria de Assistencia Social Agnes Oliveira,gente me diz onde está esse abaixo assinado que vou levar a mulherada do meu bairro pra assinar.

  32. Como é?
    A mulher no francisco não vai assumir?
    Por que não?
    Se povo quer, tem que da oportunidade para quem mostrou que tem simpatia e sabe tratar bem o povo.

  33. Acelio essa movimentação vai ficar na história de Codó,Agnes Oliveira estar conseguindo o que nenhuma primeira dama conseguiu,que é o carinho e a aprovação do povo,pedindo e clamando pra que ela assuma a secretaria de assistencia social,prefeito Francisco Nagib,escolha logo a sua esposa porque o Senhor sabe que a voz do povo é a voz de Deus,se isso não acontecer ai sim o Senhor vai ver a insatisfação do povo,logo agora que o povão esta apaixonado acho que não vale a pena insatisfazer essa Codó maravilhosa.

Deixe um comentário