Uma região com quase três mil quilômetros de belas praias, sol praticamente o ano inteiro, um artesanato de encher os olhos, uma culinária de dar água na boca e uma cultura diversificada. Atrativos que fazem do Nordeste brasileiro a região preferida por 40,1% das pessoas que pretendem viajar nos próximos seis meses. O número faz parte da pesquisa Sondagem do Consumidor- Intenção de Viagens, do Ministério do Turismo.
De acordo com a pesquisa, 37,3 % dos entrevistados têm intenção de viajar até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Desse total, 76,2% querem viajar dentro do Brasil. Depois do Nordeste, a região Sul aparece com 23,3% da preferência, a Sudeste com 21,7%, Centro-Oeste (8,3%) e Norte (6,6%).
Para chegar ao destino 53,2 % dos entrevistados pretendem viajar de avião, 35 % de carro e 7,8 % de ônibus. Quando o assunto é a hospedagem, 48% disseram que vão ficar em hotéis ou pousadas e 39,8% em casas de parentes ou amigos.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagens, feita por telefone, ligou para dois mil domicílios em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de novembro e 18 de dezembro.
Ascom-MTur