O papel do VEREADOR e o seu voto

Por José Américo Moreira da Silva

Este ano teremos eleições para prefeitos e vereadores em quase todos os 5.570 municípios existentes no Brasil. Neles serão eleitos um prefeito e vários vereadores. O número de integrantes nas câmaras locais é proporcional à população do município variando de nove a 55.

Como de costume, nas eleições de outubro próximo as atenções se voltam para a disputa em torno dos candidatos a prefeito.Disputa para os cargos de vereador se dá em segundo plano.

Os eleitores quase não dão importância à escolha que irão fazer para o cargo dorepresentante parlamentar da sociedade.Um equívoco.  A Câmara Municipal é um Parlamento. E o vereador é o parlamentar do município. Aquele que deve representar segmentos ou o conjunto da sociedade.

O vereador tem mandato de quatro anos, eleito por voto direto e simultâneo em todo o país, e deve ter idade mínima de 18 anos. Ele deve legislar, propor novas leis, sobre assuntos de interesse local e colaborar na elaboração da Lei Orgânica do Município.

Cabe ao vereador, também, a fiscalização e o julgamento das contas do Executivo, ou seja, do prefeito e seu secretariado.

Portanto o vereador é peça importantíssima e fundamental para a administração pública e a sua escolha por parte do eleitor deve ser criteriosa, levando em consideração o histórico do candidato como cidadão, empresário, funcionário público e/ou político, no caso daqueles que pleiteiam a reeleição ou um novo cargo representativo.

CandiZap

Este ano surgiu uma plataforma digital chamada CandiZap que dará visibilidade especial à disputa para eleição de vereadores em todo o país. O CandiZap é uma nova ferramenta digital para pré-campanhas e campanhas eleitorais que acaba de chegar ao mercado.

Pela primeira vez na história da propaganda política brasileira, os atuais vereadores que concorrerão à reeleição e os cidadãos que serão candidatos, vão contar com uma plataforma digital completa para apresentar propostas, divulgar agenda, notícias, publicar vídeos e fotos e compartilhar tudo com as redes sociais.

E mais: Tudo isso vai ser ancorado no site www.candizap.vote exclusivo para eles.

Este site vai dar visibilidade às campanhas e no caso dos que buscam a reeleição vai mostrar a o que fizeram em seus mandatos. Todos os candidatos poderão contar com um acompanhamento e avaliação dos eleitoresque, comparando e analisando cada um dos concorrentes, vão decidir em quem votar.

Com o CandiZap a campanha para vereador terá um destaque jamais visto, dando mais condições de igualdade na disputa entre candidatos das mais diversas classes sociais, grupos de interesse, defensores de causas de raça e gênero e partidos grandes ou pequenos.

Para o eleitor o site www.candizap.vote vai possibilitar ter uma participação cidadã na campanha de vereadores, acompanhando com critério o perfil, as propostas e toda a campanha dos candidatos da sua cidade, podendo escolher em quem votar com mais propriedade e assim contribuir para a formação de uma Câmara Municipal mais representativa dos verdadeiros interesses da sociedade.

Pré-campanha

É bom deixar claro que o cidadão que pretende disputar as eleições de outubro pode começar a trabalhar já a sua imagem.  A lei não considera propaganda eleitoral antecipada se não houver pedido explícito de voto, e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos.

Assim, nada impede que uma pessoa disposta a entrar na disputa pelo voto a partir de agosto, possa participar de entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive expondo suas ideias, propostas e projetos políticos.

Tudo isso pode ser publicado e compartilhado nas redes sociais por meio doCandiZap, uma forma fácil e transparente de se estabelecer um diálogo permanente com a sociedade.

*José Américo Moreira da Silva é jornalista, pós-graduado em Gestão da Comunicação Integrada, já participou de 22 campanhas políticas no Brasil e exterior e idealizador do CANDIZAP

2 comentários sobre “O papel do VEREADOR e o seu voto”

Deixe um comentário