ONDE ESTÁ A VERDADE – Civil e PM não se entendem quanto à números de ASSASSINATOS em Codó

O número de homicídios em Codó precisa ser reanalisado a partir do ano de 2014 quando o tenente-coronel Jairo Xavier afirmou em, pelo menos, dois eventos solenes, um deles o de sua despedida do 17º BPM, que ano passado fechamos com apenas 15 assassinatos.

Ten. Coronel Xavier no dia de sua despedida de Codó
Ten. Coronel Xavier no dia de sua despedida de Codó

Fez isso comparando com 2008, quando recebeu a então 9º Companhia Independente, com registros de 34 homicídios.

Ontem nossa reportagem esteve no quartel da PM e na delegacia regional tentando levantar números em relação a 2015, dado aos crescentes casos de assassinatos, e acabamos também rediscutindo 2014 por curiosidade do delegado Zilmar Santana.

Ao ouvir que ano passado tivemos apenas 15 mortes violentas, ele resolveu, na frente da imprensa, fazer uma busca do SIGO – Sistema Integrado de Gestão Operacional – que é um programa de computador para registros da Polícia Civil.

Zilmar Santana fez busca por meio do SIGO
Zilmar Santana fez busca por meio do SIGO

Em sua busca ele descobriu que ano passado 27 assassinatos foram registrados em Codó, com a seguinte divisão:

  • 20 homicídios simples
  • 4 homicídios qualificados por motivo fútil
  • 2 qualificados por emboscada (quando o criminoso arma a famosa ‘tocaia’ para esperar sua vítima)
  • 1 qualificado por assegurar a execução, impunidade ou vantagem de o outro crime (caso da professora morta na porta de casa na rua do Senador Archer).

Concluindo – em relação a 2014 a PM disse que foram apenas 15, a Polícia Civil registrou 27 mortes.

E ESTE ANO?

Também há desencontro de informação a respeito do número de mortes nos primeiros 4 meses de 2015.

Ten. Coronel Jurandir Braga
Ten. Coronel Jurandir Braga

A Polícia Militar, agora sob o comando do tenente-coronel Jurandir de Sousa Braga, informou-nos ontem (19) que eram 15 assassinatos até então.

Na delegacia, o SIGO da Polícia Civil registrou 9 homicídio simples (quando apenas se mata sem o uso de qualquer outro agravante) e achou mais 3 com qualificadoras.

Fazendo um esforço mental, o delegado lembrou de mais 3 casos que não estavam no Sistema Integrado de Gestão Operacional, fechando em 15 homicídios entre janeiro e abril deste ano.

Mas a imprensa que cobre o meio policial e a população acham que são mais assassinatos e a Câmara de Vereadores, por meio da vereadora Maria Paz, discutindo o assunto, denunciou o registro de 21 assassinatos violentos até agora.

QUEM ESTÁ COM A VERDADE?

Certeza, por enquanto, só a que os codoenses estão apavorados com esta onda de mortes que passaram a atingir pessoas de bem.

6 comentários sobre “ONDE ESTÁ A VERDADE – Civil e PM não se entendem quanto à números de ASSASSINATOS em Codó”

  1. Independente dos números, o povo tá com o c* que não passa um caroço de fumo. E o pior é que não se vê uma ação concreta e coordenada pra conter essa violência. Só resta clamar por Jesus na causa. Mas daqui uns dias os vereadores vão convocar aquela velha “audiência pública” que não passa de blábláblá por enganar os abestados, e no frigir dos ovos não resolve merda nenhuma. Espera só.

  2. Enquanto os “chefões” da segurança ficam aparecendo na mídia apresentando discursos e mais discursos, estatísticas e desculpas esfarrapadas, ………………………………………..a bandidagem continua assaltando e cometendo atrocidades. Não se vê nenhuma ação concreta da parte das autoridades; também não poderia deixar de registar a ineficiência e omissão do poder Legislativa (Câmara dos Vereadores)….

  3. Depois que o JURANDIR assumiu o comando da policia em CODO, a cidade piorou 100%%%% o MAJOR JURANDIR só que saber em fazer blitz…enquanto a cidade esta cheia de bandidos e ladrões…..mais só querem saber em tomar motos do povo de codo….

    EI SENHORES ACORDEM O POVO QUER É SEGURANÇA….CODO ESTA PIOR DESDE O NOVO COMANDO ASSUMIU……. SÓ BLITZ NÃO RESOLVE….

  4. gilson, parece que voçê é muito mal informado, transito é segurança publica tambem, por que se não tem blitz ai mesmo é que a coisa piora, pois ai vai morrer mais gente no transito do que de assalto,pois ate agora a maioria dos que estão morrendo, são pessoas envolvidas com crimes e outros delitos, e para sua informação a maioria dos crimes estão acontecendo em cima de uma motocicleta, se informe.

Deixe um comentário