Há quase três décadas o empresário Francisco Carlos de Oliveira realiza a maior romaria de devotos de São Francisco que parte do Maranhão rumo à Canindé, no Ceará, onde o santo é venerado por milhares de brasileiros.
De Codó, partem até 20 caminhões lotados de gente interessada em pagar promessas, agradecer ao santo milagreiro. Muitos são os devotos que já vão até pela vigésima vez, sempre aproveitando a oportunidade gerada pelo empresário que recebeu a missão de seu pai José Pedro Oliveira.
O que Chiquinho Oliveira faz também é um ato de devoção à São Francisco, mantido rigorosamente há quase 30 anos. A promessa dele é levar as pessoas à Canindé, cada ano em número maior, de forma gratuita.
A romaria é tão tradicional que em Canindé recebe tratamento especial por parte das autoridades locais que fornecem segurança total à caravana e alojamento. Francisco Carlos de Oliveira vai todos os anos visitar os romeiros e também participa da grande procissão realizada na cidade cearense.
PREPARATIVOS
Este ano, a organização da romaria já começou a se mobilizar estabelecendo datas importantes para os romeiros. Por exemplo, a inscrição dos interessados vai ocorrer em um único dia.
Será realizada dia 30 de setembro e é importante que todos fiquem atentos para não perder a inscrição que garante a passagem gratuita, ida e volta, Maranhão/ Ceará.
As homenagens à São Francisco, em Canindé, serão realizadas em 2012 entre os dias 10 e 20 de outubro. A romaria de Codó vai sair dia 17 de outubro, retornando na tarde do dia 21.
A organização está avisando de forma antecipada para que o maior número de pessoas possível compareça ao local da inscrição, dia 30 de setembro.