Natural de Loreto – Maranhão, codoense de coração. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Fez Mestrado em Administração de Sistemas Educacionais, na Federal do Rio de Janeiro. Participou de Curso de Alfabetização na Universidade Católica de Milão.
Tem uma história profissional que expressa uma vida dedicada ao ensino fundamental, à educação de nível superior e à extensão universitária.
Reconhecida pela sua preocupação, seu esforço, sua incansável dedicação em buscar alternativas para os desafios da educação do século XXI. Coordenou e/ou participou de muitos cursos de extensão, treinamentos, seminários, oficinas, voltados para a capacitação de recursos humanos que atuam no âmbito da educação, da ação social.
Como membro do Projeto “Educação Rural”, implantou escolas para alfabetização de adultos, em dezoito municípios maranhenses. Foi professora da rede estadual por um período de vinte e cinco anos. Coordenadora do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária CRUTAC, em Codó, de 1972 a 1974 e com o apoio da equipe local e acadêmicos de diversas Faculdades, implantou uma gama de projetos, ações, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das camadas populares, da área de abrangência do Centro Universitário de Codó. Assessora da Pró-Reitoria de extensão da UFMA; professora do Curso de Pedagogia da UFMA durante vinte e cinco anos. Em 1999, coordenou o Programa Alfabetização Solidária; instalou 120 classes deste programa no município de Codó e 60 em Afonso Cunha. Lecionou nas Escolas: Senador Archer, Colégio Codoense, Luzenir Matta Roma e na Escola Santa Filomena. Em 1989, assumiu a diretoria do Campus VII. Foi membro titular do Conselho de Assistência Social, bem como, de Instituições não Governamentais, de diversas Pastorais e Movimentos Sociais.
Apoiada por parceiros de lutas, de buscas, de conquistas, ajudou implantar o ensino de 3° grau, em Codó e continua trabalhando na Faculdade de Educação do Campus VII.
Simples, habitualmente alegre, de “bem com a vida”, sensível, disponível, solidária, é grata a todos que fazem parte da história da UFMA no município de Codó. Vive contente, feliz por ter prestado alguns serviços à causa educativa maranhense. Defensora da paz.
Sonha, torce, espera que a Universidade amplie seu universo de atendimento, conquiste uma projeção local, regional, fortaleça à participação de seus servidores na definição de políticas de produção e difusão de conhecimentos, tenha uma dinâmica administrativa – acadêmica, capaz de promover uma formação profissional qualificada para todo o seu alunado.
Enfim, é uma educadora que leva a sério sua profissão e que procura ser digna das incumbências ou missões recebidas. Por entender que o impacto do processo tecnológico, da explosão do saber e a globalização, exige constante atualização, considera-se uma eterna aprendiz.
A sua presença em Codó, foi durante quase cinco décadas, sempre marcada por uma valiosa contribuição ao município, como figura humana por excelência que é, e pelos imensuráveis serviços prestados à comunidade codoense.
Na gestão do prefeito José Inácio (1989/1992), como homenagem, foi dado o seu nome a uma Creche, no Bairro São Pedro. É Cidadã Codoense, merecidamente, título outorgado pela Câmara Municipal, conforme Lei n° 909 de 15 de setembro de 1989. Participou do Rotary Clube de Codó, tendo ocupado a Presidência no ano rotário (1995/1996).
Fundadora da Associação Cultural Codoense Antônio Almeida Oliveira e do Instituto Histórico Geográfico de Codó, ocupante da cadeira n° 18, patroneada por Flávia Maria de São Luis (Madre Flávia).
Codó – MA, 10 de março de 2014. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito.
One Response
Dra. Iramary uma grande mulher! Talvez ela não saiba, mas tive uma grande inspiração, nessa época eu frequentava o Interact – que era um clube para juvenis do Rotary. Foram momentos inspiradores pela sua destreza e maestria. Muito obrigado!