PÁGINAS DE CODÓ (LXXIX) – CARLOS JORGE FRANCIS

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Filho de Amélia Tadrus Francis e Jorge Francis. Nasceu na cidade de Malula, Síria, no dia 04 de janeiro de 1911. Estudou em sua cidade natal, onde, além de falar corretamente a sua língua pátria, estudou o idioma francês.

Acompanhando seus pais, veio para o Brasil, fixando-se em Codó, ainda adolescente, enfrentando os costumes, o clima e a língua de um país estranho. Comerciante bem sucedido e conceituado no Estado. Foi um dos presidentes da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Codó.

Grande maçom. Fundador da “Loja Maçônica Deus e Caridade nº 02” e “Loja Maçônica Liberdade e Justiça nº 08”. Juntamente com os maçons, construiu o Palácio Maçônico, localizado na Rua Henrique Figueiredo, edificou também o prédio do Colégio Ananias Murad, ao lado da Loja Maçônica.

Em razão dos relevantes serviços prestados em prol da maçonaria, foi eleito Grão Mestre da Grande Loja do Maranhão, onde permaneceu no cargo por vários mandatos consecutivos. A grande Loja do Maranhão ficou sediada em Codó, durante os mandatos do Sereníssimo Carlos Jorge. Após a sua gestão, a Grande Loja se instalou na capital do Estado.

Carrim, como era chamado pelos amigos, sempre procurou ajudar aqueles que estavam à sua volta. Homem sério, honesto, trabalhador e conselheiro. Foi um grande herói.

A Grande Loja do Maranhão, instituiu a comenda Carlos Jorge Francis, homenageando o grande maçom.

Era casado com Ana Buzar Francis, viúva, e desse matrimônio nasceu Zarife, filha única.

Faleceu no dia 16 de junho de 1979.

Codó – MA, 07 de julho de 2014.                                                             Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito

Deixe uma resposta