PAGINAS DE CODÓ (LXXVIII) – PEDRO TIMÓTEO DOS SANTOS

Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Nasceu no povoado Santa Teresa, município de Caxias, no dia 15 de junho de 1935. Filho do casal João Timóteo dos Santos e de Cristina Ferreira Lira.

A família mudou-se para a povoação Poço Verde, município de Codó. Por motivos diversos, em 1945, passou a residir em terras de Miguel Zaidan, lugarejo Riacho Seco.

Desde cedo, trabalhou na roça, ajudando seu pai e estudando em casa com professor “leigo”, ao mesmo tempo, aprendeu o ofício de carpinteiro. Aos dezoito anos (1953), veio para Codó, prestar serviço militar no antigo Tiro de Guerra, denominado Tiro de Guerra – 195 de Codó.

O seu pai conseguiu algum recurso e comprou a propriedade “Santana Velha”, onde morou com a mulher e seus filhos.

Retornou para juntos dos pais em 1957 e conheceu a piauiense Maria do Carmo, com quem casou-se no dia 26 de julho de 1958, na Igreja de Santa Rita e Santa Filomena, o casamento celebrado pelo Monsenhor Cincinato.

Residindo em Codó desde 1960, passou a trabalhar na SUCAM, Loja de Chebl Tânios, Fiscal da Prefeitura, nas administrações: Moisés e José Anselmo e ainda, como apontador da firma Mendes Júnior, quando construiu a estrada Independência a Dom Pedro.

Acompanhou o líder político Talmir Quinzeiro de quem guarda gratas recordações.

Aposentado, assim também a esposa Maria do Carmo Costa Santos, vivem na propriedade Santana Velha, em sensível desenvolvimento. Possui na sua propriedade comércio, escola, poço artesiano, servindo seus moradores.

Para coroamento de sua vida como pessoa religiosa, o filho Hernane Costa Santos, ordenou-se Frei na cidade de Belém do Pará, onde celebrou a Primeira Missa em 18 de dezembro de 2004, em sua cidade natal na Igreja de São Francisco e na localidade Santana Velha, na qual residem seus pais.

Pedro Doca, conhecido assim pela comunidade codoense, é um homem íntegro, trabalhador e muito tem contribuído para o progresso de Codó.

Faleceu em 10 de novembro de 2008.

Codó – MA, 30 de junho de 2013.                                                                     Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antônio Almeida Oliveira”.

Texto colhido  do Livro Codoense & Não Codoenses, aguardando publicação

Deixe uma resposta