Escritor Carlos Gomes
Escritor Carlos Gomes

Maranhense, nascido a 21 de dezembro de 1955, na cidade de Codó, filho de Sebastião Marinho Falcão e Teresinha de Jesus Lima Falcão. Professor Falcão assim chamado, é evangélico, casado com Irlane Martins Franco.

Estudou nas Escolas: Governador Archer, Colares Moreira e Senador Archer, concluindo nesta última, o curso primário. Posteriormente, ingressou no Colégio Codoense, através de exame de admissão, onde concluiu o ginásio e a 1ª série do 2º grau.

Em 1975, transferiu-se para São Luis, capital do Maranhão, para estudar o 2º grau, na Escola Zoé Cerveira, após concluí-lo, foi aprovado no vestibular para o curso de Física (Licenciatura Plena), na Universidade Federal do Maranhão.

Professor Doutor Falcão
Professor Doutor Falcão

Como estudante universitário, foi presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Física e monitor da disciplina – Campos e Ondas. Participou de vários Seminários, dentre eles “Energia Nuclear, como Fator de Desenvolvimento”; “Energia: Fontes Convencionais e Não Convencionais”.

Em agosto de 1982 iniciou suas atividades como professor, lecionando no Centro de Ensino de 2º grau, Gonçalves Dias, em São Luis. No ano seguinte, ingressou no curso de Pós-Graduação em Física, da Matéria Condensada (Estado Sólido), na Universidade Federal do Ceará. Concluindo o curso em 1985, retorna a São Luis, permanecendo até 1986, como professor do colégio Gonçalves Dias onde já havia lecionado. No mesmo ano retornou para sua terra natal, como docente do Centro de Ensino de 2º grau Luzenir Matta Roma, além de professor de Física e Matemática, exerceu a função de Diretor – Adjunto.

Na administração do prefeito Ricardo Archer, assumiu em 1997, o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura, realizando em excelente trabalho.

Convidado a ingressar na política, filiou-se ao partido Republicano Progressista – PRP, concorreu em pleito eleitoral, sendo eleito vereador em outubro de 2000 com 566 votos. Como vereador, participou da Mesa – Diretora da Câmara, como 1º Secretário, para o biênio 2001/2002, e reeleito para o biênio 2003/2004. Foram seus pares no Parlamento Municipal: Araújo Neto, Argemiro Filho, Carlos Fernando, Clélio Guerra, Figueredo Júnior, Getúlio Zaidan, Hildenberg Oliveira, Idelfonso Barros, Jardiel Reis, João de Deus, Mana Murad, Ricardo Reis, Sargento Lima, Telma Béliche e Valdeque Frota.

O professor Falcão é um educador comprometido com as práticas pedagógicas, contribuindo assim para o desenvolvimento dos estudantes da terra codoense.

Codó – MA, 06 de outubro de 2014.                                                       Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, inédito.

3 Responses

  1. Prof. Falcão é um educador por excelência na cidade de Codó, no ESTADO DO MARANHÃO, e referência para o BRASIL. Tem um bom caráter, moral íntegra,e muito ético,tem grande responsabilidade familiar, e, Como cidadão político cumpre todos os seus deveres e tem contribuído para a conscientização dos jovens e da sociedade em geral. Professor Carlos Gomes, tem sido referência no reconhecimento das grandes personalidades da nossa cidade.

  2. VOCÊ ESQUECEU DE CITAR NA LISTA DOS PARES, O ENTÃO VEREADOR SEBASTIÃO CARDOSO, QUE ALIÁS , PRESIDIU A CASA NO BIENIO 2003/2004 E TEVE COMO SECRETÁRIO O REFERIDO HOMENAGEADO – PROFESSOR FALCÃO.

  3. Os meus mais sinceros agradecimentos a DEUS pela minha vida, ao Professor Carlos Gomes, e ao blog do amigo Acélio Trindade, pelo reconhecimento da minha trajetória, e como cidadão político social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADES