
Hoje, levamos ao conhecimento dos leitores codoenses dois FATOS, que julgamos da maior importância.
O primeiro deles tem como protagonista, o ilustre codoense, Antônio Almeida Oliveira, nascido a 17 de outubro de 1843, na “Fazenda Sítio do Meio”, deste município.
A sua biografia é muito rica, de uma importância invejável pelos inumeráveis serviços prestados, em diversas áreas do conhecimento, mas, nestas linhas, referimo-nos a dois acontecimentos, apenas.
Por volta de 1870, no Império, foi Ministro da Marinha e, em 1879, nomeado Presidente da então Província de Santa Catarina, cujo mandato revestiu-se de vários feitos em favor dos catarinenses, logo após, foi eleito Deputado Federal.
É oportuno frisar que na cidade de Codó existe a Associação Cultural Antônio Almeida Oliveira, em homenagem ao insigne codoense.
O segundo FATO, refere-se ao Coronel Luís Alves de Lima e Silva, nomeado pelo Imperador Dom Pedro II, Presidente da Província do Maranhão, em 1839. Dentre as inúmeras atribuições de um governante, ainda lhe foi atribuída à pacificação da Guerra da Balaiada.
Após visitar as localidades, onde estiveram os insurretos, destinou-se à vizinha cidade de Caxias, singrando as águas do Rio Itapicuru, em uma barcaça, estando em péssimas condições de navegabilidade, devida a sua profundidade, que na sua grande extensão, havia lugares que não ultrapassava cinco palmos.
Por esta razão desembarcou em Codó, no dia 01 de novembro de 1841, permanecendo até o dia 02. Assistiu a uma missa celebrada na varanda de uma residência, chovia bastante.
De Codó rumou para Caxias com os seus companheiros, cavalgando, por um “terreno pedregoso, ao lado esquerdo do Rio Itapecuru” até chegar a Caxias.
Essa passagem do ilustre soldado, Patrono do Exercito Brasileiro – Duque de Caxias é sem dúvidas, um fato que engrandece a terra codoense, assim como, o fato já mencionado sobre Antonio Almeida Oliveira.
Como é bonita a História da nossa querida Codó!
Codó-MA, 06 de maio de 2013 Prof. Carlos Gomes.