Nasceu na cidade de Codó, Maranhão, a 26 de junho de 1945, filho de Walter Zaindan Gonçalves e Maud Godinho da Veiga Gonçalves. Cursou o primário, hoje ensino fundamental, no Colégio Colares Moreira, nesta cidade de Codó, de 1953 a 1957.
Aprovado em 1957 no exame de admissão ao Ginásio, denominado curso secundário. Iniciou o curso ginasial no Colégio Codoense em 1958, cursando ali a primeira série, transferindo-se em 1959 para o Ateneu Teixeira Mendes do Professor Solano, em São Luis, onde cursou a segunda série, transferindo-se no ano de 1960 para o Colégio Maristas, concluindo o curso ginasial. No período de 1963 a 1964, cursou o primeiro e o segundo ano do segundo grau, no Colégio São Luis do Professor Luis Rego.
No ano de 1965, retornou a Codó, instalou um escritório um escritório de representação comercial, exercendo esta atividade até dezembro de 1967, quando foi nomeado titular do Cartório do 3º Oficio, da Comarca de Codó, pelo então governador do Estado do Maranhão, José Sarney, que havia sancionado a lei criando o referido Cartório.
Exerceu algumas funções na comunidade codoense: de 1968 a 1970, foi o primeiro secretario da Loja Maçônica Liberdade e Justiça nº08; de 1969 a 1970, foi secretario do Rotary Clube de Codó, sendo homenageado pelo mesmo Clube, recebendo o titulo de Honra ao Mérito, no ano de 1970; presidente da Loja Maçônica Deus e Caridade nº 02 – (1973/1974).
No ano de 1978, recebeu o diploma de Curso a distância, do Código de Processo Civil da Editora Forense e no ano de 1984, foi diplomado em Contabilidade (curso médio) pelas Escolas Associadas do Estado de São Paulo, também em Curso a distância.
Diretor da Sociedade Esportiva e Cultural Nacional, no período de 1986 a 1989; membro da Junta Disciplinar Desportiva – 1990/1991; eleito pelos funcionários e Juízes do Judiciário da Comarca de Codó, Funcionário Padrão – (1991). Durante vários períodos, foi nomeado para exercer as funções de Escrivão Eleitoral, da 7ª e da 69ª Zona Eleitoral, nesta Comarca.
Carlos Zaidan, como todos o conhecem em Codó, é uma pessoa voltada para a literatura e vez por outra, escreve alguns artigos e considerações que são publicados em jornais locais.
Pelo gosto da leitura adquiriu conhecimentos que o faz um profundo conhecedor, tanto da história da humanidade quanto dos tempos modernos, pessoa de fácil diálogo e entendedor da natureza humana nos seus diversos aspectos. Pai de quatro filhos, deseja ardentemente que todos adquiram o hábito da leitura, pois acredita piamente que através dela e da educação,o homem alcançará o desenvolvimento necessário para elucidação de seus problemas.
Sócio fundador do Lions Clube de Codó, da Associação Cultural Codoense Antônio Almeida Oliveira e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante da cadeira nº 10 – patrono Hemetério José dos Santos.
Codó – MA, 25 de novembro de 2013. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação
5 Responses
Esse só lembra da elite…… de codó.:
Cuidado com a saude FREDE, RECALQUE é doença grave.
CARLOS MAGNO DA VEIGA GONÇALVES, UM EXEMPLO DE HONESTIDADE E COMPORTAMENTO SOCIAL. TRATA-SE DE UM CIDADÃO ESPELHANDO A RETIDÃO E A DIGNIDADE ENSINADA POR SEU PAI, O SAUDOSO WALTER ZAIDAN. PARA ELE, O MEU ABRAÇO.
Pena que esse Frede, coordenador da ELITE DOS …… não sabe ler.
Sendo um dos 4 queridos filhos, pronuncio-me para reafirmar q Carlos Magno da V, Gonçalves é homem admirado pelo seu caráter e honestidade, espelho para todos nos 4 filhos q o amam demais.