Filho de Codó, nascido a 06 de agosto de 1923, foram seus pais, Benedito e Maria José Carvalho. Dedicou-se ás letras e ao magistério. Cursou o jornalismo, mantendo uma coluna no jornal o “Combate”, no qual foi redator (1954/1955).
Considerado grande orador sacro, poeta e escritor. Autor de várias Poesias publicadas em diversos jornais do pais; musicista, autor da letra e musica do hino da cidade de Pedreiras (MA); várias composições musicais – “Uma Janela para a Noite”.
Sócio da Associação de Imprensa, Vice-Presidente do Centro Nacional de Estudos Cooperativos (Seção do Maranhão). Diretor Geral do Departamento de Educação (1961/1962), Vice-Reitor Pedagógico da Fundação Universidade Federal do Maranhão (1967/1968), Membro da Academia Maranhense de Letras, Membro do Conselho Estadual de Educação (1963/1966), Presidente da Aliança Francesa (Seção do Maranhão -1963), Diretor Executivo do Convênio Estadual MEC-USAID, Diretor Executivo do Fundo Estadual de Ensino, Reitor da Universidade Federal do Maranhão.
Exerceu o Magistério em vários colégios, no interior e na capital – Colégio Santa Teresa e Escola Técnica de São Luis. Professor Universitário e da Rede Estadual de Ensino.
Os Cargos relacionados foram exercidos com a maior relevância pelo ilustre codoense. Agraciado pelas seguintes condecorações: Cavaleiros das Palmas Acadêmicas, pelo Governo Frances; Ordem do Mérito Timbira (1954); Medalha dos 350 anos de São Luis (1962).
Homenageado pelo prefeito Reinaldo Zaidan (1981), dando seu nome a uma escola do município, localizada no povoado Lagoa do Leme, homenageado ainda, através do colégio estadual que ostenta seu nome, situado na rua Frei Henrique do Coimbra, bairro Trizidela.
Faleceu o filho ilustre de Codó no dia 27 de dezembro de 1972.
Codó – MA, 09 de dezembro de 2013. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação