
Libanês da Cidade Zahli, Líbano. Nasceu no dia 6 de janeiro de 1905. Filho de João Buzar e Nagibe Matram Buzar.
Deixou sua terra natal em 1922, vindo morar no Brasil. Inicialmente esteve em Recife, posteriormente, em Itapecuru-Mirim neste Estado e por fim, Codó, cidade que escolheu para morar em definitivo.
Era casado com Maria de Lourdes Béliche, de cuja união conjugal nasceram os seguintes filhos: Olinda Buzar Machado, João Buzar Neto, Nagib Buzar Filho, José Antônio Buzar, José de Jesus Reis Buzar, Teresinha de Maria Buzar Oliveira, Maria de Fátima Béliche Buzar e José Francisco Béliche Buzar.
Iniciou suas atividades comerciais no ramo de beneficiamento e comércio de arroz e algodão, além de outros produtos, vendendo-os para importantes firmas da Capital, como Chames Aboud, Martins & Irmãos, dentre outras.
Pioneiro no ramo cinematográfico em Codó, fundou o Cine Olinda, tempos depois adquiriu o Cine São Luís, este funcionou até a década de 80. Foi o presidente da Associação Comercial de Codó. Um dos fundadores do Rotáry Club de Codó, em 30 de outubro de 1959. Sócio fundador do Clube Cultural e Recreativo Guarapary, da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), hoje CNEC, cuja instalação ocorreu no dia 19 de outubro de 1952.
Como pecuarista, conseguiu a aprovação de um projeto na SUDENE para a exploração da atividade agropecuária. Com o companheiro e empresário Naby Sálem realizavam a Festa do Algodão, evento de grande repercussão no estado, pelo que representava para a economia local e além das fronteiras do Maranhão.
Construiu uma ponte de madeira sobre barcas, no Porto do Juá, ligando o bairro Trizidela ao centro da cidade.
Pelos seus relevantes serviços prestados ao município de Codó, recebeu da Câmara Municipal, o merecido Título de Cidadão Codoense e uma das Praças da cidade no bairro Santa Filomena recebeu o seu inolvidável nome. Ainda é homenageado com uma escola que leva o seu nome, localizado entre a cidade e o povoado Km 17.
Era uma pessoa muito querida na comunidade codoense, incapaz de molestar o seu semelhante. Sempre com o sorrido aberto. Patrono da Cadeira n.29 do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, que tem como ocupante seu genro Francisco Carlos de Oliveira.
Faleceu no dia 08 de maio de 1985.
Codó – MA, 29 de julho de 2013. Prof. Carlos Gomes.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação. Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense Antônio Almeida Oliveira e do Instituto Histórico e Geográfico de Coó.
8 Respostas
Parabéns Prof.Carlos Gomes,por esta Lembrança e Justa Homenagem na sua Coluna Páginas de Codó (XXVI)ao Ex.Empresario Nagib Metram Buzar,(In Memoria)Ficamos Felizes e Contentes,ABRAÇOS.
AO PROFESSOR CARLOS GOMES FICA AQUI O NOSSO CARINHO E AGRADECIMENTOS POR RESGATA A NOSSA HISTORIA. ESPERAMOS ANSIOSOS O LANÇAMENTO DESTE LIVRO TÃO IMPORTANTE PRA NOSSA CIDADE. O SR. NAGIB BUZAR, NÃO PODERIA FICAR DE FORA DESSA HOMENAGEM. ELE QUE FOI CONSIDERADO UM PAI E AMIGO PRA MUITOS POBRES DA NOSSA CODÓ! UM EMPRESARIO BEM SUCEDIDO E INFLUENTE NA NOSSA AMADA CIDADE. NA CULTURA. NAS FESTIVIDADES RELIGIOSA DE NOSSA CIDADE. SANTA RITA E SANTA FILOMENA, SÃO SEBASTIÃO, SÃO RAIMUNDO NO POVOADO SACO, DE BLOCOS CARNAVALESCO, DA FESTA DO ALGODÃO E BABAÇU COM O AMIGO NABY SALÉM, COM O SEU CINEMA. NO ESPORTE COM SEU TIME DE CORAÇÃO O FABRIL E O MOTO CLUBE DE SÃO LUIS – MA, NA SAÚDE,(DOANDO UM PRÉDIO ONDE FUNCIONOU O PRIMEIRO HOSPITAL DE CODÓ AO MEDICO DR. JOSÉ ANSELMO ONDE HOJE FUNCIONA O INSTITUTO MANÁ NA RUA SIMEÃO DE MACEDO CENTRO). NA POLÍTICA FOI CORRELIGIONÁRIO DE SEBASTIÃO ARCHER, RENATO ARCHER, CLODOMIR MILET, JOSÉ ANSELMO, BILÓ MURAD, JOÃO CASTELO, JOSÉ SARNEY. FOI MEMBRO E REPRESENTANTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DO MARANHÃO EM CODÓ. AGROPECUÁRIO, SEM DUVIDA FOI UM CODÓENSE DE ADOÇÃO E DE CORAÇÃO. UM ABRAÇO AMIGO CARLOS GOMES! FAMÍLIA BUZAR.
PROFESSOR CARLOS GOMES , A FAMÍLIA ” BUZAR ” AGRADEÇE A HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO E INESQUECIVEL “NAGIB METRAM BUZAR” .
AINDA BEM Q FICOU SOMENTE NA LEMBRANÇA DE ALGUNS O FAMÍLIA DE GENTE…………. ………………….
ELEITOR , COM CERTEZA ELE FICOU NA LÊMBRANÇA DAS PESSOAS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONVIVER QUANDO ELE ESTEVE CONOSCO , FOI UM BOM ESPOSO , PAI , AVÔ , TIO , CUNHADO . DE UMA FAMÍLIA HONESTA , RICA , TRABALHADORES , FARTA , SIMPLES , AMIGA DOS AMIGOS , ENFIM AGRADEÇER A DEUS POR NOS TÊR DADO UM GRANDE HOMEM ” NAGIB METRAM BUZAR ” PARA CONSTRUIR UMA GRANDE FAMÍLIA EM NOSSA CODÓ , UM ABRAÇO !
A revitalização do antigo espaço do cinema poderia ser feita através de uma campanha popular?
Existe um programa do Ministério da Cultura, voltado para a revitalização de cinemas em cidades do porte de Codó.
Se isso for possivel, conte comigo para recuperarmos o cinema fundado pelo Sr. Nagib Buzar.
Abs,
Francisco Pereira da Silva
Belo homenagem.
Só sinto por ele não ter conhecido o neto que mora no Rio Grande do Sul.
Oque houve ,Sr. Acelio , não ficaste curioso sobre a última resposta ali, de 2015???……