Fale com Acélio

Professor Carlos Gomes
Professor Carlos Gomes

Nascido aos 11 dias do mês de março de 1920, na cidade maranhense de Caxias, filho de Antônio Costa Quinzeiro e Arabela Ramos Quinzeiro. Radicou-se em Codó desde 1942, quando a convite de seu padrinho Gaspar Silva, então Agente da Estação da Estrada de Ferro São Luis – Teresina, para confeccionar-lhes alguns ternos. Como bom alfaiate, montou sua alfaiataria na Praça Ferreira Bayma.

Trocou de profissão. Tornou-se comerciante e empresário rural. Casou-se com Maria José Costa Quinzeiro, com a qual teve dez filhos. Autodidata, estudou até o 4º ano primário na escola convencional e completou sua formação humanística com a leitura.

Dentre as suas atividades publicas, exerceu a vereança de Codó, em 6 mandatos, de 1951 a 1971 e 1983 a 1986, vice-prefeito de Codó no quadriênio de 1972 a 1975. Sócio Fundador e Presidente do Rotary Club de Codó, Fundador e Diretor da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru, em vários mandatos, Fundador e Presidente do Clube Recreativo e Cultural Guarapary, Sócio acionista da antiga Companhia Telefônica de Codó.

No parlamento municipal, orientou a estrutura dos serviços administrativos, modernizando-os. Exerceu o cargo de Suplente de Juiz de Direito da Comarca de Codó, escolhido pelas suas virtudes de cidadão íntegro.

Como vereador, destacou-se entre seus pares, pelo seu espírito conciliador e operosidade na elaboração de projetos e requerimentos ao Executivo Municipal. Participou da Mesa-Diretora da Câmara,  como vice-presidente (duas legislaturas: 1956-1966 e 1971 -1972) como também, foi primeiro secretário – 1966/1967. Membro da Comissão de Finanças (1963 a 1971).

Destacamos alguns projetos de Lei de sua autoria:

Projeto nº 15/71 – concede Condecoração, Comenda do Mérito Codoense a Educadora Maria Alice Machado.

Projeto nº 16/71 – concede Comenda Mérito Codoense a Professora Carmem Palácio Lago e ao Senador Sebastião Archer da Silva.

Projeto nº 14/72 –  determina o uso obrigatório da Bandeira do Município de Codó em solenidades públicas, em todo o Município de Codó.

Projeto nº 09/87 – reconhece de utilidade pública o Clube de Mães, do Distrito de Cajazeiras, neste município.

Projeto de Lei nº 02/88 – concede o Titulo de Cidadão Codoense ao Dr. João Alberto de Sousa.

Como verificamos, Talmir Quinzeiro, foi um Lídimo representante da população codoense na Câmara Municipal, integrado aos problemas do município, por haver abraçado esta terra que o acolheu nos primórdios da década de 40.

Era casado com Maria José Costa Quinzeiro, da união conjugal, nasceram dez filhos.

Lamentavelmente, Codó perdeu este ilustre caxiense, que o adotou com seu filho, por falecimento em 16 de maio de 1996.

Patrono da cadeira nº 15, do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante Luiza d’lly Alencar de Oliveira.

Codó – MA, 12 de agosto de 2013.           Prof. Carlos Gomes.

Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.

Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação

7 comentários sobre “PÁGINAS DE CODÓ XXVIII – Talmir Costa Quinzeiro”

  1. Ao cumprimentar o Professor Carlos Gomes e ao Jornalista Acélio Trindade, parabenizo-os pelo resgate da memória de Talmir Quinzeiro, um codoense de coração, que dedicou sua vida pública a Codó dando-lhe e o melhor de sí, de suas energias, de suas ideias e sua vida privada a formar e criar uma famíli centrada nos princípios morais e na caridade. Parabéns também pelo blog informativo e vibrante, ponto alto das comunicações codoenses.

  2. Agradeço de coração esta nota do egrégio professor Carlos Gomes sobre a memória do nosso saudoso genitor e patriarca, cuja trajetória de vida merece decerto um livro para legar aos nossos contemporâneos, principalmente à nova geração que teria muito a lucrar com as inestimáveis lições de vida deste irmão solidário, pai exemplar, cidadão probo, homem público atuante e ético, comerciante arrojado e bem sucedido, filantropo por vocação e amigo por devoção de todos humildes e necessitados.
    Indubitavelmente a página mais exuberante e sublime da sua biografia, ao lado da sua índole empreendedora, foi sua atuação filantrópica, por exemplo salvando inúmeras vidas de rebentos e mães em dificuldades de parto nos rincões mais longínquos da zona rural codoense, atendendo apelo desesperado do portador apavorado, isto muitas vezes em plena madrugada, quando lá ia nosso herói sem quaisquer resmungos, pular da cama, pegar seu velho jipe, passar no hospital (antigo FCESP) para pegar um enfermeiro com sua caixa de primeiros socorros e rumar para o resgate da parturiente entregue a uma parteira sem mais recursos a empregar. E sabem qual a recompensa que recebia?…o filho salvo, como afilhado. Tanto que possuía dezenas, talvez centena deles, cujos batizados muitas vezes foram coletivos para admiração do pároco local.
    Aqui poderíamos declinar outros tantos lindos casos de assistência humanitária anônima deste ser de luz, mas como o espaço não comporta, deixo para uma próxima ocasião, com meu abraço fraterno a todos os leitores e conterrâneos queridos da minha amada Codó

  3. Eu tive o prazer de conhecer, conviver com o senhor Talmir Quinzeiro e desfrutar da amizade dele. Era um ser iluminado por Deus, deixou uma família linda e bem criada, todos os elogios do mundo ainda são poucos referente a este saudoso homem, o homem que tinha o coração maior que o próprio corpo, serviu como ninguém à família codoense principalmente aos menos favorecidos. Fisicamente não está mais conosco, mas viverá para sempre, na minha memória e no meu coração. Acredito que ele e meu saudoso pai (Pedro Timóteo), estão dando continuidade na amizade que teciam aqui na terra, que Deus os tenha.

  4. Tive o privilégio de conviver com “Seu Talmir”, homem íntegro e portador de um espirito de fraternidade imenso. Pena que nenhum de seus filhos tenha seguido sua veia política e continuado seus projetos de ajudar os menos favorecidos codoenses. Lembro-me de quantas vezes eu e minha família fomos recebidos em sua casa, convivendo com “Dona Maria José”, sua esposa e companheira dedicada e seus filhos, Deixou uma família que continua a seguir seus ensinamentos. Infelizmente não se encontra entre nós mas continuará para sempre em nossos corações.

  5. MARIA DAS GRAÇAS QUINZEIRO SILVEIRA filha mais velha de TALMIR QUINZEIRO, sei bem o valor deste grande guerreiro que dedicava a sua vida prazerosamente a ajudar a todos; sem dizer ‘não’ quando o ”sim”estava ao seu alcance. Deixou ensinamentos ao filhos que até hoje usam no seu dia a dia com muito exito e orgulho. Honro a ELE com uma decendencia de seis filhos todos formados e saudaveis com condutas que vêm orgulhar a seu avô e avó maria José. não podendo esquecer de meu segundo marido que veio a contribuir com minha qualidade de vida a quem devo muito respeito e afeto; Idelvan Silveira que também voluntariamente homenageia com o seu sobrenome “QUINZEIRO” do seu saudoso sogro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias