
Nasceu na cidade de Bodocó, Estado de Pernambuco, no dia 10 de abril de 1933, filho de José Marcolino da Cruz e Antônia Lócio da Cruz. Estudou o 1º e 2º grau em Pesqueira e Recife, respectivamente. É graduado em Medicina pela Faculdade Médica de Pernambuco, no ano de 1960.
Em 1961 veio para São Luís, onde foi nomeado Diretor da Unidade Mista FSESP em Codó. Dirigiu essa Unidade de Saúde por um período de 33 anos (1961 a 1994), realizando um trabalho sério e competente, que marcou época na história da Saúde do Município.
Casou-se com a codoense Amélia Maria Murad da Cruz. Dessa união nasceram 3 filhos – Sérgio, Ricardo e Sthela. Conquistou a simpatia da população, não somente pela sua condição de médico, também pela sua integração no seio da comunidade.
Como proprietário, agricultor e pecuarista, fundou com outros criadores, entre eles, Moises Reis, Reinaldo Zaidan, Waldomiro Guimarães (Milizinho) e Iran Cardoso, a Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru (ACRIVI) no ano de 1963, da qual foi o 1º Presidente. Com a participação do padre Cutrim e Moisés Reis, conseguiu com o Secretário de Educação do governo Sarney, que o pagamento dos professores e funcionários da Escola Normal Rural de Codó, ficasse sob a responsabilidade do governo do Estado.
Estudioso profundo da área da Saúde, detém os cursos: Cirurgião Geral, pela Universidade Federal da Bahia; Traumatologia – Hospital João XXIII – Belo Horizonte; Atualização em Pediatria – Maceió (Alagoas). Autor do trabalho – A Importância das Membranas Placentárias, utilizado no curativo de lesões cutâneas.
Foi Secretário de Saúde do município de Caxias – 1994 a 1996, realizou um excelente trabalho, destacando-se: abertura, recuperação, aparelhagem e funcionamento de Postos e Centros de Saúde; Hospital Materno-Infantil; Hospital Geral, Casa de Saúde, Pronto-Socorro. Contratação de médicos, enfermeiros, bioquímicos, odontólogos, assistente social, nutricionistas, psicólogos e outros auxiliares de nível médio. Adquiriu equipamentos modernos para o atendimento de serviços de urgência e emergência e exames complementares de baixa, média e alta complexidade.
Retornou para Codó em 1996, a convite de Ricardo Archer, para ser o seu candidato a vice-prefeito. Saíram vitoriosos nas urnas, sendo nomeado Secretário de Saúde do Município. A sua atuação no exercício do cargo, serve como paradigma para outros municípios Reorganizou a estrutura administrativa da Secretaria; viabilizou o município a participar da gestão plena municipal; ampliou o teto financeiro do município, possibilitando a reforma geral do HGM (Hospital Geral do Município); construiu o Pronto-Socorro e uma UTI com 6 leitos; reformou os Centros de Saúde Dr. Borborema e Maria Ferreira; ampliou a capacidade física do centro de Saúde Dr. Sebastião Reis, aumentou o número de médicos e demais profissionais da área de saúde. Firmou vários convênios, implantou projetos, a Farmácia Básica, o tratamento Fora do Domicílio (TFD), assim como outras ações, que contribuíram para a melhoria da Saúde em Codó.
Da sua segunda união conjugal com Leda Cardoso Cruz, tem dois filhos: Carlos Eduardo e Pedro Lucas. Figura humana de excepcional valor, como profissional e cidadão.
Em reconhecimento ao seu edificante trabalho, a Câmara Municipal de Codó outorgou-lhe o título de Cidadão Codoense, Lei nº 751, de 10/08/1984. Assim também, recebeu o diploma de Honra ao Mérito, conferido pelo Conselho Regional de Medicina do Maranhão.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Codó, ocupante da cadeira nº27, tem como patrono Walter Zaidan Gonçalves.
Faleceu no dia 16 de abril de 2009.
Codó – MA, 02 de setembro de 2013. Prof. Carlos Gomes.
______________________________________________________________________
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antônio Almeida Oliveira” e do Instituto Histórico e Geográfico de Codó.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação.
Um comentário sobre “PÁGINAS DE CODÓ (XXXI) – José Marcolino Júnior”
Ele tinha que ser lembrado, pois foi um medico, uma pessoa, que dificilmente encontrarei nessa vida,deixou um vazio enorme até nos lugares que frequentava, em tudo que fazia ficava gravado sua marca.