
Natural da cidade de Caxias, onde estudou até se formar em magistério, no ano de 1938. Filha de Jônatha Mesquita Magalhães e Aleides Pereira Magalhães.
Em 1939, foi nomeada professora pelo Governo do Estado, para trabalhar no povoado Palmeira do Norte, município de Codó. Naquele povoado, conheceu e casou-se com Antônio Joaquim Araújo, proprietário e político dos mais influentes no município.
Deste casamento nasceram os filhos: Antônio Joaquim Araújo Filho, médico, político de grande expressão no Município, no Estado e no cenário nacional; Raimundo Leonel Araújo, empresário e político; Danilo Celso Magalhães Araújo, engenheiro civil e Cleide Magalhães Araújo, administradora de empresa, com exceção de Raimundo Leonel Araújo, os outros filhos já faleceram.
Desempenhou vários cargos públicos: Secretária de Educação do Município, Diretora Regional de Educação do Estado e Diretora do Grupo Escolar Raimundo Muniz Bayma, durante muitos anos, por onde se aposentou.
A educadora Neyde Magalhães contribuiu para a educação de centenas e centenas de jovens deste município. Foi uma líder política e incentivadora para que seus filhos e netos ingressassem nesta importante carreira, obtendo sucesso almejado.
A inesquecível professora Neyde Magalhães Araújo, faleceu a 4 de fevereiro de 1990, em sua residência, á rua Coelho Neto, nesta cidade, onde foi velada pela família, colegas do magistério, ex- alunos e um grande número de amigos, que acompanharam o cortejo fúnebre ao Cemitério Central.
No bairro Codó Novo, um imponente colégio, ostenta o nome desta grande educadora.
Codó – MA, 07 de outubro de 2013. Prof. Carlos Gomes.
Sócio Fundador da Associação Cultural Codoense “Antônio Almeida Oliveira”.
Transcrito do Livro Codoenses & Não Codoenses, aguardando publicação