Fale com Acélio

Estivemos no HGM, na manhã do dia 26 de junho. Constatamos que chegar ao momento da mãe da criança (ou o pai)  esperar ser chamada pelo pediatra para a consulta está levando dias e noites  de tentativas em Codó.

 Raimundo Lisboa
Raimundo Lisboa

“Demora, só tem um número limitado de marcações e a gente tem que chegar cedo”, nos confirmou a jovem dona de casa Jaciara Cruz

Chegar cedo representa dizer, segundo o lavrador  Maxuel Sousa,  que enfrentou o problema, chegar de manhã, passar o dia guardando lugar na fila e dormir na porta do hospital para aventurar uma ficha no dia seguinte.

“Terrível, meu irmão, tem gente que vem dormir de duas noites e não consegue por são só são 10 fichas, o médico só atende 10 crianças, ou seja dá uma meta, acho que não tá dando nem 40 crianças por mês, uma cidade que tem mais de 125 mil pessoas”, criticou com um filho nos braços

SÓ 10 FICHAS

Maxuel tem, absoluta, razão. Um cartaz fixado no vidro da sala de marcação de consultas avisa que na sexta-feira, único dia da marcação, cada um dos dois pediatras que existem no HGM, só podem ter marcadas apenas 10 consultas.

Para quem tem dois filhos, como a dona de casa Regina Barros,  consultar com pediatra em Codó, na rede pública,  é ainda mais difícil. Se os dois adoecerem ela só pode consultar um de cada vez, assim sendo, terá que enfrentar o mesmo sacrifício duas vezes.

 “Tipo assim, eu tenho dois filhos, se eu vier eu tenho que vir duas vezes, porque é uma ficha por pessoa…UMA MÃE QUE TEM DOIS FILHOS NÃO TEM O DIREITO DE RECEBER LOGO PELAS DUAS? Não, só pode receber uma, tá ali escrito na parede, inclusive (…) tem que voltar, se quiser consultar os dois, tem que voltar”, afirmou indignada

A REVOLTA DE QUEM TENTA HÁ 1 MÊS

Encontramos Regilene Freitas Silva, que há um mês tenta marcar um retorno para mostrar o exame da filha, na saída da sala do diretor do hospital. Foi fazer um apelo dramático por uma ficha de marcação, mas saiu ainda mais decepcionada – sem ficha e sem qualquer previsão.

“Hoje não vou conseguir 5h da manhã já tinha 10 pessoas de quarta-feira dormindo pra marcar e só marca 10 fichas…E AGORA? Agora eu não sei, eu queria saber onde é que tá essas outras fichas? (…) QUANDO A SENHORA VAI VOLTAR? Não sei, agora só quarta-feira de novo pra poder marcar sexta”, criticou com água nos olhos e ar de indignação

OS “BILHETINHOS”

RAIMUNDO Lisboa, o diretor, não quis gravar entrevista, mas atendeu nossa reportagem.

Disse que só daria para aumentar o número de fichas se houvesse a contratação de mais pediatras, o que o município não tem conseguido. Em resumo, os cidadãos continuarão sendo mal atendidos sem qualquer previsão de melhora.

Revelou ainda uma metodologia que vem sendo empregada que soa como um privilégio, a meu ver, desnecessário e até prejudicial. Informou ele que, na verdade, cada pediatra deve ter marcado para si 20 consultas.

Ocorre que 10 são marcadas via sofrimento, com até um mês ou mais de tentativas na porta do hospital, dormindo em bancos de madeira ou mesmo no chão do HGM, e outras 10 são reservadas para atender ‘bilhetinhos’ do prefeito, dos secretários e dos vereadores.

Lisboa afirmou que ele atende pedidos de todos os vereadores e o que o único que nunca lhe enviou, até agora, ‘bilhetinhos’ foi Rodrigo Figueiredo (PDT).

O questionei sobre se isso não é um tipo de privilégio que prejudica quem enfrenta a fila por apenas 10 fichas e não tem acesso ao prefeito, aos secretários ou aos parlamentares. Respondeu que as indicações, que chama de agendamento, são necessárias para diminuir o número de pessoas na fila.

O tal ‘agendamento’, via pedido político,  é tão frequente que, segundo o próprio Lisboa, só há vaga atualmente para 31 de JULHO de 2015.

9 comentários sobre “PEDIATRIA – Diretor do HGM revela onda de ‘bilhetinhos políticos’ na marcação de consultas”

  1. Essa é a realidade da saúde de Codó. E ainda tem gente que morre de amores pelo Prefeito!

    Uma cidade da envergadura de Codó precisa ter uma população mais consciente e livre das amarras desses contratos temporários ou cabide de empregos.

    Orçamento para saúde não falta, independetemente de crise econômica.

    O que FALTA É A POPULAÇÃO DE CODÓ ACORDAR E PROCURAR VOTAR EM UM PREFEITO LIVRE DESSAS POLÍTICAS DE DEPENDÊNCIA DO PODERIO ECONÔMICO.

    DEIXAR DE VOTAR NESSES “VELHOS POLÍTICOS”-E AQUI ESTOU INCLUINDO ALGUNS JOVENS-VELHOS VEREADORES” E “JOVENS-VELHOS PRETENSOS CANDIDATOS QUE JÁ RODARAM NESSES GRUPOS POLÍTIOS VICIADOS” E QUE AGORA SE DIZ INDEPENDENTE!

    VOTAR EM QUEM TEM QUALIDADE, QUALIFICAÇÃO, ESTUDO E INTELIGÊNCIA PARA TIRAR ESSE MUNICIPIO DA POBREZA QUE SE ENCONTRA.

    OU ENTÃO VAMOS CONTINUAR MAIS 100 ANOS DE ATRASO E COM ESSES POLÍTICOS … E METIDOS COM …. DE DINHEIRO PÚBLICO.

    ASSIM ESTÁ CODÓ: SEM SAÚDE, SEM EDUCAÇÃO, SEM INFRAESTRUTURA E SEM REPRESENTAÇÃO POLÍTICA A NÍVEL ESTADUAL E FEDERAL!

    E QUEM PERDE COM ISSO: A POPULAÇÃO HUMILDE DE CODÓ!

  2. Isso é falta de ….. na cara e descompromisso com a população. O diacho é que o povinho ordinário e abestado continua debaixo de taca e não faz porra nenhuma.

  3. diretor meu amigo, vamos ser mais rígido! vamos para de fazer vista grossa aos problemas, bilhetinhos políticos…. feche logo esse problema, tire as 10 para o pessoal! algum espertinho da política que vah fazer particular…. isso é triste de mais, vemos ai onde ele mesmo falou que só o Rodrigo não entregou bilhetinho!! até os da ‘oposição’ entregando bilhetinho e depois querem cobrar saude de qualidade!

  4. Semana passada um amigo residente no residencial trizidela foi picado por escorpião na sua casa por volta de 1 hora da manha. recorreu ao HGM passando muito mal, infelizmente não encontrou o soro anti-escorpiônico e ai só não veio a óbito por que foi às pressas pra Timbiras, eu falei pra grande Timbiras e lá ele foi socorrido e o pior não aconteceu.A QUE PONTO CHEGAMOS . ACREDITO QUE SE FOSSE PICADO POR UMA CASCAVEL JÁ TAVA ENTERRADO A UMA HORA DESSAS.

  5. Há mais de 3 meses vou direto pro HGM tentar marcar consulta pros meus 02 filhos e até agora nada, e isso acontece primeiramente pq não tenho vinculo com nenhum politico e a segundo pq não tenho condições de pagar 60,00 (por cada marcação, 30,00 uma marcação) para alguem de la de dentro conseguir uma ficha de marcação pra mim, e sabe o que é pior é que esses politicos que fazem isso prejudicam todos nós que temos que deixar filhos dormindo sozinhos pra ir dormir no HGM e no outro dia ainda ter a mal sorte de ter sido uma noite em vão!!

    #apelo
    Prefeito Zito, reveja essa situação pois somos pessoas simples que merecemos ser olhadas com o respeito que merecemos e isso é inadimissivel principalmente por Codó está ai sendo cotado pra receber um Curso de Medicina!!!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias