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Pedro Belo
Pedro Belo

Na sessão ordinária de segunda-feira (07), o vereador Pedro Belo (PCdoB) trouxe à tona a intenção da prefeitura de Codó sobre a aplicação da Provinha Brasil com os alunos da rede pública municipal.

O vereador entende que o bom desempenho dos estudantes no teste é importante, mas não da forma de avaliação determinada pela Secretaria de Educação. Pedro Belo apresentou documentos em que provam o objetivo do Governo em maquiar o resultado da Provinha Brasil.

O problema só é maior, porque os estudantes serão submetidos a um processo de revisão das disciplinas de Português e Matemática se de segunda a quinta, enquanto ficarão sem receber aula das demais disciplinas que completam a grade curricular.

A gente não pode de maneira alguma maquiar resultado, esse resultado tem que vir do desempenho do aluno em sala de aula. Saiu como orientação da Secretaria de educação que todas as escolas tenham revisão de segunda a quinta-feira, de língua portuguesa e matemática para que os alunos se preparem”, disse.

A prefeitura estabeleceu que as escolas mantivessem os estudantes da alfabetização com aulas de revisão para que o município seja bem avaliado e possa desenhar a educação de Codó como um ensino de qualidade com índice de analfabetismo baixo.

De acordo com o vereador, a tentativa de maquiar o resultado, prejudica os alunos que terão bom desempenho em duas disciplinas, mas o grau de conhecimento nas demais ficará bem abaixo do que poderia se houvesse execução plena da grade curricular.

Se o município quer crescer em educação, pois que ele faça investimento. Que crie cursinhos para capacitar esses alunos, mas não determinar algo para tentar maquiar um resultado. Para os alunos não ter aula só para se preparar para a Provinha Brasil? Tem que prepará-los é com conteúdo durante todo o ano, isso que é importante. Nós temos é que capacitar os profissionais e dá condições dignas para os educadores e estrutura física para que esses alunos possam receber aula Isso é que tem que ser feito no município de Codó“, Disse o vereador.

Denúncia no Ministério Público

Pedro Belo garantiu que, em caso de permanência  das sugestões nas escolas, irá recorrer ao Ministério Público Estadual com a finalidade de assegurar o direito dos alunos de Codó receberem ensino de forma que possam está preparados para qualquer tipo de avaliação, não só para a Provinha Brasil.

Se o município não encaminhar resposta a esses documentos, eu vou entrar com representação junto ao Ministério Público para que entre com Ação Civil contra o município e este cumpra sua determinação como educador“, concluiu o vereador.

O que é a Provinha Brasil?

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

ASSOCM – Vereador Pedro Belo

3 comentários sobre “Pedro Belo critica governo pelo que chamou de ‘tentativa de maquiar’ resultado da Provinha Brasil”

  1. O PROBLEMA NAO E SO MAQUIAR PROVINHAS ; O PROBLEMA E MAQUIAR AS PRESTAÇOES DE CONTA DA SAUDE . EDUCAÇÃO; CONVENIOS FEDERAIS E ESTADUAIS; E NAO HA UM GRITO SEQUER NA CAMARA PEDINDO UMA CPI; SO ESSE ANO VEIO 17 MILHOES PARA SE INVESTIR EM EDUCAÇAO; O QUE VCS JA FIZERAM PARA SABER O Q FOI FEITO COM ESSE DINHEIRO;VINHERAM OUTROS 30 MILHOES PARA PAGAMENTO DE SALARIOS PARA PROFESSORES,A SAUDE JA RECEBEU OUTROS QUASE 30 MILHOES; ISSO E DEVER DE CADA VEREADOR DENUNCIAR PEDIR AS NOTAS . ESSE CAMARA DE CODO E MUITO OMISSO E CONIVENTE

  2. Não se trata da Provinha Brasil e sim da ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização:

    Avaliação nacional de alfabetização será aplicada em novembro
    Neste primeiro ano, apenas alunos do 3º fundamental farão a prova. A partir de 2014, ela será estendida aos estudantes do 2º ano. Escolas receberão resultados em abril

    O primeiro diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças brasileiras será realizado na segunda quinzena de novembro e os resultados chegarão às escolas em abril de 2014. A prova nacional de avaliação da alfabetização , oficializada na segunda-feira, faz parte de um pacto firmado entre governo federal e municípios para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.

    De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, as habilidades que serão verificadas em duas frentes de avaliação – língua portuguesa e matemática – já estão definidas. Cerca de 11 habilidades, como identificar o assunto de um texto, serão verificadas em Português e outras 18 em Matemática. “Vamos testar habilidades de leitura e escrita, numérica e algébrica”, diz Costa.

    Leia também: Emenda acrescenta formação do professores a Pnaic

    Apenas os estudantes do 3º ano do ensino fundamental de todas as escolas públicas dos municípios que aderiram ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) participarão dessa primeira prova. A partir do ano que vem, os alunos do 2º ano do fundamental também serão avaliados. Segundo o Ministério da Educação, 5,4 mil municípios aderiram ao programa.

    “É importante começarmos a avaliar os estudantes do 2º ano para que as escolas tenham tempo de fazer intervenções pedagógicas, caso seja necessário, antes que as crianças terminem esse ciclo. É fundamental que a prova seja censitária para que cada professor e escola envolvidos tenha a chance de melhorar a aprendizagem de cada aluno”, afirma o presidente do Inep.

    A expectativa do órgão responsável pela aplicação das provas é liberar os resultados sempre em abril. O primeiro já em 2014. O Inep ainda não definiu como será a divulgação dos resultados para a sociedade, mas cada escola receberá um relatório com o desempenho das crianças em cada item. O objetivo é dar subsídios para que os professores criem alternativas de aprendizagem nos assuntos menos compreendidos pelos estudantes o quanto antes.

    Nova portaria

    Os detalhes de aplicação das provas – como a matriz de conhecimentos que serão avaliados, quais as escolas que poderão participar da avaliação e a data exata em que ela ocorrerá – serão divulgados em portaria que será publicada na semana que vem pelo Inep. “Essa avaliação será um marco para o País, que mostrará os desafios onde precisamos avançar”, diz. Segundo o Censo do IBGE de 2010, 15,2% das crianças não se alfabetizam até os 8 anos.

    A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) fará parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que também engloba a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). A primeira é feita de modo amostral por estudantes dos 5º e 9º anos do fundamental e do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada. A segunda é censitária nos 5º e 9º anos do fundamental da rede pública.

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