Foi realizada na ultima quinta-feira (27) no Fórum Desembargador Arthur Almada Lima na cidade de Caxias-MA, uma audiência publica para discutir a criação de mais varas de justiça e o que fazer com o grande numero de processos.
Autoridades de varias cidades das regiões dos cocais estiveram presentes no evento, incluindo os vereadores de Codó, Gracinaldo, Chaguinha da Câmara, Pastor Max, Chiquinho do SAAE e Pedro Belo, que Fez questão de salientar a importância da criação de novas Varas de Justiça,
“Em Codó e outros municípios vamos lutar muito para que novas Varas sejam criadas e possam agilizar e qualificar ainda mais a prestação de serviços judiciais aos maranhenses. É importante que isso seja feito, pois o volume de processos que já tramitam em Codó, por exemplo, são mais que suficientes para justificar a criação de novas Varas”, finalizou Pedro Belo.
O pedido de criação de novas Varas também já foi feito pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, que em abril do ano passado, após a morte de seu filho de 13 anos de idade em um hospital em Brasília/DF, enviou ao Conselho Nacional de Justiça o pedido de criação de varas especializadas no atendimento a processos relacionados ao direito à saúde.
No pedido apresentado ao CNJ, Flávio Dino salientou o grande número de reclamação na Justiça de mau atendimento por parte dos planos de saúde, que lideram os rankings de reclamação aos Procons. Outro dado importante é que há, no Brasil, mais de 240 mil ações judiciais relacionadas à Saúde. A maior parte delas está relacionada com acesso a medicamentos, vagas em hospitais públicos e ações movidas por usuários de planos privados.
Assessoria de Comunicação/Vereador Pedro Belo