Fale com Acélio

Apresentação escolar

Junto com a ONU (Organização das Nações Unidas)  a ONG Plan  estabeleceu o primeiro Dia Internacional da Menina em 11 de outubro de 2012  e lançou um projeto chamado Por SER MENINA que visa acabar com as diferenças de tratamento entre meninos e as representantes do sexo feminino, que,  segundo Nicole Campos, coordenadora de projetos da organização não-governamental, enfrentam discriminação no mundo todo.

 “Na India existe o casamento precoce, as vezes a gente acha que não existe esse tipo de cultura aqui, mas acabava existindo porque as meninas engravidam mais cedo, tem relação sexual mais cedo, acabando um risco maior, existe a questão do abuso, o preconceito, só por ser menina a mulher já é discriminada”, frisou Nicole

OFICINAS

Acompanhamos um dia de atividades relacionadas na praça Ferreira Bayma, centro, onde a Plan contou com o auxílio da Secretaria Municipal de Educação.

Numa das  oficinas, registramos um pouco do que será trabalhado até dezembro de 2013 – quando o projeto será concluído. Meninos, previamente capacitados, mostram que as regras que estabelecem limites, até para brinquedos, são culturais e precisam ser rejeitadas pelas novas gerações.

Para Elaine Azevedo, assessora nacional de Educação/Plan, coisas do tipo cor rosa e bonecas são para meninas e bolas de futebol são  para os meninos, ou outras coisas do tipo, não possuem mais campo na atualidade.

 “Sexo é biológico, ou nasce homem, ou nasce mulher, fisicamente, mas a opção de gênero, são construções sociais e isso afeta as meninas principalmente”, explicou Elaine

CORAGEM PARA MUDAR

Garotos dão palestra sobre igualdade de gênero

Num exemplo claro de entendimento, o estudante Mateus Silva, de 15 anos,  saiu da plateia da oficina e aceitou o desafio de cuidar da boneca, diante dos estigmas da sociedade mostrou coragem e uma nova consciência sobre gênero.

 “Pode ser homem, pode ser mulher, pode cuidar de uma criança, varrer casa, ajudar nos trabalhos de casa, limpar o quintal, todo mundo tem braço perna, pode trabalhar do mesmo jeito”, salientou

Na sequência do projeto, as  amigas Thália e Gilmara e outras adolescentes continuarão sendo multiplicadoras do conhecimento que adquiriram antes do lançamento.

 “A gente trabalhou vários temas que acontecem no nosso dia-a-dia que é sexualidade, doenças DSTs, drogas, violência, vários temas que a gente aprendeu”, justificou Thália Ketolly Sudário de Lima , de 17 anos

Nas visitas que já fizeram às escolas, a conversa por ser entre meninas, praticamente, da mesma idade, tem fluído com muita naturalidade, segundo Gilmar Téles.

 “é como  é que usa a camisinha feminina o homem pode usar junto com a mulher e assim vai, a pílula do dia seguinte como que ela é usada, o anticoncepcional junto com a camisinha e assim muitos temas”, explicou

PETIÇÃO AO PODER

Além destas estratégias, a Plan, segundo explicou o gerente da Unidade de Programas da Plan, Gabriel Barbosa,  também vai chegar ao Poder Público com dezenas de assinaturas pedindo mais investimentos no cuidado com as meninas.

 “É trabalhar com os governos locais para que os governos façam mais investimentos e proporcionem espaços não só na Educação, mas também na saúde, que deem esta possibilidade de igualdade e equidade de gênero, ou seja, tratando meninos e meninas com os mesmos direitos”, concluiu Gabriel

Um comentário sobre “Plan lança projeto POR SER MENINA para trabalhar a igualdade de gênero em Codó”

  1. quero agradecer a todas as diretoras das escolas municipais que acolheram como sempre o nosso convite e deram total apoio a essa e todas as outras atividades que estavam sendo coordenadas por nós,muitissimo obrigada e vamos em frente por que Deus quis que estejamos juntos/juntas até 2016 e…
    tambem nossa gratidão a Plan,que está representada em nossa cidade por pessoas maravilhosas que eu amo de paixão…: Silvia,Lerdson,Piedade,Conceição,minha amiga chiqueza Ritinha e a Gabriel,que me conquistou…Abração a todos!!!!

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

EDITAL

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

MUNDO DOS PARAFUSOS

Av. SANTOS DUMONT
CONTATO: (99)98161-3612

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Cacau Show – Codó-MA

 

Reginaldo

Baronesa Janaína

SÔNIA VARIEDADES

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias