POLÍTICA – Ricardo Murad vive dúvida sobre reeleição este ano

Ricardo Murad
Ricardo Murad

O secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB), estuda abrir mão da disputa de reeleição na Assembleia Legislativa, caso a governadora Roseana Sarney (PMDB) opte por não renunciar ao comando do Executivo para disputar o Senado Federal, e permaneça à frente da administração estadual até o fim de seu mandato, que vai até 31 de dezembro.

Isso ocorreria na possibilidade de não haver consenso entre os membros da base governista na Assembleia Legislativa, em relação ao candidato que deve disputar a eleição indireta na Casa. Roseana já assegurou às demais lideranças de seu grupo que somente renunciará se todos os deputados governistas apoiarem o nome que for escolhido pelo grupo para a indireta.

A análise de Ricardo Murad é confirmada por fontes do Governo. O secretário, no entanto, jamais tratou do tema oficialmente com a imprensa. Ontem O Estado tentou contato com o peemedebista, mas não conseguiu.

A decisão do secretário teria por objetivo assegurar, ao lado da governadora Roseana Sarney e de toda a equipe de primeiro escalão do Executivo, a conclusão dos programas de Governo. Até o fim do ano, Murad tem como meta entregar todos os 72 hospitais do Saúde é Vida. Até o momento, 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 37 hospitais foram entregues nas mais diversas regiões do estado.

Para o peemedebista, os projetos de seu grupo político estão acima de seus objetivos pessoais, por isso a análise de cenário e o estudo acerca da possibilidade de permanecer no Governo até o fim da gestão de Roseana.

Na semana passada, a governadora entregou mais quatro hospitais do Saúde é Vida. Os municípios contemplados foram Zé Doca, Araguanã, Palmeirândia e Apicum-Açu. Programa Saúde é Vida, carro-chefe do Governo do Estado, é coordenado e executado por Ricardo Murad.

Indireta -A eventual eleição indireta na Assembleia Legislativa somente deverá ocorrer caso Roseana renuncie o comando do Executivo para a disputa do Senado Federal. Isso porque a Constituição Federal e Estadual determinam que, em caso de vacância dos cargos de governador e vice-governador nos dois últimos anos de mandato, fica sob a responsabilidade do Poder Legislativo realizar o pleito para os postos. Na atual administração estadual, já não há mais a figura do vice-governador, uma vez que Washington Oliveira foi eleito conselheiro de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão.

Portanto, ocorrendo a renúncia de Roseana, o Estado passa automaticamente a ser comandado pelo presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que deve realizar a eleição indireta num prazo de 30 dias. Ele é um dos cotados para o posto e pode lançar candidatura para o pleito.O secretário de estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), é outro nome forte dentro do grupo para a eleição.

Eleito, o governador indireto fica no Executivo até dezembro, podendo ainda disputar a reeleição para o posto no mês de outubro, na eleição coordenada pela Justiça Eleitoral.

O Estado/via blog do Zeca Soares

6 comentários sobre “POLÍTICA – Ricardo Murad vive dúvida sobre reeleição este ano”

  1. Aqui em casa (codó) todos nós votamos no Ricardo Murad, pois ele ajudou a trazer à UPA, e tem mantido ela funcionando com bastante medicamentos e profissionais de qualidade, Ricardo Murad e Zito tem compromisso com a sociedade.

    1. ESTAMOS AGUARDANDO A CONCLUSÃO DESTE IMPORTANTE PROGRAMA DO GOVERNO ENTREGANDO TODOS OS 72 HOSPITAIS DO SAÚDE É VIDA, POIS ESTAMOS PRECISANDO DE BONS HOSPITAIS COM VAGA.
      TEMOS QUE RECONHECER SIM, QUE RICARDO É UM HOMEM DE VISÃO E SE NÃO FOSSE ELE E A GOVERNADORA ESSE PROGRAMA SE QUER SAIRIA DE MERAS PROMESSAS ELEITORAIS.

  2. Temos que tirar o chapéu para o Ricardo, ele é capacitado e de certa forma ele tem dado uma boa atenção à Codó, mantendo funcionando à UPA de Codó, dentre outras ações do estado realizadas aqui, votei nele e continuarei votando e agradeço também ao Leonel, que o apoia aqui.
    Espero que as coisas se resolvam e ele saia candidato novamente.

  3. Ainda dizem por ai que a Roseana não faz nada, já inaugurou com Ricardo Murad 10 UPAs e 37 Hospitais, isso é maravilhoso! Temos é que ajudar políticos comprometidos como estes, que realmente trabalham.

  4. UM ESTADO QUE JÁ TEVE UM PRESIDENTE DA REPUBLICA, E UM GRUPO MANDA A QUARENTA ANOS E AGORA QUE ESTÁ SE APROXIMANDO AS CAMPANHAS´ELES ESTÃO ENGANANDO O POVO COM COISAS QUE JÁ ERAM PARA TER SIDO FEITO NO MÍNIMO HÁ QUINZE ANOS ATRÁS.QUANTAS PESSOAS MORRERAM E MORREM POR FALTA DE SAÚDE NESSE ESTADO MEUS AMIGOS, ACORDEM, ELES ESTÃO FAZENDO NADA MAIS NADA MENOS DO QUÊ OBRIGAÇÃO. MUDANÇA!!!!!!

    1. A oposição fala de mudança mas quando assume o poder não faz nada além de enriquecerem uma meia dúzia, to0dos nós vimos Zé Reinaldo e alguns de seus balaios indo algemado para cadeia. Mas o Roseana pelo ainda faz algo que os outros não fazem e só sabem reclamar e falar mal.
      Palavras bonitas e esperançosas em palanques Maranhão a fora, mas na pratica dizem que ainda estão metendo a mão no dinheiro do turismo, ouvi que a oposição mexeu no dinheiro até da vinda do Papa ao Brasil!!!!!!!

Deixe um comentário