Fale com Acélio

Estive algum tempo ausente deste blog, por motivos de saúde, mas retorno com um tema bastante complexo, em razão da imensa variedade de interpretações dos grandes pensadores e escritores especializados: A Vida. A vida é o dom mais precioso que nos foi dado por Deus. Há momentos que negligenciamos esse dom maravilhoso esquecendo-nos, por algum tempo, de que esta dádiva de Deus é para vivermos a sua plenitude. ELE é o mentor divino de toda nossa trajetória, proporcionando-nos momentos de felicidade, alegria, e as vezes até de tristeza, de fragilidade. ELE, como nosso Pai Celestial, conhece pessoalmente a cada um de nós e nos ama e que consigamos compreender que o desejo DELE é que sejamos felizes nesta vida e na eternidade, mas para cumprirmos esse propósito o Pai Celestial providenciou um plano que se chama evangelho de Jesus Cristo.

Carlos Magno da Veiga Gonçalves
Carlos Magno da Veiga Gonçalves

Após este inicio de texto quero ressaltar a todos os leitores que não possuo curso de teologia e tampouco freqüentei associações religiosas cristãs em tempo integral para adquirir alguns conhecimentos teológicos. Isto é apenas produto de anos de leitura em que me foi dada a oportunidade, graças a luz divina, de assimilar o que de mais proveitoso pude aprender, sinceramente, para um amadurecimento, diante de tantas diversidades que se presencia no dia a dia.

Mas, continuando, o evangelho de Jesus Cristo abençoa a todos os que o aceitam e vivem de acordo com ele (evangelho). Um dos melhores lugares para se ensinar e aplicar o evangelho é na família. Deus estabeleceu a família para proporcionar felicidade e Seus filhos, possibilitar que aprendêssemos os princípios corretos numa atmosfera de amor e para preparar-nos para a Ele após a morte. Mesmo que os relacionamentos familiares sejam algumas vezes desafiadores, nosso Pai Celestial nos abençoa à medida que nos esforçamos para seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Esses ensinamentos nos ajudam a fortalecer nossa família.

O que me condicionou, fortaleceu e, principalmente me motivou a escrever este texto, são os inúmeros acontecimentos estarrecedores que vemos diuturnamente na mídia, seja televisiva, escrita ou radiofônica e até no noticiário eletrônico. As pessoas cometendo os mais aterrorizantes atos de monstruosidade numa verdadeira demonstração inequívoca de que não conhecem os ensinamentos de Jesus Cristo.

Creio eu, na minha humilde concepção, que tudo isto que estamos presenciando, é exatamente ao que me referi no inicio do texto, a falta de comprometimento daquelas pessoas de seguirem o que prega o evangelho de Jesus Cristo. Aqueles que rejeitam e abandonam o compromisso de seguir a Deus estão numa condição que se chama apostasia.

Para alguns a vida é de uma complexidade gigantesca para quem ainda não parou para pensar que em primeiro lugar temos que ser fiéis as determinações emanadas DELE. Acho que compreendendo já é um bom caminho.

Nas minhas pesquisas, achei um texto interessante em um dos escritos de um pensador – por sinal desconhecido, talvez usando um pseudônimo – que se autodenomina de Ownermello, que diz o seguinte:

“Na caminhada da vida, sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias. A vida é feita assim… Às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir, e até mesmo chorar… Mais saiba por certo, que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, estará tudo anotado no diário de Deus… E pode ter certeza que em nenhum segundo, ele esqueceu de anotar. Anotou suas lutas, seus choros, mais com um detalhe, ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória! Então deixa lhe dizer: não desista de seus projetos e sonhos, porque mesmo antes de eles serem projetados por você, já foram projetado e anotado por Deus!
Eu Acredito!”

Um texto interessantíssimo, para ser analisado, absorvido e praticado na vida diária. Alguns, por formação outros por desinteresse, e outros até por incredulidade, não põem a trajetória de vida nos seus planos. Mas vemos diariamente na mídia lições de superação, exatamente por acreditar que podem usar de seus reduzidos recursos físicos para alcançar o desejo pretendido, com base na fé.

Um outro trecho de um livro da grande escritora brasileira Clarice Lispector, que me chamou bastante a atenção, diz o seguinte:

“Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos. Tenha felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos…”

Mas, continuando as minhas pesquisas, encontrei textos maravilhosos alguns escritores famosos que nos ensinam, com a sua perspicácia de vida, o modo de vida que eles acreditam ou acreditaram, por ser uma forma evidenciada de que como a vida deve ser vivida.

Temos, um dos maiores escritores, que foi poeta e compositor, VINICIUS DE MORAES, escreveu o seguinte texto: “Passou por essa vida. Como dizia o poeta, Quem já passou por essa vida e não viveu Pode ser mais, mas sabe menos do que eu. Porque a vida só se dá pra quem se deu. Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu. Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não. Não há mal pior do que a descrença. Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão. Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair. Pra que somar se a gente pode dividir. Eu francamente já não quero nem saber de quem não vai porque tem medo de sofrer. Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão. Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não…”

  Outro grande escritor, por sinal publicando atualmente muitos livros, AUGUSTO CURY, no seu livro Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, diz o seguinte: “Ser feliz é…. Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.”

Tati Bernardi, em um texto interessante intitulado Tudo ou nada, nos brinda com essa assertiva:

Sou pessoa de dentro pra fora. Minha beleza está na minha essência e no meu caráter. Acredito em sonhos, não em utopia. Mas quando sonho, sonho alto. Estou aqui é pra viver, cair, aprender, levantar e seguir em frente. Sou isso hoje… Amanhã, já me reinventei. Reinvento-me sempre que a vida pede um pouco mais de mim. Sou complexa, sou mistura, sou mulher com cara de menina… E vice-versa. Me perco, me procuro e me acho. E quando necessário, enlouqueço e deixo rolar… Não me dôo pela metade, não sou tua meio amiga nem teu quase amor. Ou sou tudo ou sou nada. Não suporto meio termos. Sou boba, mas não sou burra. Ingênua, mas não santa. Sou pessoa de riso fácil… E choro também!”

Um grande caricaturista de fama e grande poeta, que nos deixou citações e ensinamentos por sua vivência, foi HENFIL, em Felicidade é uma viagem, nos surpreende com sua inteligência não só no pincel, mas na escrita também, vem enriquecer este artigo, vejamos:

pinterest “Por muito tempo, eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga, aí sim, a vida de verdade começaria. Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo, e lembre-se que o tempo não espera ninguém. Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade, até que você volte para a faculdade, até que você perca 5 kg, até que você ganhe 5 kg, até que seus filhos tenham saído de casa, até que você se case, até que você se divorcie, até sexta à noite até segunda de manhã, até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova, até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos, até o próximo verão, outono, inverno, até que você esteja aposentado, até que a sua música toque, até que você tenha terminado seu drink, até que você esteja sóbrio de novo, até que você morra, e decida que não há hora melhor para ser feliz do que agora mesmo… Lembre-se: Felicidade é uma viagem, não um destino.”

Continuando com as citações dos grandes pensadores, escritores, romancistas, deparei-me com um texto de um dos grandes atores do cinema mudo que também fazia as vezes de pensador, Charles Chaplin, numa inteligente referencia, cujo titulo é Vida:

Chega um momento em sua vida, que você sabe: Quem é imprescindível para você, quem nunca foi, quem não é mais, quem será sempre!”

Mais um grande mestre pensador e escritor, fiz questão de levar ao conhecimento do público leitor, esse maravilhoso texto extraído de uma crônica de Chico Xavier, intitulado Que eu…:

pinterest “Que eu continue com vontade de viver, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, uma lição difícil de ser aprendida. Que eu permaneça com vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles vão indo embora de nossas vidas. Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes dever, sentir, entender ou utilizar essa ajuda. Que eu mantenha meu equilíbrio, mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo escurecem meus olhos. Que eu realimente a minha garra, mesmo sabendo que a derrota e a perda são ingredientes tão fortes quanto o sucesso e a alegria. Que eu atenda sempre mais à minha intuição, que sinaliza o que de mais autêntico eu possuo. Que eu pratique mais o sentimento de justiça, mesmo em meio à turbulência dos interesses. Que eu manifeste amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exige muito para manter sua harmonia. E, acima de tudo… Que eu lembre sempre que todos nós fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida, criada por alguém bem superior a todos nós! E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos de alguns e, sim, nas pequenas parcelas cotidianas de todos nós!”

E para encerrar as citações dos grandes mestres e pensadores, acrescento uma de Augusto Branco, que diz o seguinte:

Sim, todo mundo quer uma vida tranqüila e estável, mas não se consegue isso sem luta, esforço e muita coragem. E ninguém quer uma vida medíocre, sem sal nem açúcar. Definitivamente, isso não é coisa que engrandece a alma. Mas se quiseres seguir adiante com glória, tenha ciência de que às vezes é necessário mudar a estratégia do jogo radicalmente. Você poderá perder muitas peças e muitas batalhas no caminho. E não importa o quanto você sofra, o quanto você apanhe. Você precisa reunir suas forças e seguir em frente. Mesmo que tudo pareça perdido, não esqueça: na vida, assim como num jogo de Xadrez, enquanto você estiver de pé e lutando, nada estará perdido. Basta que você mantenha o Espírito e siga em frente.”

Este tema sobre a vida, abordado de uma forma simplista, mencionando grandes pensadores e escritores, escolhi exatamente, nesta oportunidade, como fiz referencia acima, por assistirmos de uma forma maciça as dificuldades em todos os setores que a população atravessa. Se faz necessário, neste momento, uma corrente positiva para que façamos uma reflexão e rogamos aos nossos administradores, me refiro aos da área federal, para que encontre um caminho e tomem providencias no sentido de minimizar o sofrimento da população, principalmente aquela mais carente.

Volto a lembrar de um artigo que escrevi no final do ano que passou, e que relembro alguns parágrafos:

Nesta época do ano, em que todos estão voltados, com o espírito imbuído de boa vontade, para, entre outras atitudes, presentear, visitar, saudar e parabenizar os nossos entes queridos, e por que não dizer, também, de nossos amigos, pela nossa boa convivência e pelos momentos bons que passamos, agradecer, enfim, ao nosso Deus por festejarmos essa maravilhosa forma que é a vida. Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, em fim, de tudo que faz a vida florescer.

Mas, também, devemos aproveitar este momento para exercitarmos uma das maiores, se não a maior virtude que é a generosidade. Generosidade é um atalho para uma vida mais feliz. Para que sejamos gratos ao nosso Deus, no entanto, é preciso que se possua algo que nem todos possuem: generosidade. É a generosidade da alma que nos permite agradecer.

Carlos Magno da Veiga Gonçalves, notário

4 comentários sobre “Por Carlos Magno – A VIDA”

  1. “Carlos do Cartório” resolveu dar o ar de sua graça! Texto inteligente e de sensibilidade, ao contrário de outros que o blogueiro insiste em deixar postar nesse espaço nobre.

  2. Mais uma vez regozijo a minha alma com os textos inteligentes, admiráveis e profundos deste sábio homem (meu PAI) COM MUITO ORGULHO!
    Escrever sobre esse tema é no mínimo desafiador…cada cabeça é uma sentença, sendo assim cada vida é única, com experiências próprias. Expor seu pensamento de forma particular mais tão abrangente fazendo-nos parar para pensar no que estar escrito, de forma tão assertiva é surpreendente.
    Mais fico assim, emocionado e cada vez mais sábio quando leio seus artigos. me sinto brindado em poder adquirir tão sábios conhecimentos a respeito da VIDA.
    Parabéns Pai.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias