Por Jacinto Junior – A direitização do PT

O último PED (10/11/2013) realizado evidenciou o que sempre anunciei e denunciei: a metabólica e radical transformação à direita do PT. Não há mais antídoto capaz de neutralizar a contaminação pós-moderna. Agora, é só aguardar os desdobramentos e esperar o tom desafinado do discurso emblemático e dissimulado no quesito unidade e crescimento dessa nova gestão. Pura balela! O estilo continuará o mesmo, a cultura impregnada do pragmatismo intensificará o nível de subordinação ao capital e, por aí vai.

Prof. Jacinto Junior
Prof. Jacinto Junior

O fator primordial que dava sustentação ética e moral ao PT; fora substituído pela insolúvel e desastrosa aliança com os setores burgueses e neoconservadores da extrema direita codoense. O processo tático e estratégico engendrado pelos defensores da direita petista, agora, se ampliará e, numa condição ainda pior; isto é, o esforço para vencer o pleito envolveu forças políticas externas e estranhas ao partido.

É, de fato, um processo dilacerante; não para quem luta por uma causa justa e equitativa, mas, sim, a quem, transformou a cultura política petista original numa simples e equivocada razão de construir alianças destruidoras. Pressupõe-se aí, um ardil tremendamente exorcista. Um culto à perseguição e uma desumana hostilidade a quem preferiu uma caminhada na perspectiva histórica e sem mácula; uma conduta carregada de ódio e desprezo a tudo que é verdadeiro, honesto e singular. Na verdade, o PT tornou-se um monstro, temerário e não temido por sua concepção de projeto alternativo de mudança estrutural; aliás, o PT deixou de lado, definitivamente, sua essência política na estrada esquadrinhada pelo desenho da ilicitude. Não há mais vergonha e sinceridade, mas, um amontoado indisfarçável de tagarelas. Não há homens de perfis e dignos que possam, efetivamente, simbolizar uma alternativa e levantar a voz com força e autonomia; pois, no fundo, todos, sem exceção, são motivos de escárnio, pilhéria e de gracejo para a sociedade civil. O povo mescla o ridículo com a parcimônia e, ao mesmo tempo, explicita o verdadeiro sentimento espraiado em cada verdugo que alimenta a infestada corrupção inebriante.

É profundamente dolorido reconhecer esse estádio letárgico em que se encontra o PT. Sua enfermidade – ao que parece – não tem cura. Os que hoje se autodenominam fundadores se constituíram em verdadeiros porretes da lassidão irrefletida que inundou e promoveu o desmantelamento do PT.

Finalmente, uma voz sóbria, frágil e, talvez, desconhecida do grande público, ecoou seu brado forte e revelou a verdade sobre os membros fundadores do PT em Codó. Parabéns Paulo de Tarso. Os monstros petistas que à força, tentam destruir a origem do PT e apagar a imagem das principais figuras que ergueram tal legenda em nossa cidade; agem de forma semelhante à tróika russa, especialmente, ao período negro da stalinização da ex-rússia.

E neste sentido, quero deixar um registro e que todos aprendam esta lição: a história é construída sob a perspectiva da utopia e da esperança inabalável e, isto, fora a maior herança e legado deixado pelos verdadeiros petistas. A história é, na verdade, um processo que se pauta em registros e, por conseguinte, os registros são inapagáveis. Por mais que a tróika petista pós-moderna tente esvaziar e apagar os vestígios daqueles que, um dia trilharam a luta pela e na construção do PT; jamais serão esquecidos e apagados da memória de quem testemunhou as ações e os atos de bravura contra as injustiças sociais e tantas outras formas de discriminação exercida pelas elites dominante contra a classe trabalhadora. Este foi o grande contributo realizado pelos dinossauros e ultrapassado petistas, na miopia dos pós-modernistas.

O mais formidável de tudo isso – deixando esse lado negativo e reprovável -, é que podemos afirmar, categoricamente, e com elevada consciência de classe que cumprimos com nosso dever e nossa responsabilidade enquanto ser social ontológico, conforme definição de Marx e, mais, pormenorizadamente, aprofundada por István Mészáros em seu magistral livro: A Teoria da Alienação em Marx. O indivíduo precisa saber se situar historicamente e, historicamente, precisa saber confrontar ideologicamente suas teses mediante os fatos sociohistóricos. Eis, aí, o diferencial entre um militante ideo-politizado de um alienado politicamente. Sabemos que a tendência que continuará a comandar esse partido não comunga desse pensamento, ao contrário, deturpa-o miseravelmente!

Lamento, mas, o futuro do PT já está comprometido. Nunca deixará de ser o véu contaminado pelo excesso do pragmatismo e das alianças espúrias e condenáveis. O PT será meramente um instrumento utilitário a serviço da burguesia e da extrema direita. Não conseguirá mais sobreviver sozinho. Sua cultura original definhou e, com ela, sua vanguarda. Adeus PT de luta!

7 comentários sobre “Por Jacinto Junior – A direitização do PT”

  1. Esse Jacinto tá louco, pois o Magno teve apoio do prefeito Zito e ele agora chama o grupo do prefeito de extrema direita burguesa.Quer dizer que o Jacinto só gosta do contracheque da administração???

  2. É muita CARA DE PAU deste rapaz(?). Será que o PV-43 que ele serviu é de esquerda no Maranhão?. O Grupo que ele defendeu por 4 anos como Secretário de educação ?!!?!?!?!?!? FEZ uma verdadeira revolução de “dedos duros” jamais vistos em eleições em Codó. Todo mundo ficava com medo de participar da mais LEGITIMA ação eleitoral,que milhões de brasileiro foram lutar para que fosse RECONSTRUÍDA- A PARTICIPAÇAO EM ELEIÇÕES DIRETAS,pois a ditadura militar tinha ARRANCADO DO POVO. Todos com “sede” de participar da vida eleitoral. Agora vem falar de Direita. Vá estudar,refletir suas ações,peça ao padre perdão e vai pagar seus PECADOS lá em são luis,tomando banho de sal.

  3. Eu só queria que esse aí que toda semana paga para colocar essas babozeiras no blog, que fica falando das pessoas do PT, eu só queria que ele dissesse quem ….. o dinheiro do caixa do PT. Fale aí se não …………..???? Crie vergonha na cara rapaz, se as pessoas do PT não prestam para vc, mais uma coisa lhe garanto: nenhum deles ……………….alheio….

Deixe uma resposta