Por Jacinto Junior – CANDIDATURA PESADELO

De fato, o articulista tem toda razão: a pretensa candidatura do “pupilo” (Francisco Nagib) simboliza um verdadeiro pesadelo para a comunidade codoense. A tentativa do megaempresário (Francisco Carlos Oliveira) em promover sob o arquétipo do bom moço, a imagem de seu “pupilo” como uma figura pública redentora e capaz de ser e/ou tornar-se o mais importante homem público da cidade ou da região, soa simplesmente como um blefe. Pois, no fundo, a fórmula conceitual aplicada para inseri-lo na disputa política se caracteriza pela mecanização de suas aparições públicas.

Jacinto Junior
Jacinto Junior
Na verdade, ele próprio é o “pupilo” robotizado.
Não sei que tipo de ‘pesadelo’ faz referencia o articulista, mas, a realidade frontal é que a própria candidatura se consagra como um terrível pesadelo; visto que, até a presente data ainda se debate em qual caminho escolher, como se isso, fosse determinante para um homem público. Codó não precisa de um ‘salvador da pátria’, nem tampouco um de ‘bondoso arcanjo’; a comunidade codoense quer um político compenetrado, que conheça os seus problemas e lute por eles tanto na esfera regional quanto na Nacional. Mas, tratando-se de uma candidatura burguesa (como é o caso em questão), não causará impacto nenhum à estrutura social, pois, os representantes da elite econômica e política não tangenciam seus interesses e, muito menos, os negocia em favor de outrem.
O ‘pesadelo’ maior para nossa cidade é quando houver a decisão dessa esquálida candidatura burguesa inferior. Maior ainda serão os efeitos catastróficos que ela originará, não por ser uma candidatura alternativa, mas, sim, pelo fato de ser simbólica para os filhos de Codó e real para os interesses da burguesia.
É provável que uma candidatura da magnitude da do ‘pupilo’ seja tão perversa a ponto de se tornar um ‘pesadelo’. Mas a lógica nos leva a isso, inevitavelmente.
Não podemos acreditar que haja uma relação íntima entre essa candidatura em relação ao povo, isso no mínimo é chocante. Por mais que se esforce não será suficiente para eliminar o conceito concreto sobre a figura negativa do megaempresário. Esse é o karma que o ‘pupilo’ carregará para o resto de sua vida.
Há, sim, de chegar um momento de nossa história que insurgirá um verdadeiro líder cuja virtude será aceita e compreendida pela comunidade codoense para ser seu representante nas instâncias do poder. Por enquanto, teremos apenas surtos e grandes ‘pesadelos’.
 
CANDIDATURA “PESADELO” II
Essa manchete causa-nos até cócegas. Gostaria de definir essa candidatura em apenas três pontos cruciais:
1.   A tentativa de transformar o “pupilo” numa figura pública capaz de abalar as “estruturas” revela, por um lado, a incontida vontade de seu abastado protetor, realizar um sonho. Contudo, essa tarefa implica outros elementos que não estão sob o seu controle.
2.   O grande dilema que perpassa a cabeçinha oca do candidato “pupilo” é não ferir a candidatura do afilhado político de seu genitor o nobre deputado César Pires. O clima não é agradável nem para o seu genitor quanto para o atual deputado, pois, se, de um lado, ele sempre fora apoiado pelo grupo da extrema direita, com a candidatura do “pupilo” na mesma esfera de poder o colocaria numa ‘saia justa’, isto é, o contumaz apoio empresarial seria deslocado para o próprio “pupilo”.
O outro dilema é direto com o então Ministro das Minas e Energias, o senador Edison Lobão que tem interesse em ter um representante na Câmara Alta para poder barganha com o governo federal (o famoso lobby que todos nós já conhecemos) cargos e outras funções na estrutura institucional. Portanto, o provável candidato ao cargo na Câmara Alta, obviamente, tem de passar por suas mãos e o comandante da extrema direita não vai se contrapor ao desejo do ‘velho’ senador.
3.   Em síntese, esse é o ‘pesadelo’ enfrentado pelo “pupilo”. Pode até ocorrer a sua não candidatura, pois, há um discurso no meio político que diz: “na política tudo é possível, é dinâmico, inclusive, o improvável”. Quem sabe se não é esse ‘improvável’ que definirá o insucesso dessa candidatura burguesa que não cabe nos sonhos da comunidade codoense?
De uma certeza tenho: a candidatura de Francisco Nagib o “pupilo” seja para deputado estadual ou federal não é a expressão de uma luta em favor dos menos favorecidos, ela é, na verdade, a maximização de um projeto político ambicioso para dominar nossa cidade. Codó não é uma colônia, não é uma propriedade privada, não é uma loja de alguém para definir o valor de suas coisas. Codó é antes de tudo, uma cidade de todos.

18 comentários sobre “Por Jacinto Junior – CANDIDATURA PESADELO”

  1. Realmente o “professor” de textos conceituados sabe muito bem o significado da palavra “pesadelo”.
    Em sua oportunidade de mostrar competência administrativa, justamente na “educação”, NÃO FEZ NADA, isto é a gestão foi um “pesadelo” para Zito.
    Resultado: foi destituído do cargo de secretário, justamente por ter contribuído para o atraso, falta de merenda escolar, estrutura, desrespeito as horas legais dos professores. Assim, participou e contribuiu e não tem vez e nem voz para criticar quem quer que seja, pelo simples “pesadelo” imposto à educação municipal 2009/2012.
    A nossa salvação é a professora Rosinda, que apesar de estar “pagando o pato” pela má gestão 2009/2012, mostrada fantasticamente e nacionalmente, tenta a Prof. Rosinda apagar este breve passado nebuloso, ou seja, este “pesadelo”.

  2. Tá caçando taca!
    Falou uma grande verdade sobre o “Karma” e sobre o “pupilo de cabeça oca”, mas tá caçando taca!
    Dizer a verdade contra o hômi dá uma taaaca menino que tu nem imagina vixe!
    Mas ter as costas quentes também não é problema, certo?
    Óia a taca!!

  3. Ta com saudade da secretaria de educa é filho?
    Projeto ambicioso foi o buraco que tu deichou na escola que trabalhao na zina rurral da trizidela seu comedia

  4. Quem e esse Jacinto, pra falar do sr. Chiquinho. Jacinto vc não tem moral, pois vc nunca fez nada pela nossa cidade, e olha que vc já teve oportunidade. Tu já imaginou, Codó, sem a FC Oliveira, quantos pais de família sem emprego. O nosso comercio também fraquejava. Tá querendo aparecer, sai com peruca de chifre e uma lanterna enfiada no c…

    1. ESSE FOI O COMENTÁRIO MAIS IDIOTA QUE EU JÁ LI. CARA CODÓ É UMA CIDADE POBRE, AQUI NÓS NOS DEPARAMOS COM A MISÉRIA PROPRIAMENTE DITA. O CODOENSE CONVIVE ATÉ COM URUBUS COMO SE FOSSEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. CODÓ SÓ TEM TAMANHO E GENTE E NADA MAIS, E TEM FC AQUI. E CIDADES COMO BACABAL, CAXIAS, PRESIDENTE DUTRA, COROATÁ, PINHEIRO, SANTA INES, AÇAILANDIA, IMPERATRIZ, BALSAS, BARRA DO CORDA E MUITAS OUTRAS MAIS, NÃO TEM FC E O POVO TEM EMPREGO E DIGNIDADE E SÃO CIDADES PRÓSPERAS…PERCEBEU O TAMANHO DA PORCARIA QUE TU DISSE????

  5. Quando eu li a matéria no blog, pensei “o Acélio só pode tá de brincadeira, PESADELO?????”. Prof. parabéns pela lucidez que analisou mais essa matéria, dentre tantas tentativas fracassadas do Editor em tentar transformar MENTIRA em VERDADE.

  6. PROFESSOR VOCÊ COMO SECRETARIO FOI UM DESASTRE NA EDUCAÇÃO DE CODÓ TU TEM RABO SUJO. ” NA BOCA DE QUEM NÃO PRESTA ESSE PUPILO NÃO VALE NADA.” QUEM CONHECE SABE O QUANTO ELE É GENEROSO É O FUTURO DE CODÓ É ISSO QUE INCOMODA MUITA GENTE! INCLUINDO VOCÊ.

  7. Não custa nada lembrar ao Che Guevara de Shopping Center, que ele foi secretário (péssimo, diga-se de passagem)do Zito porque este se elegeu em uma campanha TODA bancada por FC Oliveira. Mamou, mamou, e quando descobriram que “Che” era um ……, meteram o pé no seu traseiro. Pesadelo mesmo foi sua incompetente, inoperante e desastrosa passagem pela secretaria de Educação, diria até que é um caso pra ………….., já que envolve recursos federais.

  8. Pesadelo este que Muito de Fez o BEM nas Viagens a São Luis,ou as Diárias da Prefeitura não Dava para Pagar Passagens de Ônibus até São Luis-Ma, te Trazendo de Favor na Camionete Pajero da Fámilia Deles FC.e Francisco Nagib,Em Tirar os Processos que o Pai Dele FC,Movia Contra o Ex.Secretario de Educação na Gestão Zito,em um Acordo Politico para Dá Apoio a Zito Rolim.ou já Esqueceu EX.Secretario? Tem a Memoria Curta EM.

  9. ESSE COMENTÁRIO DO EX. SECRETÁIO INCOMPETENTE DE EDUCAÇÃO DE CODÓ SÓ SE RESUME EM UMA PALAVRA , ” I N V E J A ” , SR. ……..!

  10. Melhor conselho:
    Colocar uma peruca de ……….. e uma lanterna no ………… e sair pela rua para aparecer…

    As denominações mais hilárias:
    Che Guevara de Shoping Center
    Manequim de Cemitério

    Me acabo de rir Kkkkkkkkkhuahuahuahua

Deixe uma resposta