Fale com Acélio

Chicago (EUA): “o melhor está por vir”, foram essas as palavras do presidente reeleito Barack Obama em seu discurso da vitória . Codó (BRA): “parto para um segundo mandato entusiasmado, renovado e motivado para trabalhar mais e melhor por Codó. Obrigado amigos. Que Deus abençoe a todos”, prefeito reeleito Zito Rolim em seu discurso da vitória.

Exatamente esse ano, os Estados Unidos viraram uma Codó. O ano de 2012, foi o ano de eleições para ambos os lados. Eu observei em ambos os lados uma política provinciana, medíocre, paternalista, populista e eleitoreira. Infelizmente, política se faz assim. Tanto faz em Codó, Cabrobró, Jericó ou nos Estados Unidos.

Olhe o babaçu em Columbus, Ohio. Olhe o menino com catarro, melequento em Nova York. Olhem os babões perseguindo Obama na Times Square. Nessas eleições, os americanos protagonizaram uma verdadeira guerra eleitoreira no intuito de definir o líder de seu povo.

Não tenho nenhum “complexo de vira-lata” ou “provinciano”, aquele que é achar o comportamento de um estranho de outro lugar mais “Chique” que o seu. Assim como foi em Codó, nos Estados Unidos, a fase final da campanha para presidente escorregou para baixaria, com ataques pessoais em propagandas televisivas pagas feitas por comitês que apoiam cada um dos candidatos. Em alguns casos, a baixaria foi tão grande que os marqueteiros até duvidavam da eficácia do trabalho.

A história se repetiu, mesmo com o risco de que o jogo sujo levasse mais prejuízos do que benefícios. E o povo? Assim como foi em Codó, nos Estados Unidos precisamente na Florida e Ohio, dois estados importantíssimos na reta final, eleitores receberam pelo correio um DVD que apresentava o presidente Barack Obama como fruto de um romance escondido entre a mãe dele e um comunista. DVD? Vídeo? Está parecendo com quem, hein?

E contra o republicano Mitt Romney, seus eleitores foram enganados em vários estados. Nos estados onde o maior número de eleitores eram republicanos, eles recebiam ligações informando que as votações poderiam ser feitas pelo telefone. Uma opção inexistente nas eleições americanas

Nunca concordei com a ideia de relativismo cultural, onde o temperamento das pessoas é julgado através de um olhar geográfico ou sob uma vertente político-social.  Nem em países escandinavos isso funciona comigo. O ser humano deve ter uma hierarquia moral, e o povo norte americano mostrou a uniformidade de suas mazelas morais e éticas, assim como foi em Codó.

O ser humano avaliado socialmente é um fracasso. Nesse ponto de vista sou bem shakespeareano. Skakespeare (1564-1616) sempre avaliava o ser humano sob um ângulo moral, ou seja: somos universalmente primitivos, traidores, mesquinhos, falsos, ambiciosos, medianos, enfim… maus.

No dia 7 de outubro, os Estados Unidos reelegeram Barack Obama. Assim como foi em Codó, eles também acreditam que ele é o messias salvador. Assim como foi em Codó, eles também manifestaram seus podres. Assim como foi em Codó, uma parte dessa histeria pré-fabricada, populista e eleitoreira se dissipará. Chega de escrever, afinal de contas, os Estados Unidos é aqui.

11 Respostas

  1. relativismo cultural? vc ñ gosta? é por isso que a gente ainda vive nessa situação, temos que nos espelhar nos outros de primeiro mundo. ou então ñ a gente nunca vai sair dessa fossa.

  2. A única diferença é que aqui o malfeitor de colarinho branco pinta e borda e nada acontece. Lá o cacete come, independente da posição social do meliante. Aqui ainda existe a lei do “posso, mando e obedece quem tem juízo”. E o povinho alienado fazendo jus ao adágio de que todo imbecil tem o déspota que merece.

  3. O Zito é negro,não foi pego comprando votos,não tem nengum processo contra ele. sua politica é para os mais pobres e negros. Igualzinho ao B.O. dos EUA. Já imaginou o cara lá ser processado e o mundo todo ver ele entragando dinheiro para eleitor pobre???? O mesmo renunciaria e seria preso,algemado. mais aqui é os EUA(Eu Uno Atodos) mesmo de verdades.maioria são negros,uma otima saude,boas escolas,comidas para todos……d Esse K Santros nem conhece geografia,historia e nem economia. Vá estuda cara.

  4. Os EUA estão em apuros. Essas eleições mostraram isso! Muito desespero por lá!

    É por isso que hj nós (Brasil) somos a nova “América”!!!

    O tal “sonho americano” agora está aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

PUBLICIDADES