Prefeito Zito Rolim participa das comemorações dos nove anos do SAMU de Codó

Prefeito fala aos presentes
Prefeito fala aos presentes

Na manhã desta quinta-feira (23) o SAMU de Codó comemorou nove anos de existência. A cerimônia ocorreu no auditório da Escola Ananias Murad e contou com a presença de profissionais da saúde, educação, além de estudantes da rede pública municipal. Na oportunidade foram apresentados o Programa Samuzinho na Escola.

Dentre os componentes da mesa de honra estavam o Secretário de Saúde Ricardo Torres, a Coordenadora de Educação, Maria Zuca, o diretor do SAMU Codó Dr. Digeorgio e o prefeito de Codó, Zito Rolim.

Fotos de Nilton Messias
Fotos de Nilton Messias

Samuzinho na Escola

Em seu discurso, o secretário Ricardo Torres, falou sobre a importância do Programa Samuzinho. “É um projeto desenvolvido nas escolas do município e tem como principais objetivos e metas desenvolver o conceito nas crianças e jovens essa perspectiva de auxiliar nas ocorrências em saúde. As crianças poderão ajudar alguma ocorrência no ambiente escolar, evitar que haja agravos, orientar as pessoas até a chegada do socorro médico da equipe do SAMU”, explicou o secretário.

Dr. Digeorgio
Dr. Digeorgio

O diretor do SAMU de Codó, Dr. Digeórgio, explicou que as informações sobre como se comportar em situações de emergência chegarão às crianças por meio de palestras e mobilizações dentro das escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, professores e gestores de escolas.

Será importante passar esse conteúdo às crianças. Elas terão aulas teóricas e aulas práticas, onde serão passadas as noções gerais de socorro. O treinamento é para que esses alunos aprendam a se comportar em situações críticas e preste atendimento e o socorro em situações de urgência e emergência, até a chegada da equipe médica, e também para desenvolver o sentimento de cidadania”.

Regionalização do SAMU

Em suas palavras, o Prefeito de Codó, Zito Rolim, parabenizou toda a equipe do SAMU Codó, aos profissionais das secretarias da saúde e de educação e falou sobre os avanços do SAMU nos últimos anos. “Evoluímos bastante. Mas estamos sempre buscando crescer e melhor atender a população. Hoje mantemos unidades no Km 17, Cajazeira e Boa vista do Procópio, com nossos recursos, pois emergência não tem hora e temos que prestar o socorro a nossa população. Antes tudo isso era muito difícil”, lembrou.

O gestor também comentou sobre a conquista da regionalização e os investimentos que chegarão até Codó.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Codó passará por um processo de ‘regionalização’, realizado por pactuação entre o município e mais 13 municípios da região. A pactuação entre Codó e os gestores municipais de toda região irá aumentar a área de cobertura de atendimento do SAMU Codó, isso nos trará mais recursos. Os esforços que fazemos são sempre em prol do povo, sem ficarmos presos a questões políticas. Infelizmente nem todos os políticos pensam assim. Mas eu não deixo questões políticas atrapalharem o que o município pode servir de melhor para o nosso povo. Eu não construo muro para separar pessoas, eu construo pontes para unir toda a nossa gente”, finalizou o prefeito.

Ascom

3 comentários sobre “Prefeito Zito Rolim participa das comemorações dos nove anos do SAMU de Codó”

  1. São Bons de Palestras ou Melhor Conversa,Mais Chame o SAMU é Aquela Novela para Prestarem um Socorro a Vitima em Codó,Primeiro tem que Chamar a Policia Para FAZER a Segurança ou Não É?

Deixe uma resposta