
O prefeito de Codó, Zito Rolim, assinou na quinta-feira passada (23) um convênio de cooperação e assistência e a Associação Fraternal Renascer (Casa Mãe do Divino Amor), entidade que realiza o trabalho de desintoxicação, recuperação e reinserção social de jovens dependentes químicos.
O contrato garante o repasse financeiro de três mil reais, feito pela prefeitura, além do apoio técnico e profissional de secretarias municipais parceiras da instituição, como as pasta da saúde, agricultura, assistência social e esporte.
A parceria, que acontece desde 2010, foi ratificada este ano com algumas melhorias. De acordo com o presidente da Associação Fraternal Renascer, Padre Orlando de Carvalho da Cruz, a renovação do convênio aguardava a sua chegada em Codó e algumas atualizações na documentação da instituição.
“Começamos nossa atividades há cinco anos. Nesse período tivemos três equipes diferentes. Mas agora estamos em nosso melhor momento. Temos coordenadores mais especializados nesse assunto. Eles receberam capacitação e também viveram o drama da adicção, portanto podem trabalhar com mais propriedade com esses jovens em recuperação”, explicou.
A Casa Mãe do Divino Amor funciona em uma área de aproximadamente 100 hectares na localidade Sítio Velho, na altura do km 2 da MA – 026 e atende a 11 jovem em tratamento. Com a renovação do convênio, as obras de reforma e ampliação ganham um grande reforço. A Casa espera concluir as obras em breve, para acolher 30 jovens ao todo. O coordenador e Conselheiro Químico, Alam Barros, explica que a rotina de trabalho entre os internos ajuda no tratamento.

“Nosso período de recuperação é de um ano, mas com nove meses ganhamos 15 dias para visita familiar, depois retornamos. Os jovens que não tomam medicamentos e fazem a desintoxicação com alimentação saudável e pelo suar do trabalho no dia a dia. Aproveitamos tudo aqui. nada é jogado fora. Estamos começando criação de aves, bovinos e caprinos, além da piscicultura. Temos grandes talentos aqui, profissionais em diversas áreas que trabalham aqui dentro e voltarão ao mercado de trabalho quando saírem daqui”, explicou.
Para o prefeito Zito Rolim, a Casa Mãe do Divino Amor é um tesouro que o município de Codó possui.
“Estamos celebrando esse convênio com muito orgulho, pois as drogas avançam em todo o mundo. Em Codó nos temos essa importante arma no combate, prevenção e tratamento aos jovens dependentes químicos. Além da subvenção social mensal para a manutenção da casa, o governo fornecerá uma série de serviços aos internos, como assistência médica, odontológica e pisco social. a Casa Mãe do Divino Amor presta um trabalho fantástico ao nosso município e responsabilidade nossa, do poder público, dar total apoio a essa iniciativa, como estamos fazendo desde 2010. O problema das drogas e global e em Codó temos nos unir para o combate: sociedade, classe empresarial e a nossa administração. É responsabilidade de todos nós”, finalizou o prefeito.
Por Raphael Fernandes
4 Respostas
MAS JÁ TEM O BOLSA CRACK DO GOVERNO FEDERAL – R$ 1.300,00 E O PREFEITO VAI DAR MAIS DINHEIRO? TEM QUE USAR SUPOSITÓRIO DE MACONHA NESSES DROGADOS.
Alem,Vc é debochado e irresponsável. Antes de bostar(isso mesmo,bospar) algo na imprensa,saiba que todos tem direito a dignidade,a vida. Leia a Constituição que lá vc verá que também tem direitos. Direitos são para todos. Alguns gostam de outro tipo de suposítório(como você).
Alem em vez de você ajudar quem esta precisando, vc esta criticando! sabe pq? pq talves vc não tem niguem em sua na sua familia que passa pela essa dor. Mais Deus vai ajudar vc para que nunca na vida vc tome esse suposítório.
Alem, quem deseja o mal, mal vira contra, vc devia era acha bom esse convenio, vc deveria era lutar para ser realmente dado o que e de certo que é 1.300 por pessoal e ainda tem jente igual a vc que vem e critica.
vai procura DEUS na tua vida, que vc vai saber ajudar quem ta precisando e pede para Deus que vc nuunca precise deste convenio.