
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a ONG Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam) promoveu nessa semana o curso de capacitação dirigido aos enfermeiros lotados nas unidades básicas de saúde. O dia “D” do treinamento ocorreu nesta quarta-feira (14), no CAM.
De acordo com Regina Pereira, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, a parceria entre a BemFam acontece duas vezes ao ano e cobre os 17 centros de saúde do município.
“O prefeito Zito Rolim tem essa parceria junto a BemFam para que haja o treinamento de servidores, enfermeiros da rede municipal de saúde. Pela manhã, realizamos as aulas teóricas e a tarde fizemos a acompanhamento prático.
A enfermeira Graça Lima, Superintendente da BemFam, explicou que o treinamento realizado em Codó nesta oportunidade foi especifico para o exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. A enfermeira orientou às mulheres a realizar anualmente o teste de Papanicolau.

“Esse exame trás um bom resultado. A meta é explicar como diagnosticar sobre o câncer de colo uterino. Essa capacitação visa beneficiar os enfermeiros que trabalham no Programa Saúde da Família (PSF). Assim estarão atualizados em suas competências técnicas na detecção do câncer do colo uterino”.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz a ação visa reduzir os casos de câncer de colo de útero.
“No Maranhão, o câncer de colo uterino lidera no estado, mas a doença pode ser evitada a tratada. Esse treinamento é uma educação continuada que o município faz, em parceria com a consultoria técnica da BemFam. Durante toda a gestão tem acontecido, a cada semestre. Nesse trabalho, novos métodos são utilizados para a coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero, com enfermeiros graduados de nível superior. Por isso é preciso sensibilizar a população para que venha realizar esse exame tão importante para a saúde da mulher”. Orientou.
Raphael Fernandes – Assessoria de Comunicação Governo Municipal de Codó