O prefeito municipal de Codó, Zito Rolim, recebeu a doação de uma máquina pá carregadeira através do Programa de Aceleração de Crescimento PAC 2, do Governo Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Entrega é parte de um kit que contem quatro tipos de máquinas, que irão ajudar aos municípios maranhenses castigados pela estiagem. É a terceira máquina entregue ao município em menos de 5 meses. Além da carregadeira, a prefeitura de Codó já foi contemplada com uma retro escavadeira e uma máquina motoniveladora patrol.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Cordeiro Oliveira, o resultado satisfatório deve ser atribuído ao trabalho coordenado entre a Defesa Civil Municipal jubto ao governo estadual e federal. “O prefeito Zito Rolim e o COMDEC vem lutando para concretizar a chegada desse kit de equipamentos. Para completar o Kit só está faltando o caminhão caçamba. Esses equipamentos chegam a uma boa hora. Com o Luz para Todos voltando e entrando em sua fase conclusiva as máquinas irão facilitar o acesso a essas comunidades”. Explicou.
Para o prefeito Zito Rolim, a pá Carregadeira chega para ajudar na realização de obras importantes para o município, como a construção e implantação de estradas vicinais, melhorando a vida das pessoas que moram na zona rural e facilitando o escoamento da produção agrícola familiar das comunidades.
“O principal objetivo de todo o esforço feito pelas autoridades municipais, estaduais e o governo federal é beneficiar o homem do campo e a população de nossa zona rural. Assim que decretamos a situação de emergência no ano de 2012, devido à estiagem, A COMDEC criou um plano de ação para conduzir os serviços de caráter de urgência como abastecimento d água com carros-pipa e socorro às famílias em estado mais precário”. Disse.
Trabalho em conjunto
Instituída em 2009, primeiro ano do governo Zito Rolim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Codó (COMDEC) vem tendo um papel fundamental para a chegada de benefícios ao município.
Em parceria com o governo federal e estadual, a COMDEC de Codó foi responsável pela conquista de inúmeros benefícios ao município desde o início da estiagem e a caracterização da situação de emergência. Desde o ano de 2012 a Defesa Civil do Município, em parceria com o governo federal, assistiu a milhares de moradores da zona rural de Codó atingidos pela seca. Com recursos e equipamentos o poder público municipal já disponibilizou:
1.020 cisternas distribuídas aos moradores da zona rural, em parceria com a Codevasf;
1.760 beneficiadas com o Bolsa Estiagem;
Agricultores beneficiados com o Programa Garantia Safra
Construção de três poços artesianos na zona rural; (em andamento) e previsão de 72 ao total
Uma retroescavadeira, motoniveladora e pá carregadeira para a recuperação de estradas vicinais e construção de açudes
Solicitação de 3.015 cestas básicas a população afetada pela seca (A maior entrega em todo o estado)
Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó
5 Responses
Falta a Caçamba Trucada da Marca IVECO,vamos Aguardar,Valeu.
Boa sorte prefeito que sua administração seja realmente voltada ao próximo!!!
Quero parabenizar o prefeito de Codó, pelo dinamismo empreendido, no sentido de cada vez mais melhorar a vida dos codoenses.
jozue
recebeu so ki pra fikar em exposicao na praca da prefeitura num serve nao
SERA QUE NÃO DAVA PRA COLOCAR EM CIMA DO PRÉDIO DO SAMPAIO(EM CONSTRUÇÃO)? SERIA MAIS FACIL VISUALIZA-LA,PRQ ALI ELA NÃO TA SERVINDO PRA NADA.