NUCLEAÇÃO: Prefeitura vai fechar 3 escolas no Codó Novo e 2 no São Francisco

As  escolas Nossa Senhora das Vitórias, São Sebastião e Antonio Joaquim Araújo  funcionaram durante décadas em casas alugadas no bairro Codó Novo.

Escola Nossa Senhora das Vitórias
Escola Nossa Senhora das Vitórias

Ano passado membros do Ministério Público, estadual  e federal, visitaram cada uma delas e não gostaram do que viram.

A primeira coisa que chama a atenção é a infraestrutura. São salas e quartos de casas pequenas transformadas em salas de aula.

AS DIRETORAS

Na maioria delas não há janelas para facilitar a ventilação, apesar de conterem ventiladores,  e a iluminação é baixa. Os banheiros coletivos são os da própria residência.

As diretoras já sabem que as escolas poderão ser fechadas este ano, mas ainda nutrem a esperança de que isso não ocorra. Maria do Socorro Macêdo Faustine, da São Sebastião, por exemplo, apresentou as razões dela.

Ela entende que essas mudanças deveriam ocorrer só em 2017.

 “Eu acho que a escola São Sebastião não é das piores, que deveria ficar, terminar o ano e deixar pra próxima administração a providência da mudança…DAVA PRA TER AULA? Dá pra ter aula, dá pra ter…TEM BANHEIRO TEM CONDIÇÕES? Tem banheiro….AS SALAS DE AULAS NÃO SÃO POUCO VENTILADAS, BAIXA ILUMINAÇÃO? Não, são ventiladas, elas tem ventiladores suficiente”, respondeu

Na Nossa Senhora das Vitórias a gestora Maria das Graças Holanda Rêgo continua fazendo matrículas, normalmente, mas está avisando os pais de que a escola poderá ser desativada.

 “Então eu to trabalhando normal, to fazendo as matrículas, mas com uma condição – avisando pros pais que se for pra continuar a gente continua e se for pra mudar a gente vai junto”, disse à equipe da TV Mirante

DEFINIDO

Professora Rosângela Almeida explica nucleação
Professora Rosângela Almeida explica nucleação

Mas a coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais, da Secretaria, Rosângela Ribeiro Almeida,  afirmou que já está definido.

O Ministério Público, de acordo com a promotora Valéria Chaib, com quem também conversamos,  pediu melhorias nas unidades visitadas, mas o município achou mais conveniente fechá-las e transferir os alunos das 3 escolas para outras do mesmo bairro.

A Renato Archer é quem mais vai receber a migração.

A diretora, Raimunda Trindade,  nos mostrou que existe espaço. Só no ano passado 11 salas ficaram sem utilidade e é disso que se aproveitará a coordenação de Educação.

 “Todos os alunos da escola São Sebastião vão pro Renato Archer porque lá na escola São Sebastião, em 2015, só tínhamos alunos de quarto e do quinto ano, já era uma escola núcleo e os alunos do 4º e 5º anos do Antonio Joaquim e Nossa Senhora das Vitórias vão para o Renato Archer, porém os alunos menores do 1º, 2º e terceiro ano eles vão pro comunitária Codó Novo”, explicou professora Rosângela Almeida

Todos os funcionários das escolas atingidas pela mudança serão remanejados para outras unidades educacionais.

MAIS DUAS NO SÃO FRANCISCO

A coordenadora também informou que as escolas São Francisco e Vanduí de Paula também passarão pela chamada ‘nucleação’ e os alunos destas estão sendo indicados à Maria Alice Machado, com maior estrutura no bairro São Francisco.

9 comentários sobre “NUCLEAÇÃO: Prefeitura vai fechar 3 escolas no Codó Novo e 2 no São Francisco”

  1. As diretrizes estabelecidas para a educação no Municipio de Codó demonstram claramente que a pessoa que se encontra na direção da educação pode entender de tudo, menos de educação. . Depois reclamam que a cidade está cheio de bandidos menores de idade. Parabéns Prefeito.

  2. Um funcionário da CEQFAM, do Santo Antonio dos Pretos, confirmou o meu comentário feito anteriormente, um caçador que mora no Barracão falou que fez foi pegar um aluno com uma aluna no meio do mato

  3. tem tbm uma tal de creche casulo, que tá funcionando em uma casa alugada, sem a minima condição de funcionamento, é bom conferir, principalmente o conselho tutelar fazer uma visitinha lá….

Deixe uma resposta