Fale com Acélio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB), declarou ontem, por meio de nota à imprensa, que o Poder Legislativo está vigilante quanto à crise no sistema carcerário maranhense – bem como quanto a seus reflexos na segurança pública -, e solidário à população que sofreu com ataques a ônibus na semana passada. Arnaldo também assegurou que apoia as medidas já adotadas pelo Governo do Estado para combater o crime organizado no Maranhão.

Arnaldo Melo
Arnaldo Melo

Para o peemdebista, a resposta aos atos criminosos de sexta-feira (3), e sábado (4) foi “rápida e eficaz” e ajudou a tranquilizar a sociedade. “A resposta que a sociedade ansiava veio de forma rápida e eficaz, com a prisão dos criminosos. Este é o verdadeiro papel da nossa polícia”, afirmou.

Melo disse, ainda de acordo com o comunicado formal, entender que o aumento da criminalidade é um fenômeno nacional, “que assola todas as capitais brasileiras”, e acrescentou que a Assembleia Legislativa está disposta a colaborar com o Executivo e as demais instituições envolvidas na discussão do tema para solucionar a crise.

“O Poder Legislativo está diligente e se solidariza com a população do Maranhão neste momento de instabilidade social. Sabemos que o crescimento da criminalidade é um fator social que assola todas as capitais brasileiras e não apenas São Luís, mas estamos juntos somando esforços com o objetivo de buscarmos uma solução imediata para o problema”, completou.

Ele lembrou que o Maranhão atravessa uma situação delicada de instabilidade provocada por facções criminosas organizadas que já atuaram de forma semelhante, espalhando onda de violência em estados como o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal e esses episódios foram vencidos. “Da mesma forma, com ações enérgicas e o somatório de esforços de todos os segmentos, nós também venceremos”, disse.

O presidente da Assembleia destacou a maneira firme, responsável e equilibrada que a governadora Roseana Sarney vem conduzindo a situação, sempre com o objetivo de manter a ordem, garantir a tranquilidade e a segurança da população. Ele reafirmou que todas as ações implementadas pelo Executivo para restabelecer a paz social contam com o apoio do Poder Legislativo.

Orçamento – Arnaldo Melo ressaltou que a questão da segurança pública foi preocupação constante da Assembleia durante todo o período legislativo de 2013. Segundo ele, a Mesa Diretora garantiu todo o suporte necessário que estava ao seu alcance para a realização de todas as reuniões solicitadas pelas Comissões de Segurança e de Direitos Humanos, bem como dezenas de audiências públicas, sempre com a participação de segmentos governamentais e não governamentais que tratam do problema.

Outro ponto destacado por Arnaldo foi o empenho da quase totalidade dos parlamentares estaduais na aprovação do orçamento do Estado para o ano de 2014, garantindo R$ 30 milhões a mais que em 2013 para investimentos na área de segurança pública. Tal recurso, segundo ele, permitirá à governadora Roseana Sarney construir novos presídios e nomear novos policiais para reforçar o policiamento em todo o estado.

“Quero dizer aos maranhenses que fiquem tranquilos, pois este não é um desafio ou uma responsabilidade isolada do Poder Executivo, mas sim de todos os Poderes constituídos. Todos nós estamos engajados nesta mesma luta para restabelecer a paz social em nosso estado. E vamos conseguir”, garantiu.

Para Arnaldo Melo, também é merecedora de elogios a forma diligente e eficaz com que a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública atuaram, prendendo todos os bandidos que participaram dos últimos ataques criminosos que resultaram em cinco pessoas queimadas dentro de ônibus, uma delas a menina de

6 anos que veio a óbito.

Arnaldo também externou o seu reconhecimento à atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Governo Federal, que no decorrer de 2013 não mediram esforços para buscar uma solução eficaz para a questão da segurança e do sistema prisional, inclusive com a participação de seus representantes em várias reuniões que foram realizadas pela Assembleia Legislativa.

Por fim, condenou toda e qualquer tentativa de politizar de forma partidária a situação de fragilidade em que se encontra a sociedade. “Esse tipo de atitude é um desrespeito a todos os maranhenses e merece ser repudiada”.

Parlamentares elogiam respostas do Governo

No início da semana, os líderes do Governo, deputado César Pires (DEM), e do Bloco Parlamentar Pelo Maranhão (BPM), deputado Roberto Costa (PMDB), já haviam manifestado apoio às medidas do Governo do Estado após os ataques da semana passada.

Pires reconheceu que a situação é delicada, mas destacou que a pronta resposta do Sistema de Segurança deu mais tranquilidade à população. Ele destacou as prisões logo após os atos criminosos.

“Essa eficácia do trabalho das polícias deu ao cidadão mais tranquilidade. As pessoas estavam aterrorizadas assim que se iniciaram os ataques, mas a prisão dos acusados e a informação de que isso é uma reação à pacificação do Complexo de Pedrinhas deixaram todos mais calmos”, destacou.

Roberto Costa (PMDB) frisou que o esforço de toda a equipe da governadora Roseana Sarney (PMDB) “foi fundamental” para solucionar o caso e devolver à cidade o clima de tranquilidade que imperava até o fim da semana passada.

“O que temos visto é que o Governo está empenhado em resolver não apenas o problema dos ataques, com a prisão dos suspeitos, mas também o problema carcerário, com a construção dos presídios e a união de forças, com o Ministério Público e o Judiciário, para uma solução conjunta”, pontuou.

LEIA MAIS na edição de hoje (9) do jornal O ESTADO DO Maranhão

Um comentário sobre “Presidente Arnaldo Melo reafirma apoio às ações do Governo na área de Segurança”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dr. Wanderson Leitão

Dra. Nábia, PEDIATRA

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias