
A sessão ordinária da segunda-feira (03) foi transformada em Audiência Pública, em razão de um pedido dos estudantes da Universidade Federal do Maranhão / Campus – Codó. Os acadêmicos que estiveram na sessão de semana passada, voltaram ao Parlamento para protestar contra a falta de pavimentação na Avenida Dr. José Anselmo, no trecho que compreende as dependências da UFMA; Transporte Coletivo (por causa da distância e o horário de saída dos alunos da Universidade) e; Iluminação Pública.
Durante a Audiência o vereador Rodrigo Figueiredo, foi um dos parlamentares que acataram as reivindicações dos estudantes e asseguraram apoio à classe estudantil sobre intervenção junto ao governo municipal para que os problemas sejam resolvidos.
“Vocês, acima de tudo, merecem que cada uma dessas reivindicações seja realizada, para que vocês consigam levar adiante os estudos e cada vez adquirindo mais conhecimentos. Sei que vontade e competência, todos vocês tem. Agora é preciso que o Governo Municipal dê-lhes condições estruturais para que possam realizar da melhor maneira possível os estudos e, os professores consigam passar os ensinamentos aos queridos alunos”, disse o vereador.
No quesito iluminação pública, Rodrigo Figueiredo recordou que várias indicações já foram feitas por ele e demais colegas solicitando à Secretaria de Serviços Públicos a resolução do problema, mas até então, não tiveram resposta positiva e a população continua sendo punida, sobretudo nos bairros mais carentes da cidade. O vereador reconheceu que a CEMAR é líder em reclamações pelo serviço de baixa qualidade prestado à sociedade, mas a prefeitura, também, não deve ser omissa à sua responsabilidade.
“A prefeitura de Codó, também, está deixando a desejar nesse sentido. É cobrado mensalmente de cada lar codoense uma taxa de iluminação pública. Cobrada pela prefeitura municipal de Codó. Todos os meses quando pagamos a conta de CEMAR, se alguém puder dê uma verificada, está lá escrito – taxa de iluminação pública. Os senhores e senhoras pagam todos os meses”, disse o parlamentar.
Rodrigo finalizou seu pronunciamento solicitando do secretário Manoel das Graças Ximenes a divulgação do valor que a prefeitura arrecada todo mês com a cobrança da taxa de iluminação pública.
“Gostaria de solicitar do secretário Ximenes, se vossa senhoria pudesse nos informar qual o valor, exatamente, que a prefeitura de Codó arrecada com essa taxa. Seria importante, como vossa senhoria já disse é de acordo com o consumo. A casa que consome mais, paga mais, a casa que consome menos, paga menos. Mas eu acredito que deva ser um valor importante. Gostaria que, se vossa senhoria pudesse nesse momento, ou em outro momento trazer para esta Casa esta informação – Quanto, exatamente, a prefeitura de Codó arrecada todo mês com a taxa que ela cobra de iluminação pública de todos os codoenses? Porque acredito que com esse valor dá para se fazer e fazer muitas melhorias na iluminação pública e isso não vem acontecendo”, afirmou o edil.
O secretário disse que vai fazer uma conferência e encaminhará os valores ao vereador Rodrigo Figueiredo, mas cogitou a possibilidade de o município estar arrecadando mensalmente, cerca de 160 mil reais. No entanto alegou que esse dinheiro não dá para fazer quase nada porque o material de iluminação tem custo muito alto.
ASSCOM – Vereador Rodrigo Figueiredo
5 Respostas
Enquanto isso nas indústrias figueiredo…….
É por isso que a cidade de Codó não sai da merda, o que tem haver o Biné com o Rodrigo, o avô dele é empresário e o Rodrigo é um vereador cobrando mais iluminação pública inclusive para a sua rua, deixe de picuinhas e mediocridade, é por essas e outras que Codó sempre será lembrada apenas como ela é, ou seja uma simples cidadezinha do maranhão.
O cara ta querendo fazer alguma coisa e vem alguém só falar mal, você é vereador? não, pois ele é e está trabalhando para você viver melhor aí mesmo na cidade de Codó.
Enquanto a cidade de Codó e o povo de Codó não deixar de lado essa briga política medíocre a cidade nunca sairá do buraco, é uma pena, pois ja somos desprestigiado por conta da nossa cidade ser 17 KM longe da BR e por conta disso o povo que deveria ajudar só sabe falar mal, ter iniciativa para a melhoria da cidade a maioria do povo não tem, só fica no jogo político partidário que não leva ninguém a lugar algum, pense nisso, abraço…
Então, como podemos ver é inegavél que temos ruas as escuras, mas antes de denunuciarmos, devemos conscientizar pessoas que não depredem e quebrem as lampadas, pois a secretária ilumina e os vandalos acabam. É válido a cobrança mas alguem não pode criticar, só por criticar as críticas devem ser construtivas, pois só assim trabalharemos por uma codó melhor, e no futuro poderemos ter uma sociedade mais justa, com menos analfabetos, pois isto é falta de educação.
Parabens vereador! O unico que esta do lado do povo! Votei em outro vereador, que na primeira sessao me decepcionou. E vandalos te em todas as cidades, e nem por isso deixam de ser iluminadas! Abraco
Esse Edil dia 01/06/2013 sábado às 10h50h em plena claridade do dia. Passou no farol vermelho em seu carro preto no farol na Getúlio Vargas com Rua 28 de Julho farol esquina Microlins x Praça do antigo cinema.