Fale com Acélio

Workshop sobre Educação Financeira em Codó-MA, compõe estratégia da Universidade Estadual do Maranhão para recebimento do selo ODS- Educação promovido pela Universidade de Brasília

A Universidade Estadual do Maranhão realizou no último dia 25 em São Luís, a Cerimônia de Reconhecimento dos projetos que garantiram à Instituição o Selo ODS Educação 2023, promovido pelo Projeto Especial UNB-2030 em parceria com o Instituto Selo Social, Roda das Minas e equipe FIB 2030.

A UEMA elencou 38 projetos com potencialidades, haja vista critérios rigorosos já adotados para aprovação pelo Edital Agenda 2030 e os ODS n.º 03 /2022, porém foram submetidos somente 26 destes projetos de extensão na plataforma da Universidade de Brasília distribuídos em quatro categorias: Ações de Gestão, Pesquisa, Ensino e Extensão, garantindo no ranking o 1°lugar da Região Norte-Nordeste e em 2°lugar no Brasil.

A UEMA – Campus Codó contribuiu na categoria Ensino e Extensão.

As Professoras Iolanda da Silva Luz e Joana Batista de Souza em parceria com a Profa. Dra. Deuzimar Costa Serra receberam o Reconhecimento pelo Projeto “ODS EM QUESTÃO: um diálogo sobre Educação Financeira e Sustentabilidade para a redução das desigualdades em Codó-Ma”, este compôs uma das ações sociais realizadas na UEMA no Estado como estratégia no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS proposto pela Organização das Nações Unidas, bem como a popularização da Agenda 2030.

As discussões foram voltadas para os três objetivos ODS:  o de número 10, que trata da redução das desigualdades, o 11, remete a discutir sobre as cidades e comunidades sustentáveis e o terceiro, o de número 12, referente ao consumo e produção responsáveis, foram realizadas através de ação educativa na Sala de Ensino e Pesquisa Transdisciplinar da Escola Municipal Alexandre Costa, na UEMA-Campus Codó com estudantes da escola e acadêmicos dos Curso de Administração e Ciências Contábeis e em parceria Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó-MA.

De acordo com SILVA (2015) é importante que profissionais da Educação se qualifiquem para o ensino da Educação Financeira, que criem condições para que os estudantes reflitam sobre sua responsabilidade e o impacto no planejamento e na administração econômica dentro e fora do seu meio. Demonstrado por Luz (2023, p.08) “a Escola é o espaço propício para se aprender a organizar um plano financeiro.

Auxiliar a criança e o adolescente na sala de aula a explorar os serviços ofertados na sociedade por meio da leitura positiva ensinando-os desde os anos iniciais sobre Educação Financeira.” Quem recebe Educação Financeira desde criança não é controlado pelo dinheiro, mas ao contrário: constrói uma relação de autonomia, podendo gerar renda.

Ressalta-se ainda como parte dos resultados das ações, a importância da inserção da temática no espaço escolar, mais especificamente na sala de aula de Matemática.

O reconhecimento a nível local da atividade de extensão e ensino, é imprescindível para proporcionar o entendimento de questões tão sensíveis como o conhecimento sobre Educação Financeira, Educação Matemática e Sustentabilidade, ao promover o crescimento econômico, consumo consciente dos estudantes, permitindo a inclusão social, bem como reduzir as desigualdades sociais na cidade de Codó -MA.

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

 

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias