Professores começam semana de formação para programa Brasil Alfabetizado em Codó

Foto de Nilton Messias
Foto de Nilton Messias

Professores de Codó estiveram reunidos no auditório do Centro de Tecnologia do Maranhão CETECMA na manhã desta terça-feira (1) para iniciarem a semana de formação para o Programa Brasil Alfabetizado. A semana de formação será do dia 1º ao dia 4 de julho e tem como objetivo garantir unidade do conhecimento pedagógico e das ações que serão ministrados no programa.

Na abertura da formação, a Secretária Municipal Adjunta de Educação, Socorro Quinzeiro, destacou as metas da secretaria para alcançar a melhoria do processo ensino aprendizado. “Nossos esforços são para melhorar o processo de aprendizado durante o programa aqui no município de Codó e contribuir para elevar a qualidade do ensino de alfabetização linguística e matemática”, explicou.

Na abertura os professores participaram de uma dinâmica e assistiram a palestra da professora Vera Maria R. Silva, que discorreu sobre os Fundamentos Históricos e Metodológicos do EJA. A formação inicial visa propiciar aos alfabetizadores e alfabetizadores-coordenadores de turmas do PBA, fundamentos teóricos que os capacite a refletir e construir criticamente um novo olhar sobre o conhecimento pedagógico que reflita  na melhoria em sala de aula.

O Brasil Alfabetizado é um programa do MEC realizado, desde 2003, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. Representa uma porta de acesso à cidadania, o despertar do interesse pela elevação da escolaridade e a universalização do ensino médio, institucionalizando o regime de colaboração entre União, Estado e municípios no combate ao analfabetismo.

Raphael Fernandes/Ascom Prefeitura Municipal de Codó

Deixe uma resposta