Profissionais recebem formação para atuarem no Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lúcia Simão Salem

Secretária participa
Secretária participa

Na primeira semana do mês de agosto, os servidores da educação do município de Codó receberam formação para iniciarem os trabalhos no novo Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Vera Lúcia Simão Salem, localizada no bairro Codó Novo, em Codó-MA

Os cerca de cinquenta profissionais que irão trabalhar na pro-infância CMEI receberam durante três dias formação com a professora Eloisa Varão, (UEMA/UFMA) mestra em educação para crianças, para atuarem na educação infantil de Codó. Vigias, zeladores, serventes, supervisores, professores, assistentes administrativos e gestores receberam a etapa inicial de uma formação que será continuada.

Professores em qualificação
Professores em qualificação

De acordo com a Secretária de Administração, a formação é indispensável para todos os profissionais que iniciarão um trabalho no novo centro da educação infantil, que terá uma filosofia de trabalho moderna e adequada ao tratamento com crianças.

É importante que todos os nossos servidores estejam bem formados para trabalharem com nossas crianças e imbuídos em trabalhar em harmonia com um novo conceito de educação infantil. As crianças precisam de um atendimento respeitoso e que façam com que elas se desenvolvam na sua integralidade, como aspectos cognitivos, psicomotores, psicológicos e afetivos. Por isso o tratamento tem que ser muito especial”, comentou.

A Secretária ainda pontuou que a formação será adequada as teorias que defendam a forma correta de se trabalhar com criança, como a respectiva legislação que defende os direitos da criança, contida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como as diretrizes curriculares para a educação infantil. “Não podemos simplesmente colocar profissionais na unidade sem passar pela formação adequada, que é entender como trabalhar, que conteúdo o usar e a melhor maneira de ajudar no desenvolvimento integral de nossas crianças e nossos bebês”.

Para entender mais

O novo Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Vera Lúcia Simão Salem é a primeiro, de um total de quatro unidades no padrão MEC a serem inauguradas pelo governo do prefeito Zito Rolim. A estrutura da unidade terá capacidade para acolher 120 crianças, entre 9 meses até 03 anos, e contará com três berçários, com 26 crianças matriculadas, que contará com uma professora, uma auxiliar e uma pajem. O acolhimento será de tempo integral, com entrada as 8h e saída as 16h, com três professores auxiliares em cada turno.

Tanto o empreendimento, quanto o modelo de atendimento são inéditos no município de Codó. Outras unidades no mesmo padrão serão inauguradas na Vila Fomento, São Vicente Palocci e Km 17. A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil – Creche Vera Lúcia Simão Salem, localizada no bairro Codó Novo, será amanhã, dia 13 de agosto, a partir das 9h.

Ascom-Prefeitura Municipal de Codó/SEMED

Deixe uma resposta